Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Crítica | Vinil Verde – Curtaflix
Vinil Verde é um curta de horror infantil em que acompanhamos os personagens Filha e Mãe, quando a criança herda uma caixa de vinis coloridos e uma pequena vitrola com um aviso: “filha poderia ouvir todos os discos menos o pequeno vinil verde”.
Com esse aviso, mãe sai para trabalhar, deixando a filha em seu apartamento, onde só as duas moravam. Mais que depressa, a criança sai para ouvir o tal do disquinho proibido.
Nele ouvimos uma música chamada “luvas verdes”, com frases que arrepiam qualquer criança – “nós somos as luvas verdes, a gente vem te pegar” – e mesmo assim a filha continua ouvindo.
Quando a mãe chega do trabalho, qual não é o choque, ela perdeu um braço! Novamente vemos a rotina das duas, o jantar, o acordar, o abrir das cortinas e o café da manhã, novamente a mãe repete a mesma fala, pedindo para que a menina não ouça mais o disquinho verde, e sai para trabalhar.
Curiosidade Infantil
Muitas reflexões podem ser construídas em cima desse curta, que deixa várias explicações em aberto, mas sem dúvida a curiosidade infantil da filha e sua inconsequência em relação a seus atos ficam nítidas.
Em certos pontos em que o espectador sente uma indignação com as escolhas da personagem, mesmo já tendo visto que os avisos de mãe não são em vão, podemos analisar um pouco do egoísmo infantil que levará a um desfecho terrível.
O narrador destaca que as escolhas da filha levaram-na a ter sua família e filhos e assim replicar as escolhas de mãe em seus próprios descendentes, passando-lhes seus medos e aflições.
Relações Familiares e Traumas
Numa análise mais abrangente da metáfora de Vinil Verde, podemos pensar na relação familiar e em como muitas vezes replicamos nossos traumas nas pessoas que mais amamos.
As famílias que sofrem de violência, abusos e situações traumáticas tendem a levar essas experiências para seus membros mais jovens. Vinil Verde é gravado utilizando de fotografias organizadas, como um stop motion, dando uma sensação de movimento, mas ainda assim mantendo a sensação da fotografia.
Leia Também:
Ele foi narrado por Ivan Soares, que com sua voz lenta, entrega a sensação de suspense ao curta, fazendo-nos imergir ainda mais na trama. E não podemos nos esquecer da música “Luvas verdes“, que faz com que tudo fique macabro ao se focar na letra. E se você não sentiu a sensação de querer arremessar ou incendiar aquele disco, preste mais atenção no que ela diz.
Ficha Técnica
Diretor: Kleber Mendonça Filho
Narração: Ivan Soares
Música composta por: Silvério Pessoa
Elenco: Gabriela Souza, Verônica Alves, Ivan Soares
Roteiro: Kleber Mendonça Filho, Bohdana Smyrnova
E como você se sentiu ao assistir Vinil Verde? Deixe nos comentários e venha se divertir com a gente!