Divertida Mente 2 | Novas emoções chegam à mente de Riley

Divertida Mente 2, novo filme da Disney e Pixar, estreia dia 20 de junho somente nos cinemas e os ingressos já estão à venda.

Em 2015, o filme vencedor do Oscar® DIVERTIDA MENTE, da Disney e Pixar, transportou o público para a mente de uma menina chamada Riley para apresentar o universo das emoções.  Lá, conhecemos Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojinho, as emoções de Riley que conseguiram realizar uma operação de sucesso.

Nove anos depois, a ordem que reina chega ao fim. DIVERTIDA MENTE 2 volta a mergulhar na mente da agora adolescente Riley no momento em que a Sala de Comando passa por uma repentina demolição para dar lugar a algo totalmente inesperado: novas Emoções! Sejam bem-vindas Ansiedade, Inveja, Tédio e Vergonha.

Divertida mente 2

A volta do dream team das emoções

A nova história marca o retorno da Alegria, Raiva, Tristeza, Medo e Nojinho, a amada equipe de DIVERTIDA MENTE que fica completamente surpresa com a “renovação” na mente de Riley, fruto da adolescência. As Emoções que já conhecemos não sabem o que pensar dos recém-chegados e enfrentam o desafio de conviver com eles daqui pra frente. O trabalho mais difícil recai, talvez, nos ombros da Alegria, que está decidida a proteger o senso de identidade de Riley e ajudá-la a continuar sendo a garota feliz que ela conhece e ama tanto.

Jonas Rivera, produtor executivo, diz: “A Alegria gosta que as coisas continuem como sempre foram. Ela é do tipo que diria ‘o último verão foi melhor de todos, não é?’. A gente sempre ri pelo fato de que terminamos o primeiro filme com a Alegria esquecendo de todas as lições que acabara de aprender. Este segundo filme nos dá a oportunidade de mostrá-la aprendendo uma nova lição em um estágio muito diferente da vida de Riley”.

No que diz respeito à aparência, as emoções tão amadas pelo público retornam em seu  visual original, concebido pela equipe criativa segundo uma linguagem específica de formas e cores que acompanha os traços de personalidade de cada personagem: 

Alegria é amarela e tem a forma de uma estrela. Ela está de volta para enfrentar o mundo adolescente de Riley. Otimista, animada e cheia de ideias para o futuro de Riley, nada irá atrapalhar o plano que ela tem para a Sala de Comando… ou será que vai?

Raiva é vermelho e tem uma forma sólida retangular e traços rígidos e expressivos. Esta Emoção está sempre pronta para lutar pelo que é certo em relação a Riley. Ele é muito passional, mas às vezes pode reagir exageradamente, tornando-se até explosivo.

Tristeza é azul e tem o formato de uma lágrima. Ela estava apenas começando a entender como as coisas são quando um novo grupo de emoções aparece. Todos sabem o quão importante é seu papel na vida de Riley, então, agora, a Tristeza se sente mais confortável em sua melancolia.

Medo é roxo e sempre está encolhido. O Medo protege a Riley e a mantém a salvo de perigos visíveis, grandes e pequenos, desde ser atingida por um disco de hóquei até um pequeno corte de papel.

Nojinho é verde, afiada, aguçada e angular. Agora que Riley é adolescente, seu radar para captar o que não é socialmente aceitável está mais aguçado do que nunca. Teimosa e brutalmente honesta, ela está determinada a manter Riley longe de todas as coisas repulsivas.

Divertida mente 2 novas emoções

Novas emoções, novos desenhos

Em DIVERTIDA MENTE 2, os novos personagens expandem essa linguagem visual. “Eu queria ter certeza de que seguiríamos o cânone visual do primeiro filme quando voltássemos ao mundo de DIVERTIDA MENTE”, diz o diretor de arte Jason Deamer.

À frente do novo grupo de emoções está a Ansiedade, criada na cor laranja e de forma elétrica, tensa e trêmula. “Sempre vemos o branco dos olhos dela e seu cabelo emplumado revela seus constantes movimentos”, descreve Deamer. O objetivo principal da Ansiedade é que Riley esteja preparada para qualquer possível resultado negativo. Ela sempre está dez passos à frente, pensando constantemente no que poderia acontecer na pior das hipóteses.

A Ansiedade tem um papel muito importante na vida social de Riley. Kelsey Mann diz: “Ao tentar manter Riley a salvo, protegida e aceita pelos demais, a Ansiedade faz Riley mudar. Acho que muitos adolescentes passam por isso; eu passei. Nós mudamos nossa forma de ser, nos modificamos um pouco para sermos aceitos pelos outros. Mas será que deveríamos mudar nosso jeito de ser para agradar as pessoas?”.

Juntando-se à Ansiedade está Tédio, entediada e com sono, que tem o hábito de revirar os olhos e traz a quantidade perfeita de apatia adolescente à personalidade de Riley, sempre que lhe dá vontade. “É aquela sensação que todos os adolescentes têm quando não se importam com nada ou não querem assumir alguma responsabilidade. Tédio tem uma postura de apatia e é muito conectada com a tecnologia”, explica o supervisor de história John Hoffman.

Outra das novas Emoções é Inveja, que ganha vida no formato de um pequeno cogumelo e tem cor azul esverdeada. “É claro que ela gostaria de ser mais alta e menos infantil”, diz Deamer com humor. Inveja está sempre cobiçando o que os outros têm e não tem medo de fazer isso. Segundo Mann, Inveja representa aquele sentimento adolescente de “eu desejo isso” e a comparação social, muito comum nessa idade.

Vergonha, é um gigante rosado com formato arredondado que evoca sua reticência e timidez. Ele quer passar despercebido e está sempre pronto para desabar no painel da Sala de Comando ao primeiro sinal de desconforto social. Hoffman diz: “Vergonha muitas vezes atua como um ponto de exclamação nas interações de Riley com os outros personagens. Mas ganha vida quando sua relação com a Tristeza se desenvolve. Tristeza entende o Vergonha. Há entre eles uma afinidade. Vergonha é um personagem muito sensível e se sente excluído, exatamente como a Tristeza se sentia no primeiro filme”.

Na criação de todas as novas emoções, a equipe criativa de DIVERTIDA MENTE 2 trabalhou em estreita colaboração com Dacher Keltner, professor da Universidade de Berkeley, psicólogo e escritor que foi de grande ajuda no primeiro filme e foi igualmente enriquecedor nesta continuação.

Na mente adolescente de Riley, os antigos e novos habitantes aprenderão a coexistir para alcançar o melhor bem-estar possível para a protagonista, embora esteja claro que a jornada até lá dará muito que falar.

DIVERTIDA MENTE 2 estreia em 20 de junho nos cinemas. Os ingressos já estão à venda neste link.


Leia também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Erick Gomes
Erick Gomes

Jornalista e produtor audiovisual, apaixonado por cinema, cultura e por histórias de pessoas.

Artigos: 64
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários