A Feira do Livro confirma a participação de mais 11 autores para a terceira edição

Festival a céu aberto acontece entre 29 de junho e 7 de julho e conta, até o momento, com 35 autores brasileiros e internacionais na programação principal

A Feira do Livro, que chega à sua terceira edição em junho, apresenta mais 11 autores convidados para a programação principal. Realizada na praça Charles Miller, em frente à Mercado Livre Arena — Pacaembu, A Feira do Livro foi criada em 2022 pela Associação Quatro Cinco Um, organização sem fins lucrativos voltada para a difusão do livro, em parceria com a Maré Produções, empresa especializada em eventos e exposições de arte. A edição terá nove dias de duração e reunirá alguns dos principais destaques da cena literária brasileira e internacional para debates gratuitos, a céu aberto.

Entre as novidades estão dois nomes da cena literária argentina Betina González, autora de Las Poseídas (Bazar do Tempo) e ganhadora do prêmio Tusquets e Michel Nieva, autor de Dengue Boy (Record), lançado em fevereiro deste ano no Brasil e contemplado pelo prêmio O. Henry, um dos mais reconhecidos dos Estados Unidos.

A Feira do Livro 2023
A Feira do Livro em 2023 Crédito:
Divulgação/Gabriel Guarany

Em busca pela bibliodiversidade, um dos princípios que norteiam o evento, figuram na programação o psicanalista e professor Christian Dunker, o expoente da literatura periférica no Brasil Sérgio Vaz e a psicóloga indígena Geni Núñez. As escritoras brasileiras Adelaide IvánovaLilia Guerra e Julia de Souza também estão confirmadas e comentarão seus últimos romances publicados, que partem de narrativas sensíveis para tratar de questões sociais e íntimas.

Estreantes na ficção estão Pablo Casella, autor de Contra Fogo (Todavia), lançado em março, e Odorico Leal, autor de Nostalgias Canibais (Âyiné), a ser lançado no final de maio.

Com mais de 100 convidados na edição anterior, a organização d’A Feira do Livro optou por divulgar os nomes em fatias ao longo do ano, com a programação completa a ser apresentada no final de maio. 

Os autores se apresentarão em dois palcos que funcionam simultaneamente, um deles montado na praça e outro no Museu do Futebol, parceiro da Feira do Livro. Neste ano, a organização também prevê palcos menores, para debates e lançamentos com dois ou três autores, em formato “pocket”, sempre mantendo o espírito de uma “aldeia” efêmera em pleno asfalto paulistano, nas palavras de Álvaro Razuk, diretor de arte e arquitetura.

Além dos espaços de programação, A Feira do Livro tem mais de 150 expositores, entre editoras e livrarias, que vendem seus livros em tendas e bancadas montadas no meio da rua.

Confira os convidados da terceira edição d’A Feira do Livro, confirmados até o momento:

  1. Adelaide Ivánova
  2. Bernardo Esteves
  3. Betina González 
  4. Caetano W. Galindo
  5. Camila Fabbri
  6. Camila Sosa Villada
  7. Christian Dunker 
  8. Claudia Piñeiro
  9. Dan
  10. Geni Núñez 
  11. Henry Louis Gates Jr.
  12. Iara Biderman
  13. Jabari Asim
  14. Jamaica Kincaid
  15. João Moreira Salles
  16. Julia de Souza 
  17. Lilia Guerra 
  18. Luiz Felipe de Alencastro
  19. Mar Becker
  20. Marcelo Viana
  21. Marcos Bagno
  22. Maria Adelaide Amaral
  23. Martinho da Vila
  24. Michel Nieva 
  25. Nara Vidal
  26. Natalia Timerman
  27. Odorico Leal 
  28. Pablo Casella 
  29. Rita Lobo
  30. Rodrigo Hübner Mendes
  31. Rosa Freire d’Aguiar
  32. Sérgio Vaz
  33. Stênio Gardel
  34. Tatiana Salem Levy
  35. Vera Iaconelli

Quem faz A Feira do Livro

Associação Quatro Cinco Um é uma organização sem fins lucrativos dedicada a levar o livro para o centro do debate na sociedade brasileira. Seus principais projetos são a revista de crítica de livros Quatro Cinco Um, que tem edição impressa, digital, em podcasts e newsletters, a editora de livros Tinta-da-China Brasil, com foco em literatura e ensaio, e o festival literário A Feira do Livro, criado em parceria com a Maré Produções Artísticas no Pacaembu, em São Paulo.

Maré Produções é um escritório de arquitetura especializado em exposições e feiras culturais. Entre as suas realizações recentes está a exposição internacional Amazônia, de Sebastião Salgado.

Serviço

A Feira do Livro
Data: de 29 de junho a 7 de julho de 2024
Local: Praça Charles Miller – Pacaembu – São Paulo/SP

Entrada Gratuita

Realização: Associação Quatro Cinco Um, Maré Produções e Ministério da Cultura e Governo Federal, por meio da Lei de incentivo à Cultura (Lei Rouanet)
Patrocínio: Itaú Unibanco e Redecard
Apoio: Dois pontos
Parceria de mídia: Revista piauí
Parceiros: Museu do Futebol, Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo, Associação Vaga Lume e Meliá São Paulo Higienópolis

Continue lendo:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Pedro Hilário
Pedro Hilário

Nerd, gamer, amante de HQs, filmes de terror, colecionador de CDs de bandas que ninguém conhece, barman e Streamer. Prazer, eu sou Hilário.

Artigos: 1135
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários