Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Dona Jacira instiga leitores a conhecer diferentes perspectivas em seu novo livro, “Um Escudo de Afeto aos Meus”
Dona Jacira é um caleidoscópio de vivências e talentos: artista plástica, tecelã de histórias, artesã, mulher, mãe, negra e periférica são algumas características que a definem. Mãe de Katia, Katiane, Evandro Fióti e Leandro (Emicida), a escritora traz em seu segundo livro, “Um Escudo de Afeto aos Meus” – publicado de forma independente – , sutis, mas não por isso simples, recados sobre a vida. O lançamento acontece no dia 13 de março, na área de convivência do Sesc Pompeia, às 19h30, e será acompanhado por um bate-papo entre Dona Jacira e Dona Maria Vilani, também mãe, escritora, filósofa e ativista cultural.
A segunda obra de Dona Jacira chega como uma leitura ágil e envolvente. Com histórias cativantes que trazem muitas reflexões, o propósito do texto é despertar os escudos interiores do leitor e, dessa forma, fazer com que ele enxergue no dia a dia as belezas da vida. O livro nasce abraçado a uma nova coletânea de podcasts, “Café com Dona Jacira” (ouça aqui), lançada no fim de 2023, sendo o berçário do livro.
“O livro nasceu de uma dor. Eu estava muito feliz e fui apunhalada por uma palavra que cruzou o ar feito uma flecha e entrou no meu coração, acabando com a minha alegria. Era um dia de sol que tinha acabado. E nada que eu fizesse me ajudava a voltar pro centro da minha paz. Ainda era de manhã e eu paralisei. Tinha medo, raiva e solidão”, sintetiza Dona Jacira.
Apesar dos desafios que todos vivem, “Um Escudo de Afeto aos Meus” oferece em suas páginas a visão de que é possível transformar episódios negativos em experiências de crescimento. “Embora alguns chamem o livro de poético, não quero romantizar a violência do outro, quero que vejam que cada um de nós tem sua própria potência”, afirma a autora.
A jornada de Dona Jacira traz celebração à vida, como uma ode à persistência e à conexão com as raízes que a sustentam. Autora do livro “Café” (2018), publicado pela editora LiteraRUA, em parceria com a Laboratório Fantasma, a multiartista também já conduziu o podcast “A Voz da Coragem”; foi colunista do UOL, no “Café com Dona Jacira”; e apresentou o documentário Dona Jacira, o legado, projeto que também se transformou em música, por meio do EP O Legado. A artista permanece refletindo, escrevendo, criando, ouvindo e também expondo sua visão de mundo, dando vida a novas criações e, sobretudo, abrindo-se para compartilhar sua perspectiva única, demonstrando sempre seu comprometimento em se conectar com seus iguais.
Continue lendo: