Crítica Filme “O Poço”: entenda os 4 significados fílmicos

Quatro significados fílmicos de O Poço a partir da teoria/técnica do livro A arte do cinema - Uma introdução

Filme “O Poço“, difícil encontrar alguém que não identificou vários significados ao longo da narrativa. Até quem não gostou, mesmo sem perceber, possivelmente se pegou avaliando todas as possíveis mensagens que o longa passa.

A forma fílmica consiste em várias técnicas e elementos que logicamente tem como um de seus objetivos principais atrair seu espectador, o fazendo pensar, o instigando, e fazendo suas emoções emergirem a cada segundo.

Dito isso, pontuamos que um dos meios para fazê-la é através dos significados. Esses devem estar dispostos em uma obra pelo autor construída, de forma que o público os interprete e gere os contextos a partir do seu entendimento.

Mulher sentada sobre um mesa cheia de restos de comida, com dois homens próximos a mesa.
O Poço – Otageek

ATENÇÃO: CONTÉM SPOILERS

Dirigido por Galder Gaztelu-Urrutia, o filme consegue nos intrigar desde as partes técnicas e visuais até as questões sociais que aborda, a começar pela pipoca que deve ser dispensada diante de cenas agoniantes e nojentas.

Além disso, o cenário possui cores sem vida e certa sensação de claustrofobia. A ausência de um trilha sonora não diegética não faz tanta falta, já que os sons diegéticos sabem preencher bem a cena, aumentando ainda mais o desconforto. Em especial aqueles que possivelmente foram desenvolvidos através do foley: a quebra dos pratos, as mastigadas, os golpes de faca, etc.

Seu grande destaque foi a parte “moral da história“, que possibilitou inúmeras interpretações as quais resultaram em diversos significados. Mas como um filme consegue esse feito, e até que ponto os significados por nós atribuídos permeiam o que o diretor quis passar?

Um homem acariciando a cabeça de uma criança que está em seu colo. Ambos estão sobre uma mesa suja com talheres e pratos espalhados sobre a mesa.

Bom, responder essa pergunta é extremamente difícil e há muito a ser levado em conta, principalmente porque podemos enxergar mensagens que o próprio cineasta não percebeu.

Contudo, David Bordwell e Kristin Thompson, em seu livro “A arte do cinema – Uma introdução”, nos falam sobre uma teoria/técnica que não só explica a concepção dos quatro possíveis significados em um filme, como nos orienta a saber analisá-los.

O Poço – Significado referencial

Considerado uma quase síntese do enredo em sua essência, o significado referencial traz fatores e contextos mais concretos a respeito do que está sendo retratado no filme, isto é, regiões, períodos históricos, coisas, locais, entre outros, que por si só já possuem significância. Contudo, o espectador é uma peça fundamental para entender e identificar as referências desses itens específicos.

Em um mundo distópico, uma instituição de arquitetura vertical (não é esclarecido se é uma cadeia penal, educacional ou algo do tipo) composta por vários andares, da qual só se tem a visão interna, não sendo possível dizer se é subterrânea ou não.

Homem olhando para cima, à sua frente a uma mesa cheia de comida

A cada nível, a contar pelo primeiro, existem duas pessoas que nada mais fazem a não ser esperar uma plataforma retangular que desce pelo centro para alimentá-las com uma vasta refeição.

Curiosamente, a fartura desse banquete é somente desfrutada pelos indivíduos dos andares superiores: à medida que a plataforma vai descendo, as pessoas dos níveis inferiores comem só as sobras dos “de cima”, e em um determinado ponto existem aqueles que nada comem (pelo menos comida).

Mesa retangular, cheia de restos de comida, com dois homens em suas extremidades
O Poço – Otageek

As refeições são preparadas por uma equipe de cozinheiros extremamente qualificada e requintada. Pelo que tudo indica, eles estão no ou acima do nível zero, e aparentemente não têm noção do que se passa no Poço.

Nesse, um indivíduo chamado Goreng acorda como prisioneiro, destacando-se que o mesmo não tinha o conhecimento do que ali se passava. Ele entrou por livre e espontânea vontade, com o objetivo de parar de fumar e, ao final do confinamento de 6 meses, adquirir um certificado homologado.

Perceba que o significado referencial funciona quase como uma descrição da narrativa, devido aos fatores tangíveis deste universo fictício

O Poço – Significado explícito

Bem como o significado referencial, o explícito diz respeito a elementos concretos do longa. Entretanto, é definido por contextos que apontam motivações para ações e sentimentos diante do que acontece na trama.

O mesmo resulta da comparação e associação entre momentos individualmente significativos para identificar uma situação que apresente um sentido maior como um todo, através da conexão de vários elementos.

Em suma: diante do que foi exemplificado anteriormente, como aqueles fatores afetam os personagens e quais as ações ocasionadas devido a tais circunstâncias, o que significam?

Os de cima usufruem da fartura sem pensar no próximo e não respondem aos que estão sob eles, os de baixo fazem o necessário para sobreviver e ninguém acima lhes dirige a palavra. Isso se repete do primeiro ao último nível. É cada um por si.

Os diálogos possíveis são para trocar ofensas ou coisas piores. Contudo, todos os meses há uma troca aleatória de níveis, e o oprimido se torna o opressor. Ainda assim, o pensamento coletivo e a solidariedade não acontecem, parecem até mesmo não existir.

Idoso comendo ferozmente restos de alimentos sobre a mesa.
O Poço – Otageek

Por vezes se resume o conceito do filme no sentido de interligar várias circunstâncias significativas. Geralmente ele é representado por uma única frase capaz de transmitir o significado explícito.

O Poço – Significado implícito

Contendo o significado de caráter subjetivo, não é óbvio e vai além do que está sendo mostrado no filme, baseando-se em inferências e sentidos que o espectador atribui às circunstâncias apresentadas. Ele se edifica a partir da interpretação do público juntamente com as intenções dos autores. Naturalmente as interpretações variam, porém esse significado está sujeito à forma geral da obra.

Dois homens conversando
O Poço – Otageek

Alguns poucos de cima, muito tem, os muitos que se encontram ao centro tem as sobras, e uma boa porcentagem que está abaixo, quem sabe migalhas ou talvez nem a miséria lhes é deixada para alimento. Esta é uma alegoria a contextos da contemporaneidade, principalmente a do mundo ocidental: estratificação social presente no modelo capitalista.

Tenta-se impor o pensamento coletivo e a solidariedade espontânea, mas esta não é aceita e, portanto, a violência é usada, remetendo-nos assim a outro modelo: o “socialismo”.

Se no capitalismo as pessoas morrem por falta de oportunidades ou acesso a elas, no socialismo é por não aceitaram o que lhes é imposto.

Homem com a mão enfaixada comendo papel

Atente-se! Ao atribuir significados implícitos ao filme, certamente você está interpretando uma obra! Ao identificar seu possível significado através das mensagens implícitas, chegará a vários conceitos costumeiramente chamados de temas. Esses podem ser muito abrangentes e gerais, presentes em vários outros longas, como aqui simbolicamente apresentado o contraste capitalismo/socialismo.

Essa é uma abordagem muito válida, mas que engloba vários assuntos. Assim, os “subtemas” que estão ligados direta e indiretamente com a temática devem ser considerados tanto quanto.

Portanto, ao buscar identificar os significados implícitos de relevância para os aspectos individuais e as características e particularidades do longa, que se unificadas à temática tornam o filme marcante e único. Isso certamente garantirá que tenha interpretações pertencentes ao sentido do filme.

E o que seriam esses significados e particularidades individuais? É o que veremos no último tópico.

O Poço – Significado sintomático

Faça o seguinte: pegue os significados implícitos e explícitos, com direto a uma leve e precisa pincelada do significado referencial, e encontrará fragmentos de um conjunto particular de valores sociais os quais proporcionam interpretações diversas: políticas, sociais, ideológicas, religiosas, culturais, etc.

Perceba como a unificação dos significados afeta o público de forma radical, gerando diversas opiniões e impressões que abrangem a temática, originado assim sub temáticas.

O significado sintomático caracteriza-se como amplamente social e cultural, uma junção de diversos valores associados ao sentido do longa, porém inseridos não somente por uma questão autoral, mas também da percepção e identificação do público perante circunstâncias vivenciadas.

Dois homens, um com uma barra de ferro e outro com um doce em mãos, ambos sobre uma mesa
O Poço – Otageek

Bom, considerando que descrever esse último item do filme estaria retratando a minha interpretação, que pode ou não ser parecida com a de muitas pessoas, irei aqui destacar algumas interpretações através da visualização de algumas dezenas de vídeos e a leitura de algumas críticas. Essas dissertam sobres as outras camadas de discussões, isto é, algum significado particular pertencente ou ligado direta ou indiretamente à temática:

  • Tudo o que acontece é culpa do sistema. Os prisioneiros agem não relevando as consequências, afinal o sistema é injusto e a ele deve ser atribuída a responsabilidade por estas atitudes individuais ou coletivas. Contudo, quem controla o sistema é a administração e ela não é personificada, nem mesmo institui o esquema de classes, até porque não é ela que faz a divisão do alimento. Ao optar pelo individualismo e somente garantir o próprio bem-estar, sendo essa uma ação mútua entre a maioria ou todos os prisioneiros, cada indivíduo torna-se a ferramenta para manter o sistema cruel e injusto.
  • Uma crítica ao comunismo, ou a palavra correta seria socialismo? Ressalta-se que alguns pesquisadores e estudiosos do ramo dissertam que nunca houve de fato um governo comunista e a ascensão do poder foi socialista. Muito mais que fazer uma crítica, também implica ao telespectador que de fato saiba discernir as duas palavras, bem como saber em que situação empregá-las.
Ambiente avermelhado, senhor deitado com um faca, e ao fundo um homem sentado.
O Poço – Otageek
  • A reforma social instigada pelo poder do conhecimento. Algumas críticas ressaltaram o fato do protagonista levar um livro, pois, como a própria Imoguiri disse, aquilo era algo inédito. Elas associam o objeto à ideia da educação, de que o mesmo possui certa sabedoria intelectual maior que a maioria dos demais detentos, sendo este um dos fatores importantes para que ele fosse o símbolo de resistência, que mesmo corrompido se esforçaria para realizar mudanças.
  • Tenha um propósito!( entenda melhor – avance o vídeo abaixo até os 7 min)
  • Críticas aos incentivos à prática do consumo (ilustrada por Trimagasi e sua faca).
  • Referências religiosas e até mesmo satânicas indicadas através de nomes, números e os 7 pecados capitais.
  • Nomes de comidas típicas sendo usados para nomear personagens.
  • A pequena menina: a salvação humana, a inocência, a pureza, a possibilidade da redenção, um novo renascimento.
  • A assimilação entre Dom Quixote e Goreng.
  • Os estágios da abstinência ao tentar deixar um vício. (entenda melhor – avance até os 5:25 min)

Por fim, finalizarei contribuindo com uma particularidade que ainda não vi ninguém enfatizar:

Miharu, assim como os outros três personagens coadjuvantes, tem uma simbologia em particular de tamanha complexidade e muito presente na realidade humana há milhares de séculos: a violência contra a mulher, representada em especial no contexto econômico capitalista. Entenda:

  • Ela queria ser a Marilyn Monroe Asiática. É bom lembrar que a Musa Marilyn era considerada o símbolo sexual americano, e nisso podemos inferir várias vertentes:
  • O padrão de beleza na atualidade comandado pelo setor econômico que claramente quer que mulheres consumam produtos, sigam e desejem algum esteriótipo de beleza, que no caso de Miharu era Monroe.
  • Naturalmente não é preciso pesquisar muito sobre a vida do símbolo sexual americano: evidentemente, ela era objetificada midiaticamente e no mínimo sofreu algum tipo de assédio. Qual a imagem que muitos homens tinham de Miharu lá dentro?
  • Sim, todos os prisioneiros estavam sofrendo e muitos famintos, mas o que justifica agredir e violentar uma mulher? – “Ela decide estar em uma sela, onde não há piedade e ninguém para compadecer de seus gritos, afinal ela está sobre a plataforma se sujeitando a isso.” Culpabilização da vítima – Cultura do estupro.
Mulher com a boca suja de sangue, e o rostos com cicatrizes
O Poço – Otageek

Ao ver e ler tantas críticas e em nenhuma delas ninguém notar este aspecto tão óbvio, em particular a referência a Marilyn Monroe, só reforça o quanto a sociedade já normalizou a violência contra a mulher. Afinal, acontece a cada minuto e faz parte possivelmente de todas as culturas do mundo. A cena não incomoda, não choca, não causa reflexão. Agora, se minimamente a cena enfatizasse algo feminista, acredito que seria notada.

O feminismo incomoda mais que o feminicídio! Esta frase caiu tão bem quanto uma luva.

Enfim, espero ter ajudado de alguma forma. Ah! E você pode aplicar essa técnica em outros filmes!

E me desculpem, é inevitável: qual o significado que você interpretou do Poço que mais te envolveu?

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Leda Camara
Leda Camara

Paulistana, mas de coração mineiro, formada em Publicidade e Propaganda e pesquisadora midiática, atualmente finalizei meu segundo artigo acadêmico. E adivinha sobre oque eles falavam?
Sim, narrativas audiovisuais, o primeiro artigo é sobre a série Malhação - Viva a diferença e o segundo sobre a Viúva negra no MCU. Ambas as pesquisas norteiam questões de gênero e representação.
Além deste universo do cinema que amo, atuo nas áreas de employer branding e employee experience.

Artigos: 58
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