AbleGamers Brasil marca presença na gamescom latam com o estande mais acessível do evento

Estande também contará com controles acessíveis e adaptados para Xbox Series e PS5

 AbleGamers Brasil, entidade que combate o isolamento social de pessoas com deficiência (PcD) por meio dos games, estará presente no maior evento de games do mundo, que está chegando na América Latina: a gamescom latam. Em parceria com a organização, a AbleGamers Brasil preparou inúmeras novidades e ativações em um estande repleto de recursos de acessibilidade. Confira abaixo todos os detalhes:

Ativações no estande

Focada em levar o máximo de acessibilidade ao evento, o estande da AbleGamers Brasil vai contar com audiodescrição e atendimento em Libras em tempo real por meio de um totem do ICOM. Haverá empréstimo de tablets com o aplicativo do Icom instalado, para que pessoas com deficiência auditiva possam circular pelo evento acompanhadas de um intérprete de Libras online. 

Também haverá uma sala de descompressão para pessoas neurodivergentes e placas de sinais com “ícones” para facilitar a comunicação com esse público. O estande contará ainda com duas tecnologias assistivas, Colibri e Conversia, que estarão disponíveis para testes e utilização do público. 

AbleGamers
Divulgação/Door Digital

Além disso, haverá um espaço para o público jogar nos consoles Xbox Series e PlayStation 5 com controles adaptados e acessíveis. Também estarão disponíveis dois computadores, um com um jogo de MMORPG desenvolvido pela Unicamp, um projeto premiado voltado a pessoas cegas e outro com o game Counter-Strike 2, disponível juntamente do software Quantum Guide Play, da JBL, um projeto desenvolvido em parceria com a AbleGamers Brasil. O software é um leitor de tela para que pessoas com deficiência visual possam jogar CS2. 

Na quinta-feira (27) e sábado (29), das 15h às 19h, o estande da Ablegamers BR contará com a presença de advogadas especializadas em direitos de pessoas com deficiência, que estarão à disposição para fornecerem informações e esclarecimentos sobre os direitos dos PcDs.

Para Christian Bernauer, diretor presidente da AbleGamers Brasil, tornar a gamescom latam um dos eventos de games mais acessíveis do mundo é uma grande realização. “Desde o início tínhamos em mente todas as ativações e ferramentas de acessibilidade que queríamos trazer para a gamescom latam. Estamos felizes e honrados com essa realização em tornar a primeira edição ainda mais acessível para todos os jogadores com deficiência”. 

Acessibilidade na gamescom latam 

Além de todas as ativações em seu estande, a AbleGamers Brasil também atuará para tornar a gamescom latam o mais acessível possível. Em parceria com a ONG, o evento terá atendimento em lugares específicos (CAEX, enfermaria e bilheteria) por meio do serviço do ICOM, audiodescrição em pontos chaves do evento e fornecerá placas com três mapas táteis em Braille.

A parceria com a gamescom latam também se estende para o ingresso social, que inclui uma doação de R$ 10 para a ONG levar mais acessibilidade ao evento. Os ingressos sociais estão disponíveis e, na hora da aquisição, o valor da doação já está incluso no preço final do ingresso. Para comprá-los, acesse o site oficial da gamescom latam. Aqueles que quiserem doar uma quantia diferente, podem fazê-lo por meio deste link ou via pix para brazil@ablegamers.org

Mais informações sobre a AbleGamers podem ser encontradas no site global da ONG. Para acompanhar as novidades do evento, siga a AbleGamers Brasil no Twitter

Continue lendo:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Pedro Hilário
Pedro Hilário

Nerd, gamer, amante de HQs, filmes de terror, colecionador de CDs de bandas que ninguém conhece, barman e Streamer. Prazer, eu sou Hilário.

Artigos: 1256
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários