Dia Mundial da Educação: indicações de livros, produções no streaming e podcasts para celebrar a data

O próximo domingo, 28 de abril, é dedicado para reforçar a importância da educação na busca pela igualdade e desenvolvimento das pessoas

No dia 28 de abril de 2000, durante o Fórum Mundial da Educação – realizada em Dacar, no Senegal – 164 países de todo o mundo, incluindo o Brasil, assinaram a Declaração de Dacar – compromisso internacional com o objetivo de garantir o desenvolvimento da educação no mundo e, surgindo assim, o Dia Mundial da Educação.

Contudo, muitos comemoraram a data também em 24 de janeiro – dia definido pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 2018, numa Assembleia Geral, como forma de reafirmar seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que busca – entre outras metas – garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longa da vida para todos.

Apesar dessa divergência de datas, uma coisa é certa: nunca é demais chamar a atenção do público para esse assunto! Pensando nisso, confira uma seleção de obras – como livros, filmes, séries, documentários e podcasts – que podem ajudar a entender os desafios e as maravilhas de ensinar e a aprender.

Tratado da má educação

Tratado da Má Educação

Livro | Autor: Renato Bulcão

E-book gratuito em https://www.tratadodamaeducacao.org/

Também disponível na Amazon: https://a.co/d/6U285Db

Uma profunda análise sobre a educação brasileira e uma ótima indicação para quem quer entender e transformar o cenário educacional atual do país! Em Tratado da Má Educação, o autor, professor e pesquisador Renato Bulcão analisa 100 anos da história da educação no Brasil e aponta as principais problemáticas, detalhando as origens do preconceito e do autoritarismo arraigados nas escolas e apontando desafios como evasão escolar e má qualidade do ensino.

Por que tantos alunos desistem de estudar? Quem paga pelo custo da evasão? Como a política tem distorcido a verdade sobre a educação? Essas são algumas das muitas dúvidas sobre o assunto que são respondidas em Tratado da Má Educação! O professor, que integrou por quase 15 anos a equipe da Escola do Futuro da USP, mostra também na obra lançada pela editora Gênio Criador o porquê temos um longo caminho para alcançar uma educação igualitária para todos os brasileiros.

Pedagogia do Oprimido

Pedagogia do Oprimido

Livro | Autor: Paulo Freire

Disponível em https://a.co/d/0XLAgkg

Outra leitura indispensável quando o assunto é educação! Clássico do Patrono da Educação, Pedagogia do Oprimido é uma das obras de ciências sociais e humanas mais citadas do mundo. O livro escrito pelo icônico educador e filósofo Paulo Freire analisa de forma profunda, mas objetiva, a desigualdade no Brasil e na América Latina, as diferenças das classes sociais, além de propor um caminho libertador para a pedagogia, em que os mais oprimidos e fragilizados socialmente tenham um acesso real à educação.

Sociedade dos Poetas Mortos (1989) – Star+

Sociedade dos Poetas Mortos

A educação também inspira! Essa é a mensagem principal do clássico filme Sociedade dos Poetas Mortos (1989). Dirigido por Peter Weir, o longa se passa na Welton Academy, em 1959, onde o ex-aluno e agora professor John Keating (Robin Williams) usa seus métodos pouco ortodoxos, deixando de lado a rigidez do local para despertar a paixão pela literatura nos jovens a quem leciona, os impulsionando a irem atrás de seus sonhos e viverem tudo o que a vida tem a oferecer. 

O sucesso do filme, que também conta com nomes como Ethan Hawke, Robert Sean Leonard, Josh Charles, Gale Hansen e Dylan Kussman em seu elenco, rendeu à Sociedade dos Poetas Mortos o Oscar® de Melhor Roteiro Adaptado em 1990, além de indicações às categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator (Robin Williams).

Segunda Chamada – 2 temporadas no Star+

Segunda Chamada

Segunda Chamada é uma série brasileira que acompanha a professora Lúcia (Debora Bloch) lecionando para jovens e adultos na turma do ensino noturno da EE Carolina Maria de Jesus. Junto com outros colegas educadores, Lúcia tem a missão de mostrar para seus alunos o poder social e transformador da educação. A produção conta com outros nomes conhecidos como Hermila Guedes, Thalita Carauta, Sílvio Guindane, Paulo Gorgulho e Linn da Quebrada no elenco.

A Alegria de Ensinar

A Alegria de Ensinar

Livro | Autor: Rubem Alves

Disponível em https://a.co/d/dpCoWxU

Em A Alegria de Ensinar, o educador Rubem Alves, que é membro da Academia Campinense de Letras, manifesta seus pensamentos sobre o prazeroso processo de aprender e ensinar. Proporcionando um olhar direto e reflexivo de um professor, o livro explora diferentes temas da vida acadêmica e escolar.

A Raiva Não Educa

A Raiva Não Educa. A Calma Educa: Por Uma Geração de Adultos e Crianças com Mais Saúde Emocional

Livro | Autora: Maya Eigenmann

Disponível em https://a.co/d/fay0Nnd

Menos raiva e mais diálogo. É isso o que a escritora, pedagoga e educadora parental brasileira Maya Eigenmann propõe em seu livro A Raiva Não Educa. A Calma Educa: Por Uma Geração de Adultos e Crianças com Mais Saúde Emocional.

Ao longo dos capítulos, Maya convida o leitor a repensar tudo o que ele sabe sobre educar crianças, mostrando que o processo não precisa ser autoritário, mas sim gentil e de trocas – sempre respeitando os sentimentos dos pais e dos filhos e buscando um caminho em que todos cresçam e se desenvolvam juntos. Para a autora, somos nós que precisamos ser reeducados com respeito e amor para que possamos propagar uma educação saudável às futuras gerações.

Educação Americana: Fraude e Privilégio (2021) – Netflix

Educação Americana

Educação Americana: Fraude e Privilégio (2021) é um documentário dirigido por Chris Smith que mostra ao público a desigualdade enraizada no sistema educacional dos Estados Unidos. A produção investiga um importante homem suspeito de receber mais de 25 milhões de dólares para garantir que os filhos de pais ricos entrassem nas melhores universidades do país. O forte documentário revela também que empresários, médicos e até mesmo atores se envolveram neste grande esquema de suborno.

Arco43

Arco43

Podcast | Editora brasil

Ouça em: https://bit.ly/3Uypc35

Produzido pela Editora Brasil, o podcast Arco43 é um programa em áudio on-line dedicado a todos os professores, educadores e gestores que fazem da educação sua missão e seu valor principal.

Lançando de um a dois episódios todas as semanas com os mais diversos assuntos do mundo da educação e a vida dentro das salas de aula, o Arco43 é apresentado pelo professor de filosofia e mestre em história Marcos Keller e pela mestra em pedagogia Regiane Taveira.

Continue lendo:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Pedro Hilário
Pedro Hilário

Nerd, gamer, amante de HQs, filmes de terror, colecionador de CDs de bandas que ninguém conhece, barman e Streamer. Prazer, eu sou Hilário.

Artigos: 1136
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários