Crítica| O Lobo Atrás da Porta: muito mais que uma história de vingança

O ápice do filme é quando ele faz jus ao nome "O Lobo Atrás da Porta", revelando não apenas um, mas dois lobos em pele de cordeiro.

O Lobo atrás da porta é um filme inspirado em fatos reais que ocorreram nos anos de 1960. No entanto, aconselho o caro leitor, caso não queira perder a emoção do filme, a não pesquisar sobre.

O filme é dirigido e roteirizado por Fernando Coimbra, que teve contato com a história verídica no final dos anos 90 e desde então passou a pesquisar sobre os fatos. Somente em 2013 veio a concretizar o filme.

Três pessoas: duas mulheres e um homem.
Leandra Leal / Milhem Cortaz / Fabíula Nascimento

Lançado em 2013 e pertencente ao gênero de Thriller/Crime, o Lobo atrás da porta conquistou prêmios internacionais como o prêmio Horizontes Latinos na 61ª edição do Festival Internacional de Cinema de San Sebatián, na Espanha. Já no Brasil no ano de 2015 conquistou 7 categorias do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro como Melhor Longa-Metragem de Ficção, Melhor Direção e Roteiro Original (Fernando Coimbra), Melhor Atriz (Leandra Leal), entre outras categorias.

Leia também

Sete pessoas vestidas com roupas para um evento de cinema
Elenco do filme

A narrativa é desenvolvida de um forma não linear, a maior parte da história é contada a partir dos relatos dos personagens apresentados em flashback.

Outro recurso cinematográfico bem desenvolvido é como o diretor usa os enquadramentos e ângulos para dizer um pouco mais sobre um personagem específico. Em muitas cenas tem-se o personagem de perfil, fazendo com que o espectador veja apenas um de seus lados, como se o diretor quisesse dizer que há um lado obscuro nele.

Duas pessoas, como os rostos próximos
Rosa e Bernardo

Muito mais que uma história de amor, ciúme, ódio e vingança

Entretanto, o ápice do filme é quando ele faz jus ao nome “O Lobo Atrás da Porta”, revelando não apenas um, mas dois lobos em pele de cordeiro. Ambos cometem crimes horríveis, mas apenas um é condenado criminalmente e socialmente por seus atos. E por que isso?

Porque um desses “lobos” na verdade não estava tão oculto e tão à espreita assim. Ele já cometia atos covardes e cruéis, mas que são suavizados por motivos que o próprio espectador terá de ver o filme e descobrir.

Essa é uma história que traz assuntos que envolvem o universo da mulher. É um filme que deve pautar discussões que frisam falar sobre a construção de personagens femininas e de questões que permeiam o machismo. Uma narrativa que provoca reflexões sobre qual é a imagem e o julgamento que damos aos homens e as mulheres quando cometem crimes

Uma mulher deitada e um homem sentado, ambos na cama
Rosa e Bernardo

Um longa que gera perguntas que instigam o espectador a repensar seus “valores”. Afinal uma vida só é considerada vida quando esta é interrompida/assassinada por uma mulher?

Acredito que o caro leitor pode achar que soltei alguns spoilers um tanto confusos. Pode ser que sim, mas na verdade, apenas inseri reflexões que farão sentido após assistir ao filme.

Ah! Lobo atrás da porta não é um filme feminista!

O longa provoca comparações, afinal, ele foi lançado em 2013 e de lá para cá o quanto tem evoluído ou não a representação das mulheres em narrativas audiovisuais brasileiras?

O quanto o espectador se sentirá incomodado ou não com a maneira em que foram desenvolvidas as personagens femininas na obra e, principalmente, a forma como estas são vistas e tradas pelos personagens masculinos.

Quer mais textos sobre filmes nacionais? Manda para gente, pelos comentários e redes sociais.

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Leda Camara
Leda Camara

Paulistana, mas de coração mineiro, formada em Publicidade e Propaganda e pesquisadora midiática, atualmente finalizei meu segundo artigo acadêmico. E adivinha sobre oque eles falavam?
Sim, narrativas audiovisuais, o primeiro artigo é sobre a série Malhação - Viva a diferença e o segundo sobre a Viúva negra no MCU. Ambas as pesquisas norteiam questões de gênero e representação.
Além deste universo do cinema que amo, atuo nas áreas de employer branding e employee experience.

Artigos: 58
Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais velho
Mais novo Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

[…] A proposta inicial deste texto era elencar os motivos pelos quais milhares ou talvez milhões de brasileiros não gostem ou possuam uma imagem negativa de filmes nacionais. Posteriormente, eu iria destacar sua importância, apresentando algumas obras que foram até mesmo premiadas fora do país, como por exemplo O Lobo atrás da Porta. […]