Por trás das filmagens de “Gran Turismo: De Jogador a Corredor”

Inspirado em uma história real, o filme estreia em 24 de agosto nos cinemas brasileiros

Com estreia marcada para 24 de agosto nos cinemas de todo o Brasil, “Gran Turismo: De Jogador a Corredor” é baseado na inacreditável história real de Jann Mardenborough. Ele realizou o sonho de se tornar um piloto de corridas após vencer uma competição do jogo que dá nome ao filme.

Para trazer a autenticidade necessária para as telas, o diretor Neill Blomkamp contou com filmagens de carros reais em pistas de verdade, além da possibilidade de mostrar o que essas máquinas podem fazer. “Em um filme como este, às vezes a tentação é fazer tudo digitalmente. Grave alguns planos de fundo, faça carros digitais, coloque seus atores em um ambiente de produção virtual. Mas, neste caso, tudo é real”, ele compartilha. “Quando mostramos um ator dirigindo o carro, eles estão na verdade andando na pista bem perto da velocidade que deveriam”.

Gran Turismo
Créditos: Sony Pictures

Com estreia marcada para 24 de agosto nos cinemas de todo o Brasil, “Gran Turismo: De Jogador a Corredor” é baseado na inacreditável história real de Jann Mardenborough. Ele realizou o sonho de se tornar um piloto de corridas após vencer uma competição do jogo que dá nome ao filme.

Para trazer a autenticidade necessária para as telas, o diretor Neill Blomkamp contou com filmagens de carros reais em pistas de verdade, além da possibilidade de mostrar o que essas máquinas podem fazer. “Em um filme como este, às vezes a tentação é fazer tudo digitalmente. Grave alguns planos de fundo, faça carros digitais, coloque seus atores em um ambiente de produção virtual. Mas, neste caso, tudo é real”, ele compartilha. “Quando mostramos um ator dirigindo o carro, eles estão na verdade andando na pista bem perto da velocidade que deveriam”.

“Eu sabia que Neill traria uma sensação visceral e emocionante para o filme”, diz David Harbour, que se junta ao elenco como Jack, um ex-piloto que se torna o engenheiro-chefe de Jann Mardenborough (Archie Madekwe) e ensina a ele os detalhes de um carro de corrida de verdade. “O que eu realmente não sabia era o quanto estaríamos trabalhando com carros, pilotos e pistas reais. Tudo contribui para a intensidade da experiência – o que é fundamental para fazer um filme sobre pessoas tendo uma experiência muito intensa, arriscando tudo pelo que amam.”

As pistas que serviram de cenário desta eletrizante obra incluem o Slovakia Ring, na Eslováquia, o Autódromo de Dubai, o Nurburgring, na Alemanha, o Red Bull Ring, na Áustria e o Hungaroring, na Hungria. E no banco do motorista de muitas cenas, Blomkamp tinha uma arma secreta para mostrar a sensação de Jann Mardenborough ao volante: o próprio piloto, que atuou como dublê de Archie Madekwe.

“A última vez que estive na Hungria, a pista estava lotada de caminhões para uma corrida”, diz Mardenborough. “Desta vez, estava lotado de caminhões para um filme que estava sendo feito sobre mim. É tão surreal”.

Mas não bastava ter os carros certos e pistas reais. A escolha de câmeras também foi fundamental para dar ao público a oportunidade de se imaginar pilotando uma máquina a 320 quilômetros por hora. Em “Gran Turismo: De Jogador a Corredor”, foram utilizados drones cinematográficos de visão em primeira pessoa para acompanhar os carros de corrida e dar pontos de vista raramente, ou nunca, vistos antes.

Gran Turismo
Créditos: Sony Pictures

Outra tecnologia empregada durante as gravações do filme foi a câmera Sony Venice 2 com a extensão Rialto, que permite a separação do sensor do corpo da máquina. Desta forma, Blomkamp pôde colocar sua câmera em lugares minúsculos e antes inacessíveis dentro e fora do carro. “Os protótipos de carros de corrida são espaços apertados”, diz Blomkamp. “Não é possível colocar um sensor 6K ou 8K de nível cinematográfico em seu interior, para estar com o ator sem filmar através do vidro polarizado – exceto com o Rialto. Se você quer criar uma sensação de intimidade, não há outro jeito.”

A iluminação, fotografia e design de produção também foram peças-chave para trazer realismo para o filme. “Se você fizer uma pausa e olhar para um único quadro, ele nunca deve parecer sintético, excessivamente iluminado, excessivamente saturado ou falso. Tudo é derivado da realidade”, diz o diretor.

“Gran Turismo: De Jogador a Corredor” é baseado na inacreditável história real de uma equipe improvável – um gamer apaixonado por carros de corrida, um ex-piloto fracassado e um idealista executivo de automobilismo. Juntos, no filme que estreia em 24 de agosto nos cinemas de todo o Brasil, eles arriscam tudo para enfrentar o maior esporte de elite do mundo.

Sinopse

Baseado na história real de Jann Mardenborough, o filme é o conto definitivo sobre a realização de um sonho do adolescente jogador de Gran Turismo que conseguiu usar suas habilidades no jogo para vencer uma série de competições da Nissan e se tornar um piloto profissional de corridas de carro.

Ficha Técnica

Dirigido por: Neill Blomkamp
Roteiro de Jason Hall e Zach Baylin
Baseado no videogame da PLAYSTATION STUDIOS
Produzido por
: Doug Belgrad, Asad Qizilbash, Carter Swan e Dana Brunetti
Produtores Executivos: Kazunori Yamauchi, Herman Hulst, Jason Hall, Matthew Hirsch
Elenco: David Harbour, Orlando Bloom, Archie Madekwe, Darren Barnet, Geri Halliwell Horner e Djimon Hounsou

Continue lendo:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Pedro Hilário
Pedro Hilário

Nerd, gamer, amante de HQs, filmes de terror, colecionador de CDs de bandas que ninguém conhece, barman e Streamer. Prazer, eu sou Hilário.

Artigos: 1292
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários