Crítica | Beam Me Up Scotty de Nicki Minaj

A mixtape Beam Me Up Scotty pode ser definida com vários adjetivos, dentre eles os principais: lírico e contagiante. Nesse projeto de 2009 Nicki Minaj apresentou toda sua habilidade como rapper e deu início à sua jornada na indústria musical.

Rapper Nicki Minaj vestida de mulher maravilha, em um planeta no meio da galáxia com naves espaciais sobre ela.

Na última sexta-feira (14), a rapper trindadense Nicki Minaj fez o relançamento de sua mixtape “Beam Me Up Scotty“, de 2009, produzida pelo Dj Holiday, que não estava disponível nas plataformas de streaming.

Após mais de 120 dias de “hiato” em suas redes sociais e sem lançar música, Nicki fez uma live na quinta-feira (13), às 23h EST (horário dos EUA), para anteceder o lançamento até então secreto que ela havia anunciado durante a semana.

A live teve a presença do rapper Drake e bateu recorde de mais de 990 mil espectadores simultâneos, quebrando seu próprio recorde de live com mais espectadores por uma artista feminina, que antes era pouco mais de 900 mil.

Contudo, a mixtape está diferente, com um “bônus”: ela adicionou 3 músicas novas, incluindo a nova faixa “Seeing Green“, que conta com Lil Wayne e Drake.

Além disso, ela adicionou 2 remixes lançados em meados de 2014 que ainda não haviam sido disponibilizados nas plataformas. E algumas músicas da mixtape original não foram relançadas por questões de direitos autorais.

Nicki Minaj trajada de mulher maravilha com a mão esquerda em sua cabeça.
Nicki Minaj, trajada de Mulher Maravilha, agachada com as duas mãos e braços para frente, sendo o esquerdo mais avançado e o direito mais recuado.

Desempenho nos Charts

A mixtape foi bem recebida e o nome “Nicki” foi #1 nos Trending Topics dos EUA e Mundial, com mais de 1 milhão de tweets. Nos charts, a mixtape de 2009 se deu super bem e também quebrou recordes.

A mixtape ficou em #2 na Apple Music Albums US e no iTunes Albums US devido ao lançamento do novo álbum de J Cole, que ficou em #1.

Entretanto, a faixa bônus mais aclamada da mixtape, “Seeing Green ft. Drake e Lil Wayne“, pegou #1 no iTunes US por mais de 35 horas consecutivas e #1 na Amazon Music Best Sellers, enquanto que a outra faixa bônus, “Fractions“, ficou em #2 no iTunes US.

Recordes

Nicki conseguiu colocar todas as 23 faixas da mixtape charteando no top 200 da Apple Music US, estendendo seu próprio recorde, que antes era de 20 músicas. “Seeing Green” alcançou o pico de #9 no chart e “Fractions#14. Ambas as músicas ficaram atrás das do J Cole, e se ele não tivesse lançado o álbum, elas seriam #1 e #2 nesse chart, respectivamente.

Além disso, no Spotify, Nicki quebrou recorde de maior debut por uma rapper feminina do ano com a faixa “Seeing Green“, e a mixtape foi o 2º maior debut de um álbum ou mixtape do ano na plataforma, atrás apenas de Fearless, da cantora e escritora Taylor Swift.

A mixtape de 12 anos atrás está prevista para debutar em #2 na Billboard 200, com aproximadamente 75 mil vendas, atrás do álbum inédito do J Cole. E caso isso aconteça, será a primeira mixtape de uma rapper feminina no top 5 do chart.

Além disso, a previsão do debut da mixtape de 2009 é maior ou igual que a de álbuns inéditos de artistas como Lana Del Rey (75k), Demi Lovato (74k) e Miley Cyrus (60k), lançados no ano passado e nesse ano.

Crítica Geral

A mixtape Beam Me Up Scotty foi o projeto que deu uma fama inicial à rapper Nicki Minaj. A faixa Itty Bitty Piggy, por exemplo, foi um dos maiores sucessos da época e é lembrada até hoje como um marco do rap feminino.

A vibe é bem de hip-hop old school, com vários arranjos de DJ’s e samples de música dos anos 90 e começo dos anos 2000. E é nessa vibe bem nostálgica que Nicki rima por cima dos beats e entrega flow, lírica e uma versatilidade incrível.

Contudo, as faixas bônus que compõem as 5 primeiras músicas da tracklist têm uma pegada mais atual, com batidas estilo trap as quais Nicki também entrega com qualidade.

Crítica das Faixas

A faixa “Seeing Green” foi extremamente aclamada por reunir lendas como Lil Wayne, Drake e Nicki MInaj, os chamados “BIG 3” da Young Money.

Sem dúvidas, “Seeing Green” é a música que mostra o porquê de Nicki ser a rapper mais bem-sucedida de todos os tempos e estar no topo por mais de 10 anos seguidos. Na faixa ela entrega bars”, frases com duplo sentido e possíveis shades.

Já a faixa solo “Fractions” é, em minha opinião, a melhor faixa bônus do projeto. E ela também mostra uma Nicki bem agressiva, que sustenta seu posto de “Rainha do Rap”. Isso tudo com rimas inteligentes em um beat trap style bastante contagiante.

As demais faixas do projeto, de 2009, continuam extremamente impecáveis e aclamadas. Itty Bitty Piggy, por exemplo, é muito contagiante, memorável e chega a ser atemporal.

Já outras músicas como “Can Anybody Hear Me?” e “Still I Rise” mostram uma Nicki mais vulnerável, e isso ela consegue explorar bem, sempre usando bem suas rimas e entregando um flow icônico.

Por sua vez, a última faixa, que também se intitula “Beam Me Up Scotty“, finaliza com chave de ouro a mixtape, com uma vibe alto-astral e vibrante. É um ótimo encerramento para o projeto.

As faixas-destaque são: Gotta Go Hard, Itty Bitty Piggy, Fractions, Seeing Green, Best I Ever Had, Boss Ass Bitch e Still I Rise.

Essas faixas demonstram, através do flow, lírica e conceito, o porquê da Nicki Minaj ser a melhor no que faz e também porque ela é a rapper feminina mais bem-sucedida de todos os tempos.

Conclusão

Sendo assim, a mixtape já é um sucesso nas paradas. Ademais, é extremamente bem feita à medida em que apresenta o lado animado, ostentativo e lírico da rapper Nicki Minaj.

Beam Me Up Scotty foi eleita a 19ª melhor mixtape de todos os tempos pela revista Complex em 2013. E segue sendo bem aclamada por revistas como Billboard até o dia de hoje, principalmente pela maestria lírica de Nicki Minaj.

Por isso, se você quer ouvir letras inteligentes, com duplo sentido, uma vibe old school, tudo feito por uma rapper que se impõe em uma indústria tão dominada por homens, Beam Me Up Scotty é o projeto perfeito. Com certeza, Nicki entrega tudo isso e expande suas expectativas.

Portanto, minha Nota Final para a mixtape Beam Me Up Scotty é 10 / 10.

Ouça Beam Me Up Scotty, disponível nas principais plataformas de streaming, como Spotify, Deezer, Amazon Music e Apple Music.

Leia Também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Ricardo Borges
Ricardo Borges

Graduando em jornalismo, 19 anos. Uberlândia, MInas Gerais.

Artigos: 35
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários