Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Crítica | Lorde lança seu novo single ‘Solar Power’
Calmo, sereno e diferente de tudo que Lorde já propôs. Essas são as melhores definições para o novo single da cantora neozelandesa.
Na última quinta-feira (10), a cantora Lorde finalmente lançou um novo single depois de quase 4 anos. A espera era grande, e as expectativas também, sobre essa nova música.
Ela anunciou o single no dia 8, em seu site oficial. Entretanto, não havia sido revelada a data de lançamento e permaneciam especulações de que seria lançado no dia 21.
Contudo, dia 10 chegou, e Solar Power foi disponibilizada nas plataformas digitais juntamente com o videoclipe oficial do single, que você pode assistir aqui:
Charts e Recordes
No Spotify, a música debutou em #8 no chart Global, com mais de 4 milhões de streams no primeiro dia. Já no Spotify US, a música recebeu 290 mil streams de dia parcial, pois foi lançada no fim do dia de quinta-feira, e debutou em #98.
Contudo, logo no dia seguinte, após a contagem total da data, a música subiu para #2 no Spotify US, com mais de 1.5 milhão de streams. Esse foi o maior pico da artista, quebrando recordes. No Spotify da Nova Zelândia, a cantora alcançou o #1, e no do UK, a posição #7. São números muito bons para um lançamento quase surpresa, sem anúncio de data.
No iTunes US, a música ficou em #5. E no iTunes da Nova Zelândia, pegou #1. No iTunes do Brasil, a música também pegou #1. Já no iTunes mundial, ficou em #2. Esses números são ótimos e revelam que muitas pessoas estavam, de fato, querendo música nova da cantora, que já não lançava algo há anos.
Crítica
A música é um tanto diferente das demais lançadas por Lorde. Não tem uma grande produção sonora como Green Light, lead single de seu último álbum, Melodrama.
No entanto, ela consegue transmitir uma energia bastante boa e interessante. É diferente do que se encontra atualmente nos topos das rádios ou no mainstream, de forma geral.
Lorde optou por trazer algo distinto, sem perder sua essência, e com uma qualidade ótima. A música em si, em sua maioria é composta apenas por um som de violão. Sua voz casa perfeitamente e, como sempre, traz um toque especial, com vocais incríveis.
Isso combina ainda com a letra, que é sobre o efeito do verão e a forma como a natureza a ajuda a escapar de certas coisas. Sendo assim, temos uma sonoridade bem “good vibes“, com uma letra bem “good vibes“: o match perfeito!
Além disso, o refrão, mesmo não tendo muitas produções instrumentais, ainda consegue “grudar” na mente e se apresentar de uma forma legal. Todavia, ao final da música, instrumentos e um coro são adicionados, tornando-a ainda mais empolgante.
Inclusive, achei bastante interessante o fato de colocarem vários instrumentos apenas no final. Acredito que isso deu um toque diferenciado para a canção, deixando ainda mais interessante e divertido ouvi-la por inteiro.
O clipe também é super bonito, limpo e com uma qualidade ótima. Muitos fãs até apontaram diversas teorias para ele e para a música. Teorias estas de que ela estaria fazendo referências ao Grammy Awards em determinada parte, ou até mesmo a outras de suas músicas.
Todos esses detalhes deixam ainda mais divertido o clipe, que é belo, quente, interessante e divertido.
Sendo assim, minha nota final para a música é de 9/10. Acredito que Lorde conseguiu mais uma vez trazer um projeto de qualidade, ainda que sem o uso de muitos recursos de produções instrumentais, algo novo a seu catálogo.
Ouça Solar Power, disponível nas principais plataformas de streaming, como Spotify, Deezer, Apple Music e Amazon Music.
Leia Também:
[…] Crítica | Lorde lança seu novo single ‘Solar Power’ […]