Programação da Japan House São Paulo destaca atividades baseadas nos temas das exposições em cartaz

Instituição oferece atividades gratuitas para todas as idades com temas ligados às exposições "NIHONCHA - introdução ao chá japonês" e "Convivendo com Robôs"

Em março, a Japan House São Paulo oferece uma programação gratuita inspirada nas duas exposições em cartaz: NIHONCHA – Introdução ao chá japonês e Convivendo com Robôs. Durante o mês, a instituição contará com palestras e oficinas para o público conhecer mais sobre a tecnologia e o universo do chá japonês, além de atividades voltadas para a literatura e para o público infantil. 

Neste mês, o público poderá conhecer a fundo as tradições nipônicas que envolvem o chá verde (nihoncha). O time do educativo da JHSP oferece visitas mediadas livres e gratuitas pela mostra NIHONCHA, abordando desde a tradição da Cerimônia do Chá (ou chadō, em japonês) até a presença da bebida no cotidiano dos japoneses. As visitas acontecem nos dias 12 e 19 de março, às 11h30 e às 15h, e apresentarão detalhes sobre o processo de produção da bebida e seu consumo ao longo do tempo, assim como uma casa de chá criada por impressora 3D com peças de madeira de descarte, projetada pelos arquitetos Kei Atsumi e Nicholas Préaud, montada no segundo andar da JHSP especialmente para a mostra. 

Nihoncha Japan house

Já para quem quiser fazer uma imersão nas tecnologias dos robôs japoneses, a equipe do educativo da JHSP convida o público a participar das visitas mediadas à exposição Convivendo com Robôs nos dias 14, 21 e 28 de março, às 11h30 e às 15h. Durante a atividade, serão discutidas a coexistência humana com os robôs e uma possível implementação deles na sociedade brasileira nos próximos anos, algo que já é uma realidade no Japão. Os robôs amigáveis, como são conhecidos, já estão integrados ao cotidiano dos japoneses, sendo muito utilizados em estabelecimentos comerciais, escolas e na vida doméstica, além de levar conforto e carinho para pacientes em hospitais e casas de repouso, por exemplo.  

Voltado para a literatura japonesa, o Ciclo de Mangá de março convida o público para uma roda de conversa sobre a obra “O gourmet solitário”, de Jiro Taniguchi e Masayuki Kusumi. O mangá narra os acontecimentos da vida de um homem que passa seus dias perambulando por restaurantes das regiões de Tóquio e experimentando todos os tipos de comidas. Em uma jornada que desperta emoções e nostalgia, a história apresenta o Japão por outros olhares, destacando sua gastronomia e cultura. A atividade presencial e gratuita acontece no dia 23 de março, às 15h, mediante retirada de senha com 30 minutos de antecedência.  

Ainda pensando no universo literário, no dia 28 de março, às 19h, a instituição apresenta o 50° encontro do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um, com um bate-papo sobre a obra Meus dias na livraria Morisaki, por Satoshi Yagisawa. A história conta sobre a jovem Takako, que encontra refúgio dos dramas e dificuldades em que se encontra na pequena livraria Morisaki, negócio de sua família há três gerações. O best seller faz o leitor refletir sobre os recomeços ao longo da vida, além do poder de transformação que a literatura possui. Para ampliar a discussão sobre os temas abordados na obra, a atividade recebe Rui Campos, da Livraria da Travessa. Para participar do evento online e gratuito, com transmissão pela plataforma Zoom, é necessário realizar inscrição prévia no site. Participantes do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um têm 25% de desconto na compra pelo site do Grupo Editorial Record, até o dia 30 de março usando o cupom JHSP. 

Japan House Convivendo com robôs

No mês de março, também serão realizadas quatro palestras relacionadas com as exposições na Japan House São Paulo. A primeira delas será “Convivendo com os robôs no presente e no futuro”, e acontece no dia 19 de março a partir das 19h. O painel busca destacar a convivência das pessoas com os robôs japoneses, iniciativas que já contribuem para a interação e uso dos robôs japoneses na sociedade e as perspectivas para o futuro. A roda de conversa conta com convidados especializados do Japão e do Brasil: além da participação especial de Zaven Paré, professor doutor, pesquisador e curador da exposição “Convivendo com Robôs”, o encontro também conta com a presença de Yasuhisa Hirata, professor e mestre da Universidade de Tohoku, e de Anderson Moreira, professor doutor do curso de Engenharia e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia. A palestra acontecerá de forma remota e gratuita, com transmissão ao vivo através do canal no Youtube da JHSP. 

Também voltado para as tecnologias da robótica, no dia 21 de março, às 19h, a JHSP apresenta o painel “Inovações em robótica e tecnologias de IA ao serviço dos seres humanos”. O evento abordará temas como robôs capazes de prestar ajuda na vida cotidiana, o uso da tecnologia de IA e o destaque para projetos de pesquisa desenvolvidos no Japão. O encontro híbrido, presencialmente na sede da Japan House São Paulo e online pelo canal do Youtube da instituição, terá participação de Toshio Fukuda, Professor Emérito da Universidade de Nagoya e Professor da Universidade de Waseda, além de participação especial do professor doutor, pesquisador e curador da exposição Zaven Paré.  

