Média ‘Rainha’ | A opressão sobre o corpo feminino

Dirigido e roteirizado por Sabrina Fidalgo, o média Rainha tem muito a dizer sobre alguns aspectos negativos do carnaval brasileiro

A palavra carnaval nos remete a muitas coisas: cores vivas, música, folia, festa e etc. No entanto, o carnaval brasileiro possui outros aspectos, que por vezes são tão fortes quanto os citados anteriormente. No entanto, não os enxergamos mesmo que sejam óbvios. E é sobre alguns desses aspectos que a cineasta Sabrina Fidalgo nos traz em seu média-metragem brasileiro Rainha (2016).

Dirigido e roteirizado por Sabrina Fidalgo, o média-metragem de ficção é ambientado em uma comunidade carioca. A narrativa utiliza apenas duas cores: preta e branca, que literalmente descolorem o carnaval, revelando seu lado mais sombrio e trazendo um ar mais melancólico.

?️Este conteúdo também pode ser ouvido ?
Mulher com tranças, sentada em um Puff
Cineasta Sabrina Fidalgo

Na composição do elenco temos Ana Flávia Cavalcanti (protagonista), Marcos Andrade, Bianca Joy Porte, Marília Coelho e a própria Sabrina Fidalgo que é uma das coadjuvantes. A obra Rainha já participou de festivais e foi premiada, como no Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro Melhor Filme – Júri Popular.

Sinopse

A narrativa traz Rita, uma moradora de comunidade carioca, que finalmente conquista o sonho de ser eleita como Rainha da escola de Samba, no entanto, pode ser uma prisão disfarçada de sonho.

Padrão de beleza e corpo objetificado

Rita buscava incessantemente se adequar ao padrão de corpo exigido para uma Rainha de escola de samba, principalmente no que se refere à exposição e erotização de coxas, seios e glúteos.

Três mulheres, praticando atividades física, ambas suando.
Cenas do média-metragem Rainha

Já parou para pensar sobre qual é umas das imagens turísticas que é propagada do Brasil? O país, por vezes, é conhecido internacionalmente pelo futebol, samba, carnaval e pela beleza feminina, particularmente a mulata sensual. O quanto o corpo de mulheres brasileiras são propagadas como objeto de consumo? E o quanto isso afeta o imaginário das brasileiras na busca pelo corpo ideal?

Prisão disfarçada de sonho

Observa-se ao longo da narrativa o uso da técnica cinematográfica Alegoria. A constante presença de elementos que simbolizam grades e a ideia de estar aprisionada.  Isso seja através dos muros e portões de casas, as sombras, a disposição dos equipamentos na academia, a arquitetura do prédio, os corredores com certo estreitamento que lembram ambientes prisionais, entre outros exemplos apresentados no média-metragem Rainha.

Mulher sentada pensativa, com uma das mãos nos cabelos, atrás dela tem algumas grades
Cenas do média-metragem Rainha

Tal repetição desse padrão nos remete o quanto a protagonista se tornou uma prisioneira das normas estabelecidas ao corpo, em seu sonho de ser Rainha da escola de samba. 

A personificação de problemas socioculturais

Em uma mistura de realidade e imaginação/delírio, temos uma gangue de mulheres que aparecem em alguns momentos da narrativa com o objetivo de prejudicar Rita, já eleita Rainha da escola de samba. Elas representam dois problemas socioculturais: 

Seis mulheres vestidas de preto e com maquiagens escuras
Cenas do média-metragem Rainha
  • O RACISMO – a não aceitação de uma mulher preta em posição de superioridade;
  • A RIVALIDADE FEMININA – na trama temos literalmente a competição entre as jovens para se tornar Rainha da escola da samba e, nesse cenário, temos dois fortes fatores que provocam a rivalidade entre mulheres: disputa pela beleza (a busca pelo corpo ideal, o que exclui as demais que não alcançam tal padrão) e a disputa de poder (a ascensão de uma ao invés da vitória de todas significa a derrota das demais que não foram eleitas).
Mulheres se agredindo
Cenas do média-metragem Rainha

Leia também:

A obra Rainha é mais umas das grandes produções brasileiras que muito tem a dizer sobre o Brasil em apenas 31 minutos de narrativa. No entanto, ainda é pouco valorizada pelos próprios brasileiros.

Mais se você chegou até aqui fica mais 31 minutinhos e veja umas das grandes contribuições de Sabrina Fidalgo ao cinema brasileiro:

Leia também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Leda Camara
Leda Camara

Paulistana, mas de coração mineiro, formada em Publicidade e Propaganda e pesquisadora midiática, atualmente finalizei meu segundo artigo acadêmico. E adivinha sobre oque eles falavam?
Sim, narrativas audiovisuais, o primeiro artigo é sobre a série Malhação - Viva a diferença e o segundo sobre a Viúva negra no MCU. Ambas as pesquisas norteiam questões de gênero e representação.
Além deste universo do cinema que amo, atuo nas áreas de employer branding e employee experience.

Artigos: 58
Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais velho
Mais novo Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

[…] Média ‘Rainha’ | A opressão sobre o corpo feminino […]

[…] Média ‘Rainha’ | A opressão sobre o corpo feminino […]

[…] Curta ‘Rainha’ | A opressão sobre o corpo feminino […]

[…] Média ‘Rainha’ | A opressão sobre o corpo feminino […]