Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Curtaflix | Kika e incríveis curtas musicais
Entre os dias 08 e 17 de abril estará ocorrendo o Festival Curtaflix, um projeto criado especialmente para a Lei Aldir Blanc, de auxilio emergencial à cultura. O festival tem como foco dar visibilidade para as pessoas que são curadoras. Mesmo alguns sendo desconhecidos, eles selecionam e dão sentido específico para cada conjunto de filmes.
É produzido pela Trapézio Produções Culturais, responsável por idealizar o FICSU (Festival Internacional de Cinema de Surf em Ubatuba) e o Soy Loco Por Ti Juquery, festival de artes de Franco da Rocha.
Kika
Hoje vamos falar sobre a cantora e compositora Kika, com dois discos lançados, o “Pra Viagem” em 2012 e o “Navegante” em 2016, e o single “Onda de amor” em 2019. Ela também foi selecionada pelos projetos “Prata da Casa”, “Levada – Oi Futuro Ipanema” e “FaroMPB”. Além disso, assinou trilhas sonoras de peças de teatro de Milena Filó.
Kika também trabalhou como produtora no MIS (Museu da Imagem e do Som) e no Estúdio Tom Brasil. Graduou-se em Letras pela USP-SP (Universidade de São Paulo), em Música pela UNESP (Universidade Estadual Paulista) e atualmente cursa mestrado no IEB (Instituto de Estudos Brasileiros, na USP-SP).
Kika é uma das curadoras do Festival Curtaflix e dividiu em três categorias os curtas indicados. São essas: curtas sonoros para ver ouvindo, videoclipes que são curtas musicais e curtas documentais sobre música. Então vamos aos destaques indicados por ela.
Na sessão “Curtas sonoros para ver ouvindo”, Kika apresenta filmes em que a música conduz a narrativa, fazendo com que som e imagem se entrelacem e nos contem a história. Entre os curtas, separamos “A Velha a fiar”, de Humberto Mauro, “A Espera”, de Ernesto Solis com a participação de Matheus Nachtergaele e “Antonio”, dirigido por Mariana Youseef.
A Velha a Fiar
Uma antiga canção popular do interior do Brasil é ilustrada com os aspectos, tipos e costumes das velhas fazendas em decadência. A música foi imortalizada pelo Trio Irakitã e, com a direção de Humberto Mauro, a história ganhou vida.
Ficha Técnica
Direção: Humberto Mauro
Produção: INCE
Fotografia: José Almeida Mauro
Elenco: Matheus Collaço
Montagem: José Almeida Mauro
Som: Trio Irakitã
A Espera
O que podemos esperar de alguém em um hotel no meio do deserto? Sem dúvida, alguma coisa muito importante. Um curta em que a trilha sonora e os efeitos acompanham a história, A Espera é envolvente e divertido. Ele é dirigido e escrito por Ernesto Solis e tem no elenco Enrique Diaz, Matheus Nachtergaele, Bel Kutner e Ticiana Passos.
Ficha Técnica
Direção: Ernesto Solis
Produção: Vania Catani
Fotografia: Heloisa Passos
Elenco: Enrique Diaz, Matheus Nachtergaele, Bel Kutner, Ticiana Passos
Roteiro: Ernesto Solis
Montagem: Ernesto Solis
Arte: Ernesto Solis
Antonio
No curta Antonio, a diretora Mariana Youssef faz uma homenagem a seu pai, que utilizou bigode em sua vida inteira. A banda The Lonesome Due foi convidada para compor uma canção para o curta com o tema de bigodes. Todo com temática dos anos setenta, a música abraça o curta, enquanto Antonio, nosso protagonista, espalha bigodes pela cidade. O clipe pode ser visto no site do Curtaflix clicando aqui.
Ficha Técnica
Direção: Mariana youssef
Produção: Diego Alencar
Fotografia: Adolpho veloso
Elenco: Alice Wolfenson
Roteiro: Mariana youssef
Montagem: Alexandre Boechat
Arte: Mariana Youssef
Som: Lá no estudio
“Esta sessão foi criada como se fosse uma playlist musical, meu critério inicial foi procurar músicas que gosto. A maioria de artistas independentes da sessão são os músicos que mais ouço. Eu também faço parte desse núcleo de artistas e meus colegas estão sempre lançando discos muito legais, quase não tenho tempo de pesquisar outras novidades.”
“Embora não sejam hits do mercado musical, a qualidade poética, musical e técnica dessas produções é muito alta. A sessão é composta, portanto, de produções de artistas audiovisuais de grande criatividade e iniciativa, que se aliaram a essa geração de pessoas que fazem música e produziram videoclipes de estilos e técnicas diversas, conseguindo definir a linguagem visual que as canções tanto mereciam.”
Kika, curadora.
Anelis Assumpção – Estrela
Em Estrela, a personagem viaja e vaga entre as estrelas e a paixão mais sublime em que um coração pode sentir. Dirigido por David Mussel, a música de Anelis Assumpção ganha vida nos finos e belos traços encontrados nesta obra de arte.
Ficha Técnica
Direção: David Mussel
Produção: Anelis Assumpção/ David Mussel
Fotografia: David Mussel
Elenco: Anelis Assumpção
Roteiro: Anelis Assumpção/ David Mussel
Montagem: David Mussel
Arte: David Mussel
Som: Anelis Assumpção
Gui Held e Rubel – Pra Bem Perto de Mim
Em um clipe repleto de saudades e memórias, “Pra bem perto de mim”, de Gui Held e Rubel, traz lembranças das mais diversas que, em pequenos e singelos gestos, irão nos marcar para sempre. O clipe é dirigido pela Lola Ramos.
Ficha Técnica
Direção: Lola Ramos
Produção: Jorge Tupiniquin
Roteiro: Lola Ramos
Montagem: Lola Ramos
Arte: Lola Ramos
Som: Gui Held e Rubel
Pipo Pegoraro – Antropocósmico
Dirigido por Vital Pasquale, a música Antropocósmico de Pipo Pegoraro brinca com figuras geométricas e nos leva a partes de um universo psicodélico e insano, que hipnotiza e rouba a cena em cada quadro deste videoclipe. A música consegue se entrelaçar em meio ao clipe, tornando-os um só.
Ficha Técnica
Direção: Vital Pasquale
Produção: Vital Pasquale
Fotografia: Vital Pasquale
Roteiro: Vital Pasquale
Montagem: Vital Pasquale
Arte: Vital Pasquale
Som: Pipo Pegoraro
Nesta sessão do Curtaflix, Kika apresenta documentários musicais importantes para guardarem a história da música. Entre eles temos o clássico documentário de Leon Hirszman sobre “Nelson Cavaquinho”, proporcionando uma incrível proximidade com o músico e o processo de produção e gravação do disco “Barriga de 7 janta”, de Mano del Picchia e Kiko Dinucci. Já no curta “Samba de Coco”, a cantora e compositora Iran Calixto divide a história do samba de coco em Arcoverde, mostrando outra vertente do ritmo, a de uma tradição antiga da cidade de Quadra, em São Paulo.
Nelson Cavaquinho
O documentário conta uma parte da história do grande compositor e cantor Nelson Cavaquinho, nascido em 29 de outubro de 1911 no Rio de Janeiro. Ao longo de sua vida, ficou muito conhecido por compor muitos sambas populares como “A Flor e o Espinho”, “Folhas Secas”, “O Bem e o Mal” e “Juizo Final”.
Nelson tinha uma técnica inigualável de tocar violão, utilizando apenas dois dedos da mão direita, tornando-se reconhecível em qualquer lugar que tocava. Em 2011, a escola de samba Estação Primeira de Mangueira o homenageou pelo seu centenário.
Ficha Técnica
Direção: Leon Hirszman
Produção: Saga Filmes Ltda
Fotografia: Mario Carneiro
Montagem: Eduardo Escorel
Som: Gilberto Macedo
Barriga de 7 Janta – O Mini Documentário sobre o Disco de Meno
Barriga de 7 janta era o apelido do andarilho Dico, que Meno acabou conhecendo. O curta conta um pouco do processo de produção e gravação do seu disco em homenagem a este andarilho, com a participação de todos os músicos envolvidos no processo.
Ficha Técnica
Direção: Felipe Ludovice
Produção: Meno Del Picchia e Heloiza Abdalla
Fotografia: Felipe Ludovice e Manoela Meyer
Elenco: Allen Alencar, Otávio Carvalho, Marcelo Effori, Marcelo Cabral, RodrigoCaçapa, Romulo Froes, Meno Del Picchia, Marcelo Effori
Roteiro: Felipe Ludovice, Meno Del Picchia e Heloiza Abdalla
Montagem: Felipe Ludovice Arte: Aline Paes
Som: Otávio Carvalho
Samba de Coco – Raízes de Arcoverde
Iran Calixto é cantora, compositora e produtora do Samba de Coco – Raízes de Arcoverde. Herdeira do legado de seu tio Lula Calixto, uma das maiores conquistas do Sertão Pernambucano, ela é a grande responsável por manter o grupo ativo até os dias de hoje.
É responsável também por organizar o Festival Lula Calixto, que acontece desde 2005 em Arcoverde, reunindo diversos nomes da cultura popular em todas as suas edições. Fica a cargo também de articular inúmeras oficinas do grupo em escolas e na própria sede, onde recebem visitantes do mundo todo que desejem aprender sobre o Coco.
Ficha Técnica
Direção: Hilton Silveraço
Produção: PEIXA música
Co Produção: Silveraço Produções
Fotografia: Hilton Silveraço
Roteiro: Niyate Queiroz
Montagem: Hilton Silveraço
Leia Também:
O evento Curtaflix traz visões de vários curadores, com temáticas e críticas de todos os tipos. Vale a pena você conferir, pois são mais de 290 curtas gratuitos escolhidos cuidadosamente.
A curadora Kika escolheu vários curtas dentro de sua sessões. Nós falamos dos destaques entre eles, mas a imersão é muito mais profunda e completa. Você pode clicar aqui e ver todos os curtas escolhidos por ela e ouvir os seus dois discos lançados no Spotify clicando aqui.
Aproveite também e compre pela Amazon. Dê aquela moral pra gente comprando pelos nossos links!