Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Em um Bairro de Nova York: 5 motivos para assistir
Em um bairro de Nova York (In The Heights) está chegando no Brasil no dia 17 de junho. Mas o OtaGeek foi convidado à cabine de imprensa, então já podemos falar um pouquinho sobre o que esperar do longa.
O filme é um musical adaptado de uma peça da Broadway para o cinema, com roteiro e músicas de Lin-Manuel Miranda (sim, o cara de Hamilton). Conta a história dos habitantes do bairro Washington Heights, na cidade de Nova York, e de seus pequenos grandes sonhos.
Assim, separamos 5 motivos para você conferir Em um bairro em Nova York.
1 – As Brincadeiras com Animações
Diferentemente da produção de Hamilton, pensada para o teatro em uma performance ao vivo, Em um bairro de Nova York, pensado para o cinema, possui possibilidades infinitas. E os criadores não desperdiçam isso: durante vários números musicais, os artistas brincam com animações de vários estilos, desde traços que lembram os desenhos animados tradicionais aos grafites.
Essa combinação constrói um cenário lindo de se ver. E a animação é precisa, sempre se encaixando perfeitamente com a música. Além disso, também é incrível a coreografia dos intérpretes ao performarem com traços invisíveis que seriam adicionados somente em pós-produção.
Ademais, o filme também se aproveita de efeitos visuais e trocas de perspectivas para aprimorar ainda mais os números musicais. Sendo tudo muito colorido e energizante, isso é um charme essencial do filme.
2 – O Timing Cômico
O filme não é focado na comédia: além do tom musical, acaba focando bastante nos romances, junto a um pouco de drama. Porém, quando decide ser engraçado, é certeiro em momento e tom.
As tiradas cômicas ou piadas diretas são acertadas, tirando risadas casuais e genuínas dos espectadores, e em certos momentos fazendo-os gargalhar. Além disso, como isso não acontece o tempo todo, não tira a seriedade com a qual devemos encarar alguns assuntos trazidos pelo filme e nem cansa a audiência.
3 – As Músicas
Está bem, este talvez fosse meio óbvio, mas não podíamos deixar passar. As músicas do filme são maravilhosas e muito viciantes. Elas misturam vários estilos, entre latinos, hip-hop e pop. E em pelo menos uma delas você vai acabar se emocionando (no meu caso foi em Paciência y Fé).
Diferentemente da antiga produção de Lin-Manuel, Hamilton, que era 100% cantada, Em um bairro de Nova York não é assim. Uma parte dos diálogos são falados, mas isso só ressalta ainda mais as lindas cenas de música.
E por fim, os intérpretes são incríveis, dando destaque para Anthony Ramos no papel principal e Olga Merediz, que emociona no papel da Abuela Claudia.
4 – Protesto em Forma de Arte
Continuando no gancho das músicas, outro ponto alto do filme são as mensagens que as canções passam. Apesar de uma ou outra música serem sobre coisas mais amenas, a maioria delas são sobre as questões sociais que os personagens vivem.
Os personagens são imigrantes ou filhos destes, e fazem parte de uma classe econômica mais baixa nos Estados Unidos. Assim, há muito sobre o que falar. Então, entre expor as injustiças criadas pela sociedade e cantar os sonhos mais simples ou impossíveis, é de arrepiar toda vez que ouvimos umas boas verdades sendo ditas em músicas. Ou melhor, cantadas.
Então, Em um bairro de Nova York é mais uma das muitas provas de que o cinema e a música, e a arte como um geral, são meios incríveis de protestar pela coisa certa.
5 – A Homenagem à Cultura Latina
E por último, a cereja do bolo. Em um bairro em Nova York é uma linda homenagem à toda a cultura latina. É o tipo de filme que, depois de assistir, nos deixa orgulhosos de nossas raízes e de nosso povo.
Aos espectadores brasileiros, podemos não ser falantes do espanhol, ou não ter uma comunidade tão grande em países do exterior, mas podemos identificar hábitos e manias familiares nos personagens do filme. As comidas saborosas, os cafés matinais, a fé, a família…
Durante um período de altíssima temperatura no bairro, uma personagem exclama “E desde quando latinos têm medo do calor?”, e nos vemos representados. Podemos até não gostar, mas certamente estamos acostumados com as altas temperaturas. Esse momento leva a uma das músicas mais bonitas do longa, e é emocionante enxergar a bandeira do Brasil em meio às outras.
E caso tenha se interessado, já pode conferir, clicando aqui, os 08 primeiros minutos do filme que a HBO Max liberou no YouTube. Apesar de ainda não estar legendado, dá pra ter uma boa noção do ritmo e estilo da obra.
Continue lendo:
[…] Em um Bairro de Nova York: 5 motivos para assistir […]
[…] Em um Bairro de Nova York: 5 motivos para assistir […]