Crítica | Vampire Survivors e o mais novo jogo indie que você não vai parar de jogar

Vampire Survivors lança a DLC Legacy of the Moonspell trazem um excelente roguelite no estilo shoot 'em up que vai te viciar em minutos!

Eu não canso de me surpreender com jogos indies, e nos últimos 5 anos eles vêm ganhando tanto cenário e com tamanha importância, que já se tornaram uma parcela vital na indústria de jogos. E Vampire Survivors foi uma surpresa em 2022, o jogo foi desenvolvido por Luca Galante, também conhecido como Poncle, e trouxe uma nova perspectiva para jogos estilo shoot ‘em up.

No jogo você controla um personagem entre os quatro personagens iniciais, e seu objetivo é sobreviver aos 30 minutos e enfrentar a morte. Mas nada é tão simples assim, cada personagem tem sua arma inicial, e no começo você vai entender porque ele é um ótimo roguelite, você morrer muito, usar o ouro para comprar power ups e conseguir chegar na morte, que parece imortal de inicio.

E já vou avisando, se você gosta de Castlevania, o jogo tem muita inspiração no universo da franquia.

Vampire Survivors Personagens
O jogo conta com mais de 20 personagens fora os secretos e os da DLC

A jogabilidade de Vampire Survivors já é conhecida por muitos, com a câmera de cima em que você tem como objetivo sobreviver o máximo possível e vencer a morte no fim de cada fase. A progressão do jogo é bastante perceptível, e como todo bom roguelite, sempre que você morrer, vai começar do zero.

Os comandos são simples, você vai se movimentando e a cada inimigo derrotado, um cristal de experiência cai para você coletar até subir de nível. Cada nível te dá chance de ter uma arma ou item se suporte novo de modo ou melhorar o que você já possuí, porém tudo de um modo aleatório, podendo escolher em 3 ou 4 opções por nível.

Vampire Survivors Evolução
Evoluir as armas é algo essencial para sobreviver.

Cada personagem tem uma característica, sendo ela sua arma inicial, bonus por nível ou até algumas vantagens iniciais. Para complicar mais, o jogo conta com um sistema de Arcana, em que você pode ter até 3 cartas por aventura, melhorando suas armas ou até amaldiçoando seu personagem.

O que mais me surpreendeu foi o fator replay do jogo, sendo viciante, e você nunca tendo duas jogadas idênticas, cada começo é único, isso faz com que você possa chegar no mesmo fim, mas o desenvolvimento durante as fases sempre são uma surpresa.

Alguns personagens têm uma certa vantagem em certas fases, facilitando o início de cada uma delas, se tornando seu queridinho por longas runs. Após você conseguir as relíquias certas, as fases podem se tornar infinitas, tendo seus ciclos repetidos, e seus inimigos vão se tornando mais fortes a cada ciclo.

Vampire Survivors upgrades
Comprar power ups sempre que possível, e você pode resetar e gastar novamente quando quiser

A trilha sonora do jogo é um ponto forte, inspirada nos jogos da franquia Castlevania, você vai se sentir várias vezes dentro de um spin off da franquia, seja pelas músicas, pelos sons ou pelo gráfico em pixel art que teve um trabalho belíssimo no design desse jogo, o que fez ele rodar em qualquer PC e até sua versão mobile é bastante estável e teve uma portabilidade totalmente fiel a versão de PC.

A DLC Legacy of the Moonspell chegou para PC e Console, com novos personagens, armas, evoluções e um mapa incrível trazendo muitos elementos da cultura japonesa.

Indicações Dice Awards
Vampire Survivors esta sendo indicado em várias categorias para o Dice Awards

Vampire Survivors é um excelente jogo e totalmente viciante, você vai começar pensando “é só uma partida de até 30 minutos” e quando você perceber, já foram 4 horas e você não viu o tempo passar. As hordas de inimigos podem parecer fracas no inicio, mas com o tempo, vêm os chefes com uma quantidade mais expressiva e resistente de inimigos. A constante progressão traz uma boa sensação para esse jogo, e a quantidade de referências da franquia Castlevania, incluindo personagens, armas, trilha sonora e até o level design do jogo são constantes, dando até vontade de voltar para os jogos da franquia, mas você não consegue, porque você pensa “só mais uma partida”.

Vampire Survivors e a DLC Legacy of the Moonspell estão disponíveis também em português para PC (Steam), Xbox Series X|S, Xbox Game Pass, para iOS e Android. E lembrando que as versões mobile ainda não receberam a DLC, porém estão gratuitas e sem propagandas. Se está na duvida de vale a pena jogar no pc ou não, baixe o jogo mobile, que você vai querer jogar a DLC e aproveitar 100% do jogo.

Continue lendo:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Pedro Hilário
Pedro Hilário

Nerd, gamer, amante de HQs, filmes de terror, colecionador de CDs de bandas que ninguém conhece, barman e Streamer. Prazer, eu sou Hilário.

Artigos: 1329
Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais velho
Mais novo Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

[…] Crítica | Vampire Survivors e o mais novo jogo indie que você não vai parar de jogar […]

[…] Crítica | Vampire Survivors e o mais novo jogo indie que você não vai parar de jogar […]

[…] Crítica | Vampire Survivors e o mais novo jogo indie que você não vai parar de jogar […]

[…] Crítica | Vampire Survivors e o mais novo jogo indie que você não vai parar de jogar […]