Crítica | Mergulhando no subconsciente com Black Box

Depois de perder sua esposa e sua memória em um acidente de carro, um pai solteiro passa por um tratamento experimental agonizante que faz com que ele questione quem realmente é! Bem-vindo a Black Box!

Em Black Box, Mamoudou Athie (Underwater) interpreta o protagonista Nolan, um fotógrafo de notícias que perde sua esposa após um acidente de carro e tem que recomeçar sua vida quando acorda de um coma de três dias, mesmo tendo sua morte cerebral previamente declarada.

Banner de Black Box - Otageek
Black Box – Reprodução: Prime Vídeo.

O protagonista tem que lidar ainda com sua amnésia, que lhe fez perder a maior parte dos momentos vividos com sua família e que marcaram sua vida. Nolan é apoiado por sua filha Ava (Amanda Christine), a qual se encontra em idade escolar primária mas teve que se tornar o adulto da casa, encarregando-se de rotinas básicas, treinando seu pai para reuniões profissionais e restringindo seus impulsos inexplicáveis para fazer coisas que nunca fizeram parte de sua vida pré-lesão, como fumar ou ter ataques de fúria socando as paredes.

A filha do protagonista é com toda certeza um dos pontos altos da trama. A jovem atriz consegue realmente entregar uma filha preocupada com o pai e que tem que conviver com a responsabilidade de cuidar de um adulto debilitado.

Nolan decide então participar de um um tratamento experimental para pessoas com quadro de amnésia, recorrendo à doutora Dra. Lillian (Phylicia Rashad), que o ajuda a recuperar pouco a pouco suas memórias a partir da Black Box.

Cena de Black Box - Otageek
Black Box – Reprodução: Prime Vídeo.

Black Box faz questão de demonstrar os elementos característicos dos thrillers aos quais já estamos familiarizados, como uma trilha sonora de suspense, com sons de ossos se contorcendo e objetos arranhando. Esses elementos, que começam com maior intensidade entre o primeiro e o segundo ato, transitam aos poucos entre o tempo narrativo do longa para uma abordagem mais dramática e psicológica.

Além de toda a familiaridade envolvendo os elementos de thrillers, o filme da Amazon e da Blumhouse bebe bastante de Black Mirror, por apresentar um futuro não tão distante envolvendo a tecnologia e sua relação fantasiosa ou não com o imaginário humano. Além de lembrar de Corra, de Jordan Peele, por envolver o conceito de hipnose e manipulação do subconsciente.

Toda vez que Nolan tenta ir fundo em suas memórias, seu subconsciente se manifesta para eliminar a ameaça em sua psique, naqueles que geralmente são os pontos altos de horror envolvendo o filme. Isso graças ao trabalho de Troy James, o qual faz as coisas mais bizarras com seu corpo, contorcendo-se de forma única. Vale citar que Troy foi Baba Yaga no filme Hellboy 2019 e Jangly Man em Histórias Assustadoras para Contar no Escuro.

Cena de Black Box - Otageek
Black Box – Reprodução: Prime Vídeo.

A trama do filme possui reviravoltas inesperadas e acerta em trazer o horror para uma experiência palpável e real para todos: esquecer a nossa história, nossa vida. Sendo assim, acompanhar a trajetória de Nolan em Black Box é um exercício de reflexão e uma verdadeira aula de empatia.

Assim como você pode gostar de reviver o seu passado ou não, Black Box pode ser uma experiência agradável para alguns, assim como pode não atender as expectativas de outros. Mas, de toda forma, vale muito a pena ser conferido no catálogo do Prime Vídeo, clicando aqui. Aproveite e confira o trailer:

Conteúdo Recomendado:

A série Welcome to the Blumhouse inclui oito filmes de diversos talentos emergentes. Black Box chegou nesse dia 6 de outubro ao lado de The Lie, estrelado por Mireille Enos, Peter Sarsgaard e Joey King. Em seguida, em 13 de outubro está The Evil Eye de Madhuri Shekar, com Sarita Choudhury, Sunita Mani e Omar Maskati; e Nocturne de Zu Quirke, estrelando Sydney Sweeney e Madison Iseman. A segunda safra de quatro títulos será anunciada.

Texto publicado originalmente por Riuler Luciano em 6 de outubro de 2020.

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Riuler Luciano
Riuler Luciano

Jornalista Cultural e Marketeiro, cresceu lendo quadrinhos dos X-MEN é amante de Cultura Pop e Pequi!

Artigos: 387
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários