Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Crítica | Sussurros Na Escuridão e um H. P. Lovecraft para além de Cthulhu
Precursor do horror cósmico, Sussurros na Escuridão, de H.P. Lovecraft, é um conto experimental que mistura o já tradicional terror lovecraftiano com uma trama sci-fi.
Publicado no Brasil pela Editora Pandorga, Sussurros na Escuridão divide espaço no box HP Lovecraft: Os Melhores Contos com o conhecido Chamado de Cthulhu – o que não deve ser um desafio para a qualidade do conto, que possui um livro dedicado na coleção.
A história se passa na cidade de Vermont, onde Akeley relata a invasão de criaturas cósmicas em sua fazenda isolada da sociedade. Sem credibilidade, ele precisa então investigar o incidente por conta própria, contando apenas com a ajuda de um professor universitário especialista em folclore e culturas antigas, com quem troca correspondências.
A invasão vem de dentro de casa: são criaturas habitantes do nono planeta do nosso sistema solar, Yuggoth, investigadas pela dupla até encontrarem a verdade por trás desses estranhos eventos.
Através da sua escrita, Lovecraft toma a curiosidade do leitor desde o início da história, construindo suspense com uma riqueza de detalhes assustadora. Esse mesmo cuidado na escrita permite que imaginemos com clareza não apenas os personagens da trama, como também a experiência de todo desespero, angústia e pavor dessa investigação.
O autor, a partir de seu horror cósmico, constrói parte do terror da trama em situações para além do que os personagens principais podem suportar; em diversos momentos, a busca por informações sobre o incidente leva Akeley e seu companheiro de pesquisa a duvidarem de sua sanidade.
Ficha Técnica
Titúlo: Sussuros na Escuridão
Autor: H.P Lovecraft
Número de páginas: 124 páginas
Editora: Pandorga
Leia mais:
E para comprar produtos de H. P. Lovecraft na Amazon, utilize nossos links abaixo e nos incentive a continuar produzindo Jornalismo Cultural de Credibilidade! O OtaGeek recebe uma pequena comissão que ajuda a custear as manutenções do site e a trazer cada vez mais melhorias para o projeto!