Crítica | Quadrinho “Linha Tênue” na POC Con 2021

Histórias se cruzam e se distinguem numa “Linha Tênue” no quadrinho do artista Monaramis (Roy Leitzke), que está disponível na gibiteca virtual da POC Con 2021. Amor, liberdade e solidão são assuntos pertinentes nos quais os personagens, sob pontos de vista antagônicos, se aprofundam ao longo das narrativas. 

Linha Tênue foi inicialmente produzido sem a pretensão de se tornar um quadrinho de 49 páginas. No entanto, Monamaris, ao perceber que três tramas poderiam se entrelaçar em em um mesmo nó, tratou de costurá-las.

Quanto Custam as Batidas do Meu Coração?

Nos primeiros quadros da HQ – no capítulo intitulado Heartbeat Store (Batidas) – somos envolvidos por um universo no qual as pessoas são condicionadas a realizar boas ações para que o tempo de suas vidas seja expandido. Logo, se você provar a um Daimon que foi capaz de amar, as batidas do seu coração serão multiplicadas. 

Heartbeat Store (Batidas) – Caronte e Ahia.

O desenrolar da história ocorre quando um Daimon, que não possui nenhuma batida sequer e vive a vida preso na loja de batidas em que trabalha, resolve questionar um cliente misterioso. Sua intenção era entender porque o homem nunca trocou todo o amor que já demonstrou por batidas.

O resultado dessa discussão envolve diálogos a respeito da imoralidade por trás daqueles que mostram-se bons apenas para receberem algo em troca, e o egoísmo de quem tanto ama, mas não pensa naquele que não pode viver para amar. 

Amor e Empatia nas Palavras Sonolentas

Sleepy Words - Zagreus e Vassilin
Sleepy Words – Zagreus e Vassilin.

A segunda dupla é desenvolvida no capítulo Sleepy Words, no qual um casal inimaginável  partilha da culpa e o peso de suas existências. O deus da ressurreição, que foi exilado do olimpo, e um homem morto-vivo passam os dias tentando se adaptar à rotina com corpos completamente diferentes dos que um dia tiveram

A forma com que os personagens se acolhem, sem levar em consideração os crimes que cometeram para viverem seu amor, é muito sutil e verdadeira. Inclusive, os personagens dessa narrativa são constantemente desenhados pelo autor, e limites entre empatia e moralidade são trazidos à tona.

Liberdade e Solidão

Asterion - Linha Tênue
Asterion.

Por fim, um jovem responsável por resgatar sonhos perdidos e um demônio rejeitado pela humanidade se encontram em Asterion, último capítulo do quadrinho. Um deles poderia ter toda a liberdade do mundo, mas vive aprisionado dentro de si, servindo apenas para atender aos desejos alheios. O outro, isolado num casarão, mantém sua racionalidade, mas não mais se reconhece como indivíduo. 

Em Linha Tênue, Monaramis brilhantemente nos faz refletir sobre questões que podem ser pendentes dentro dos leitores. Amar sem pensar nas recompensas, empatia e compaixão pela individualidade do outro e a importância de não deixarmos nos perder dentro de nós mesmos são mensagens de pura reflexão. 

Sendo assim, certamente a subjetividade de cada pessoa que ler esta HQ será sacudida, diante de muita leveza e profundidade. O cuidado com que Linha Tênue foi desenhado certamente faz desse quadrinho um grande merecedor da sua atenção.

Que tal ler essa e muito mais HQs pra lá de boas? Basta acessar o site da Gibiteca digital da POC Con para conhecer projetos incríveis de quadrinistas brasileiros!

Leia Mais:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Letícia Mendes
Letícia Mendes
Artigos: 114
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários