Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Crítica | Um beijo para Sofia – Curtaflix
O curta-metragem Um beijo para Sofia, dirigido por Calleb Jangrossi, mostra as dificuldades enfrentadas por Sofia, uma criança soropositiva.
O filme mostra a infância como ela é, cheia de brincadeiras, primeiros “crushes”, muita imaginação e inocência. A narração é lenta e pouco a pouco vamos conhecendo mais sobre a realidade de Sofia, que conta com o apoio de sua mãe, Claudia, para driblar todas as adversidades.
Um beijo para Sofia aborda o assunto com muita sensibilidade e seriedade, denunciando um lado horrível da nossa sociedade ao expor o despreparo de alguns profissionais ao lidar com pessoas soro-diferentes e o estigma sofrido por portadores do vírus HIV. Ao mesmo tempo, ele mostra a dualidade do mundo, pois mesmo que existam pessoas intolerantes e preconceituosas, também existem as bem-informadas, que estão aqui para dar suporte a quem precisa.
Em Um beijo para Sofia, o audiovisual cumpre sua missão de abrir os olhos do espectador e de promover a reflexão sobre assuntos que ainda são considerados tabus.
É importante salientar que nos dias de hoje o vírus HIV é tratável e, se feito corretamente, esse tratamento consegue reduzir a sua carga viral e a torna indetectável, ou seja, você não corre o risco de desenvolver AIDS e não transmite o vírus. Além disso, aqui no Brasil, os remédios utilizados no tratamento são distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O filme faz parte da sessão “Curtas com olhares de mulheres sobre relacionamentos e descobertas” e é de curadoria de Mariana Maurer, juntamente com as sessões “Curtas que refletem sobre corpos diversos” e “Curtas entre a imaginação e o mundo real para crianças”.
Ficha técnica
Direção: Calleb Jangrossi
Produção: Estella Braga Heimann
Fotografia: Marco Escanhoela
Elenco: Jack Delicato, Fernanda Viacava, Caio Laranjeira e Alessandra San Martin.
Roteiro: Calleb Jangrossi
Montagem: Calleb Jangrossi
Arte: Lilian Bison
Som: Henrique Zerati, Léo Zimmerman e Marcelo Bertozzo.
Para conferir este e outros curtas clique AQUI!
Texto escrito por Sabrina Ventresqui
Leia Mais:
- Crítica | Tailor e a (in)visibilidade trans – Curtaflix
- Crítica | Curtas de Risada Garantida (eu garanto) – Curtaflix
- Crítica | Cordilheira de Amora II – Festival Curtaflix