Além do entretenimento, “Posso Explicar” também é conhecimento! Confira curiosidades apresentadas no programa

Já disponível no Disney+, a produção original 100% brasileira tem como objetivo trazer temas da ciência para o nosso dia a dia de forma leve e bem-humorada

Apresentado pela atriz e humorista Miá Mello, “Posso Explicar” é o primeiro talk show científico do Brasil e a primeira produção nesse formato disponível no Disney+. Muito além de oferecer entretenimento e receber convidados especiais, como Mônica Martelli, Fábio Porchat, Vitão, Maria Bopp e Sabrina Sato, o programa também traz curiosidades e informações interessantes, com o embasamento científico do cientista Allan Rodrigues, professor de física descolado que tornará a ciência fácil de entender para a apresentadora, seus convidados e o público de casa. Confira alguns exemplos abaixo!

O que fazer em um desastre nuclear?

Logo no primeiro episódio, vemos Miá Mello e Fabio Porchat tentando descobrir o que fazer para se salvar caso ocorra um desastre nuclear, no quadro “Tomara Que Você Não Precise?”. A resposta correta é se esconder em um ambiente fechado, como um porão, e ficar lá por alguns dias. Além disso, é recomendado comer apenas alimentos enlatados.

Datas históricas

Já no quadro “Datas Históricas”, Miá Mello e os convidados precisam descobrir o que aconteceu em determinado dia. Pode ser um grande acontecimento científico ou alguma outra coisa trivial. A ideia é mostrar como algumas invenções são muito mais recentes – ou antigas – do que a gente pensa.

Curiosidades do cinema x ciência

No programa, também descobrimos que Tom Cruise ficou 6 minutos sem respirar debaixo d’agua, na gravação de uma cena de Missão Impossível 5. À época, Cruise disse que tinha treinado exaustivamente para conseguir esse feito e o cientista Allan Rodrigues explica que, como o corpo humano é 100% adaptável, com intenso treino mental e físico todo mundo pode conseguir fazer isso também. “Fisicamente falando, quando você vai para um lugar com menos oxigênio, o corpo produz mais hemoglobina, que é o que transporta o oxigênio no corpo. Para ficar sem respirar debaixo d’agua por muito tempo, é preciso induzir e estimular o corpo a produzir mais hemoglobina”, explica o cientista. Entretanto recomendamos que ninguém tente reproduzir isso sem a ajuda de especialistas.

Criação da internet

Você sabia que a internet foi criada em 1969, nos Estados Unidos? Allan Rodrigues conta que na época a tecnologia era chamada de Arpanet e tinha como função interligar laboratórios de pesquisa pra poder enviar informações de maneira mais rápida. Em 29 de outubro daquele ano foi enviado o primeiro email da história, conectando a Universidade da Califórnia à Universidade de Stanford.

Travesseiro da Nasa

No oitavo episódio de “Posso Explicar”, aprendemos que o famoso travesseiro da Nasa realmente foi criado para ser usado no espaço pelos astronautas. Entretanto, o travesseiro tinha um cheiro muito forte de poliuretano, um dos componentes usados em sua fabricação, e o uso dele foi descartado pela Agência Espacial Norte Americana. Com isso, a empresa que criou o produto conseguiu baratear o custo de produção e começou a vender o travesseiro para o público geral.

Mundo animal

Durante os episódios do programa, aprendemos também várias curiosidades sobre o reino animal. Por exemplo, você sabia que a primeira calopsita do mundo foi registrada em 1792? A descoberta aconteceu na Australia, mas apenas na década de 70 que a espécie chegou no Brasil. Outra curiosidade apresentada sobre a fauna brasileira é que existe uma espécie de enguia com o choque mais forte já registrado num ser vivo: 860 volts.

Música no espaço

No episódio com o cantor Vitão, descobrimos que o astronauta italiano Luca Parmitano tornou-se o primeiro DJ a tocar no espaço. Ele se apresentou ao vivo da Estação Espacial Internacional em uma transmissão de vídeo para o público de um cruzeiro no Mediterrâneo. Parmitano aprendeu a tocar antes de ir para a estação.

A origem dos olhos

Há mais de 540 milhões de anos, os olhos dos animais eram apenas pequenas cavidades com a habilidade de detectar a luz. Mas, no episódio com o influenciador Felipe Castanhari, descobrimos que os olhos humanos vieram do processo de evolução e “surgiram” no reino aquático, com o objetivo de enxergar embaixo d’água. Inclusive, nós piscamos o tempo todo justamente para umedecer os olhos e não deixar ressecá-los.

O peso na torrada

Sabe por que o pão ou a torrada sempre caem do lado que você passou a manteiga? A resposta é pura física: o peso do alimento é o mesmo em ambos os lados, mas aumenta depois de passar a manteiga. Logo, quando ele faz a rotação em direção ao chão, a tendência é que caia com o lado mais pesado virado pra baixo.

Leia também:

Se você ainda não conhece a Disney+, corre e assina pra ter acesso a todos os episódios de “Posso Explicar“, filmes e séries da Marvel e muito mais! Assista o trailer de Posso Explicar conosco:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Pedro Hilário
Pedro Hilário

Nerd, gamer, amante de HQs, filmes de terror, colecionador de CDs de bandas que ninguém conhece, barman e Streamer. Prazer, eu sou Hilário.

Artigos: 1330
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários