Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Crítica | As três gerações de ‘Uma Receita Familiar’
Uma Receita Familiar é um curta-metragem argentino de 2018, dirigido por Lucía Paz. O filme narra a história de três gerações de mulheres que, enquanto cozinham o jantar,revelam um pouco de suas vidas e comentam assuntos considerados tabus.
Apesar de ter apenas 11 minutos de duração, o curta consegue explorar dilemas pertinentes ao público feminino. Dentre os temas abordados está o conceito de que o prazer feminino ainda sofre repressão devido ao machismo.
Principalmente porque as mulheres não são ensinadas e nem estimuladas a conhecerem seus próprios corpos, a masturbação feminina ainda é tida como tabu ou como algo imoral, que “não é coisa de menina”. Em contrapartida, a masturbação e o prazer masculinos são amplamente debatidos e estimulados desde a pré-adolescência.
Além do prazer feminino, o filme também fala um pouco sobre outro tabu: o da sexualidade na terceira idade. Junto com a questão da libido, o filme fala sobre o processo de autoconhecimento de umas das personagens, a qual finalmente consegue se libertar e viver o romance que sempre mereceu mas que lhe foi negado pelas imposições da época quando era jovem.
Uma Receita Familiar é um curta intrigante e vale a pena conferir.
Clique AQUI para acompanhar todos os filmes do festival.
Leia também:
Texto escrito por Sabrina Ventresqui