Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Devir lança quadrinhos do cartunista espanhol Paco Roca
A editora Devir pretende divulgar no mês de março a reimpressão da HQ Rugas e o lançamento de A Casa. Ambas as obras são do aclamado autor Paco Roca e tratam de temas sensíveis, muitas vezes baseados em suas experiências pessoais.
Nascido em Valência em 1969, Paco Roca começou a fazer trabalhos de publicidade e acabou montando um estúdio de ilustração em sua cidade natal. Pouco tempo depois, passou a conciliar os trabalhos dos quais tirava o sustento com a criação de histórias em quadrinhos.
Assim, publicou, entre outras novelas gráficas, El faro, Rugas — pela qual recebeu o Prêmio Nacional del Cómic em 2008, os prêmios de Melhor Roteiro e Melhor Obra no Salão Internacional de Quadrinhos de Barcelona de 2008 e o Prêmio Goya de Melhor Roteiro de 2012, com o texto da versão cinematográfica dirigida por Ignacio Ferreras, que também ganhou a estatueta de Melhor Filme de Animação.
A obra Rugas, que fez um enorme sucesso no Brasil em sua primeira edição, conta a história de Emílio, que foi internado num asilo para idosos porque sofre de Alzheimer. Nesse local, ele encara a vida comunitária como uma prova difícil de se vencer, aceitando rapidamente o seu novo ambiente e decidindo lutar para escapar da decadência até a qual sua doença o levará.
Para o autor, a comunidade do ser humano lembra uma biblioteca, na qual os livros se empilham em montanhas de papel amarelado, povoadas de sonhos e fantasias. O desgaste de toda uma vida os cobre de rugas, e alguns veem as letras das suas páginas se apagarem, folha após folha, até ficarem totalmente brancas. Apesar disso, as emoções mais intensas sobrevivem, preservadas como um tesouro escondido numa ilha distante.
A Casa é uma HQ de drama familiar sobre três irmãos que retornam para a casa de férias onde passaram sua infância. Eles vão acompanhados de suas famílias com a intenção de limpar o imóvel e colocá-la à venda. Porém, enquanto a poeira é varrida e o lixo é levado para a caçamba, feridas emocionais de décadas atrás rapidamente preenchem a casa vazia.
Roca, através de uma narrativa emocionante e uma arte com uma paleta de cores que são um espetáculo à parte, propõe uma reflexão: o que acontece com irmãos e irmãs quando a única pessoa que mantém a família unida se foi? A casa é um trabalho extremamente pessoal de Paco Roca (dedicado a seu falecido pai), ao mesmo tempo que aborda temas universais.
Continue Lendo: