Crítica | Um beijo para Sofia – Curtaflix

Este filme faz parte do festival Curtaflix, que conta com mais de 290 curtas-metragens nacionais selecionados por 21 curadores.

O curta-metragem Um beijo para Sofia, dirigido por Calleb Jangrossi, mostra as dificuldades enfrentadas por Sofia, uma criança soropositiva.

O filme mostra a infância como ela é, cheia de brincadeiras, primeiros “crushes”, muita imaginação e inocência. A narração é lenta e pouco a pouco vamos conhecendo mais sobre a realidade de Sofia, que conta com o apoio de sua mãe, Claudia, para driblar todas as adversidades.

Sofia e sua mãe, Claudia, no curta-metragem Um beijo para Sofia. Otageek
Sofia e sua mãe, Claudia.

Um beijo para Sofia aborda o assunto com muita sensibilidade e seriedade, denunciando um lado horrível da nossa sociedade ao expor o despreparo de alguns profissionais ao lidar com pessoas soro-diferentes e o estigma sofrido por portadores do vírus HIV. Ao mesmo tempo, ele mostra a dualidade do mundo, pois mesmo que existam pessoas intolerantes e preconceituosas, também existem as bem-informadas, que estão aqui para dar suporte a quem precisa.

Em Um beijo para Sofia, o audiovisual cumpre sua missão de abrir os olhos do espectador e de promover a reflexão sobre assuntos que ainda são considerados tabus.

É importante salientar que nos dias de hoje o vírus HIV é tratável e, se feito corretamente, esse tratamento consegue reduzir a sua carga viral e a torna indetectável, ou seja, você não corre o risco de desenvolver AIDS e não transmite o vírus. Além disso, aqui no Brasil, os remédios utilizados no tratamento são distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Cartaz oficial de Um beijo para Sofia. Otageek
Cartaz oficial de Um beijo para Sofia.

O filme faz parte da sessão “Curtas com olhares de mulheres sobre relacionamentos e descobertas” e é de curadoria de Mariana Maurer, juntamente com as sessões “Curtas que refletem sobre corpos diversos” e “Curtas entre a imaginação e o mundo real para crianças”.

Ficha técnica

Direção: Calleb Jangrossi

Produção: Estella Braga Heimann

Fotografia: Marco Escanhoela

Elenco: Jack Delicato, Fernanda Viacava, Caio Laranjeira e Alessandra San Martin.

Roteiro: Calleb Jangrossi

Montagem: Calleb Jangrossi

Arte: Lilian Bison

Som: Henrique Zerati, Léo Zimmerman e Marcelo Bertozzo.

Para conferir este e outros curtas clique AQUI!

Texto escrito por Sabrina Ventresqui

Leia Mais:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Luna | A Patroa da Redação
Luna | A Patroa da Redação

Já pensou em começar a valorizar o Jornalismo Cultural Independente hoje?

Artigos: 1501
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários