Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Exportação de jogos desenvolvidos pelo Projeto Brazil Games cresceu em 2020
O levantamento anual das exportações das empresas integrantes do Projeto Brazil Games, programa de fomento à exportação criado pela Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), informa que as transações de exportação ultrapassaram a marca de US$ 53,685 milhões em 2020, mantendo a tendência de crescimento. Os resultados levam em conta a produção de jogos próprios e também prestação de serviços, artes, live opps, coproduções, consultoria, publishing, dentre outros.
O valor estabelece um novo recorde para o programa que, desde 2014, já gerou mais de US$ 200 milhões em exportações. O número de empresas apoiadas também cresceu, saltando de 27 em 2014 para 135 em 2020. Segundo Eliana Russi, gerente executiva do Projeto Brazil Games, esse valor é um recorte que, se ampliado para a totalidade das empresas estabelecidas no Brasil, pode apresentar um volume muito maior: “Estamos analisando 63 empresas do Projeto Brazil Games que responderam à pesquisa. O 2o Censo da Indústria, em 2018, aponta um universo de 400 empresas no Brasil”.
De acordo com Carla Frade, gestora do Brazil Games na Apex-Brasil, “a indústria local amadureceu nos últimos anos e mostra potencial de crescimento para os próximos. O Brasil deixou de ser apenas um mercado consumidor e atualmente, como desenvolvedores, fazemos parte da estratégia de crescimento de grandes players internacionais.”
Para Rodrigo Terra, presidente da Abragames, os números reforçam o potencial da indústria de games brasileira. “Graças ao trabalho que fazemos com o Projeto e com o apoio da Apex-Brasil, podemos tornar nossa indústria mais conhecida lá fora. Mas isso também só é possível porque contamos com desenvolvedores extremamente qualificados, com produções locais de altíssimo nível global e com cada vez mais investimentos em novas plataformas de ponta, como AR/VR e Cloud Gaming”, afirma.
Os dados de exportação do Brazil Games serão anunciados de forma detalhada no BIG Festival2021, o maior festival de jogos independentes da América Latina, nodia 4 de maio, terça-feira.
O BIG Festival 2021 acontece entre os dias 3 e 9 de maio e todo o conteúdo do festival será disponibilizado de forma virtual e gratuita, com exceção das rodadas de negócios, voltadas a desenvolvedores, compradores, publishers e investidores internacionais e nacionais.
Leia Também:
Sobre o BIG Festival
O BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival) acontece desde 2012 e é o mais importante festival e mercado de games independentes da América Latina. Sua missão é fortalecer o ecossistema de games no Brasil – com o festival, os encontros de negócios, prêmios, grande cobertura da imprensa, palestras e a presença dos principais players da região, bem como compradores e investidores do mundo inteiro.
Sob chancela da Lei de Incentivo à Cultura e do Programa de Ação Cultural de São Paulo, o BIG Festival tem o patrocínio Gold da Oi e da Novelis; patrocínio Silver do Centro de Convenções Frei Caneca, do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, da Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo e do Desenvolve SP – o Banco do Empreendedor; parceria com Abragames – Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais através do Projeto Brazil Games, uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex-Brasil – e apoio cultural do Oi Futuro.
O Festival é realizado pela Bits Produções, Spcine, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
Sobre o Brazil Games
O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.
Ouça nosso último podcast OTGCAST #57 – Prévia Tudo que sabemos sobre Resident Evil VIllage