Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Daft Punk anuncia fim após mais de 28 anos de duo
Daft Punk, a dupla parisiense responsável por muitas das músicas pop dançantes mais famosas já feitas na história, se separaram. Eles anunciaram o fim em um vídeo de 8 minutos chamado “Epilogue”, trecho do filme deles intitulado Electroma, lançado em 2006. Ao perguntarem se é o fim do Daft Punk, a publicitária deles Kathryn Frazier confirmou a notícia ao site Pitchfork, mas não deu nenhuma razão para a separação.
Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem Christo criaram o Daft Punk em Paris, em 1993, ajudando a definir o estilo de house music francês. Seu álbum de estreia em 1997, Homework, foi um marco na dance music trazendo hits da carreira domo “Around the World” e “Da Funk”.
Em seguida, o álbum Discovery, de 2001, levou o duo aos palcos pela primeira vez já fantasiados de robôs, se tornando sua marca registrada. Junto ao segundo álbum vieram hits como “One More Time” e “Harder, Better, Faster, Stronger” apenas consolidando sua fama mundial. Sua marca na imaginação popular continuou mais forte nos anos seguintes, com terceiro álbum Human After All: live LP Alive lançado em 2007 e a trilha sonora do filme Tron: Legacy.
Com mais de 20 anos de carreira, Darf Punk lança outro hit com o single “Get Lucky” que segue como parte do álbum Random Access Memories. O single vendeu milhões de cópias ao redor do mundo e os fez ganhar dois Grammys junto aos dois convidados Pharrel Williams e Nile Rodgers. O single “Lose Yourself to Dance” ainda trouxe mais premiações para Pharrel Williams. Random Access Memories foi o último álbum lançado por eles e os levou a ganhar o Grammy de Álbum do Ano, com uma espetacular performance durante a premiação.
“Quando você sabe como uma mágica funciona, ela perde a graça, é tão depressivo. Nós focamos na ilusão porque entregar como tudo é feito instantaneamente quebra a sensação de excitação e inocência.” – Bangalter em entrevista ao Pitchfork em 2013, no Cover Story.
Leia também:
Sua influência na cultura pop é bem maior do que apenas os singles, sua identidade visual mística interestelar, as vozes robotizadas nas músicas e seus figurinos futuristas sempre serão lembrados. Assista o vídeo de despedida da banda e escute a playlist “This is Daft Punk” no Spotify clicando aqui.
Fonte: Pitchfork.com