Documentário “A Música Natureza de Léa Freire” ganha trailer e cartaz oficiais: Confira

Com direção de Lucas Weglinski, a obra resgata a trajetória e a importância da instrumentista brasileira no cenário do jazz e da música clássica nacional

O documentário A MÚSICA NATUREZA DE LÉA FREIRE chega aos cinemas no próximo dia 18 de julho com a missão de tornar a instrumentista brasileira, de grande reconhecimento internacional, mais conhecida em seu próprio país. Dirigida por Lucas Weglinski, com distribuição pela Descoloniza Filmes, a obra resgata a importância da artista e reconhece seu trabalho, que rompe barreiras entre o erudito e o popular. 

Léa Freire

“A Villa-Lobos contemporânea”, “A nova Tom Jobim”, “A Hermeto de saias” são algumas das masculinas alcunhas que seguem Léa Freire, excepcional instrumentista popular, improvisadora de jazz, arranjadora e compositora sinfônica. Vanguarda da Música Brasileira instrumental e orquestral, universos ainda exclusivamente masculinos, machistas e misóginos, Léa cria uma sonoridade única, extremamente brasileira e universal. O filme narra a própria história da Música brasileira na cidade de São Paulo e sua evolução dos anos 60 até hoje.

A história de um movimento musical descolonizador, contado por gerações de mulheres através do retrato poético e musical de uma das mais conceituadas compositoras do mundo – mulher, brasileira – que vence o preconceito contra as mulheres no universo de composição instrumental e sinfônica, e constrói uma obra fundamental, expressão profunda do múltiplo continente Brasil. Consagrada no exterior e nos mais altos círculos musicais brasileiros, Léa ainda não é reconhecida pelo grande público de nosso país, característica comum a muitos criadores excepcionais, e ainda mais quando se trata de mulheres criadoras.

O longa é assinado por Weglinski, que tem em seu currículo filmes como o premiado Máquina do Desejo, cuja direção é assinada com Joaquim Castro, e foi exibido em diversos festivais brasileiros e estrangeiros, recebendo prêmios como Melhor Documentário – New York Tri State Film Festival – 2023, Melhor Música – Roma International Film Festival – 2023, Melhor Documentário – Los Angeles Brazilian Film Festival – 2022, e Prêmio de Empoderamento Feminino – Tokyo International Film Festival – 2022, entre outros. Além disso, foi exibido em festivais como Vision du Réel, In-Edit, Toronto Indie Festival, Festival de Cinema Latino de São Francisco, e Festival Internacional de Cinema de Bern.

A MÚSICA NATUREZA DE LÉA FREIRE será lançado no Brasil pela Descoloniza Filmes. 

Sinopse

Léa Freire, mulher, excepcional instrumentista popular, improvisadora de jazz, arranjadora e compositora sinfônica, universos ainda masculinos, machistas e misóginos. Léa atravessa o preconceito e quebra as barreiras entre erudito e popular. Em Música Natureza, diferentes gerações contam sobre a influência de Léa e sua Música, as delícias, dificuldades e desafios de ser música e ser mulher na música. Ainda hoje.

Ficha Técnica

Direção e roteiro: Lucas Weglinski
Protagonistas: Léa Freire, Alaíde Costa, Amilton Godoy, Silvia Góes, Filó Machado, Arismar do Espírito, Santo, Joana Queiroz, Erika Ribeiro, Tatiana Parra, Jane Lenoir, Keith Underwood 
Produtores: Carolina Kotscho e Clara Ramos 
Produção Executiva: Heloisa Jinzenji, Fernando Nogueira e Lucas Weglinski
País: Brasil
Ano: 2022
Duração: 99 min.
Distribuição: Descoloniza Filmes

Continue lendo:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Pedro Hilário
Pedro Hilário

Nerd, gamer, amante de HQs, filmes de terror, colecionador de CDs de bandas que ninguém conhece, barman e Streamer. Prazer, eu sou Hilário.

Artigos: 1231
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários