Crítica | Graffiti Dança, curadoria de Milton Santos – Curtaflix

Graffiti Dança é um dos vídeos que fazem parte do Curtaflix, festival de curtas que veio como uma ajuda emergencial à cultura e iniciou-se no dia 08 de abril, com a intenção de apoiar curadores brasileiros. Todos os dias são liberadas novas sessões de curtas produzidos por diversos profissionais da área.

Pôster do curta Graffiti Dança - Curtaflix - Otageek

E dia 14 de abril foi a vez do curador Milton Santos, cineasta e produtor paulista, ter suas três sessões exibidas:

O primeiro curta a iniciar a sessão Curtas para Relaxar e se Divertir é o vídeo de 6 minutos Graffiti Dança, que você pode assistir clicando aqui! Ele conta com produção, direção, roteiro, arte e montagem de Rodrigo Eba!. O filme de 2013 foi ganhador do prêmio de Melhor Curta Brasileiro pelo Júri Popular na edição de São Paulo do Festival Anima Mundi.

Graffiti Dança traz uma animação feita com grafites, que são exibidos através de imagens reais da cidade de São Paulo. E podemos ver os desenhos grafitados dançarem ao som de uma música original em estilo de bolero.

Ver as animações dançando à música é encantador e viciante. Os passos realizados pelos desenhos se encaixam ao ritmo e, conforme o vídeo se desenrola, acabamos acreditando que os desenhos sentem aquilo que a música canta.

Cena do curta Graffiti Dança - Curtaflix - Otageek

O curta consegue aquecer o coração de uma forma carinhosa, mostrando paisagens que já conhecemos tão bem, mas que agora possuem mais vida que nunca. Permite que vejamos uma beleza inesperada em imagens urbanas que até então pareciam duras e frias.

E ele nos deixa inesperadamente emocionados com o abrupto final, no qual é impossível não lembrar da ação realizada em 2017 pelo então prefeito de São Paulo João Dória, que apagou com tinta cinza diversos grafites espalhados pela cidade.

Graffiti Dança é uma poesia audiovisual, homegeando a arte do grafite, que embeleza os cinzas da cidade, assim como a poesia e a música brasileira, e por fim, a própria cidade de São Paulo.

O Curtaflix possui sessões de todos os gêneros e para todos os gostos. E todos os curtas estão disponíveis online e de graça. Vale a pena conferir e apoiar a cultura audiovisual no Brasil. Fique atento, pois o Otageek estará cobrindo o evento!

Leia Mais:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Nathalia Mendes
Nathalia Mendes
Artigos: 75
Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais velho
Mais novo Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

[…] Crítica | Graffiti Dança, curadoria de Milton Santos – Curtaflix […]

[…] Curtaflix | Crítica de Graffiti Dança, curadoria de Milton Santos […]