As últimas palestras  do mês serão voltadas para a temática NIHONCHA. No dia 23 de março, com início às 11h, será realizado o evento  “Conhecendo mais sobre a exposição Nihoncha e as atrações locais das províncias Japonesas”. A palestra presencial apresentará a exposição com mais detalhes ampliando aspectos da cultura do chá no Japão, desde seu consumo cotidiano até suas relações com a tradição japonesa. Trazendo destaque para as principais províncias japonesas produtoras de chá, levando o visitante a conhecer atrações turísticas de destaque nessas regiões, o bate papo presencial e gratuito conta com a participação da equipe da JNTO (Organização Nacional do Turismo Japonês). 

E para fechar o ciclo de palestras do mês, no dia 25 de março, às 19:30, será realizada a palestra “Os benefícios do chá verde japonês na saúde”. Neste encontro, com a participação exclusiva da  renomada pesquisadora japonesa Keiko Unno, que estuda o aminoácido l-teanina e seus efeitos no corpo humano, serão apresentados os benefícios do consumo da bebida. O evento é uma parceria da Japan House com a Faculdade Santa Marcelina e o público poderá participar de forma on-line pelo canal do Youtube da JHSP.  

Já para a programação infantil, o mês de março convida todas as crianças para participar da Oficina de Itokarakuri: Autômato de Fios, no dia 24, às 11h e às 15h. Buscando ampliar a compreensão sobre a robótica a partir dos autômatos, considerados os antepassados dos robôs, e representados na exposição “Convivendo com Robôs” com a réplica de um Karakuri Ningyo do Século XVII, a atividade remonta a história dos robôs japoneses e a origem dos seus princípios mecânicos. Durante a oficina, as crianças poderão criar seus próprios Itokarakuri, autómatos cujas articulações serão acionadas por meio de fios e alavancas. A atividade acontece de forma presencial e gratuita, mediante retirada de senha com 30 minutos de antecedência. 

Serviço:  
Japan House São Paulo  
Endereço: Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP  
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Entrada gratuita. Reserva online (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/   

Visitas mediadas: Exposição Nihoncha – Introdução ao Chá Japonês (Presencial)  
Quando: 12 e 19 de março, às 11h30 e 15h 
Local: 2° andar da Japan House São Paulo  

Visitas mediadas: Exposição Convivendo com Robôs (Presencial)  
Quando: 14, 21 e 28 de março, às 11h30 e 15h 
Local: andar térreo da Japan House São Paulo  

Ciclo de Mangá (Presencial) 
O Gourmet Solitário, de Jiro Taniguchi e Masayuki Kusumi  
Quando: 23 de março, às 15h  
Duração: 75 minutos  
Vagas limitadas. Participantes até 15 anos de idade devem estar acompanhados por um adulto responsável.  

Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um (Online)
Meus dias na livraria Morisaki, por Satoshi Yagisawa 
Quando: 28 de março, às 19h  
Duração: 90 minutos  
Vagas limitadas. Participação mediante inscrição prévia no site.  
Transmissão via plataforma Zoom. Acesso liberado aos inscritos via e-mail.
Participantes do Clube de Leitura JHSP + Quatro Cinco Um têm 25% de desconto na compra pelo site do Grupo Editorial Record, até o dia 30 de março usando o cupom JHSP 

Painel: “Convivendo Com Os Robôs No Presente E No Futuro” (Evento online) 
Quando: 19 de março, às 19h 
Duração: 60 minutos 
*O evento conta tradução simultânea (JP <> PT) e com Libras como recurso de acessibilidade.  

Painel: “Inovações em robótica e tecnologias de IA ao serviço dos seres humanos”. (Evento híbrido) 
Quando: 21 de março, às 19h 
Duração: 60 minutos 
*O evento conta tradução simultânea (JP <> PT) e com Libras como recurso de acessibilidade.  

Painel: “Conhecendo mais sobre a exposição Nihoncha e as atrações locais das províncias Japonesas ” (Presencial) 
Quando: 23 de março, às 11h 
Duração: 50 minutos 

Oficina Infantil – Itokarakuri:Autômato de fios (Presencial) 
Oficina relacionada à exposição Convivendo com Robôs  
Quando: 24 de março, às 11h e às 15h  
Duração: 90 minutos  
Oficina para crianças entre 6 e 12 anos acompanhadas de adultos.  
Vagas limitadas. Participação mediante retirada de senha com 30 minutos antes de cada sessão.  

Palestra: “Os benefícios do chá verde japonês na saúde”. (Evento online) 
Quando: 25 de março, às 19:30 
Duração: 90 minutos 
*O evento conta tradução simultânea (JP <> PT) e com Libras como recurso de acessibilidade. 

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP):  

A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de trinta exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de dois milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações; e pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard – certificação de excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia de Covid-19.  

Continue lendo:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Pedro Hilário
Pedro Hilário

Nerd, gamer, amante de HQs, filmes de terror, colecionador de CDs de bandas que ninguém conhece, barman e Streamer. Prazer, eu sou Hilário.

Artigos: 1079
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários