Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Conheça ‘Temtem’, jogo indie que pode competir com Pokémon
Temtem apareceu pela primeira vez na internet em 3 de junho de 2018, com uma campanha no site Kickstarter. A proposta é simples, um jogo indie, MMORPG, em que você captura monstros chamados Temtem e os coloca para lutar.
O jogo foi liberado para acesso antecipado no dia 21 de janeiro de 2020 e está disponível para download na Steam. Porém, Temtem está no lançamento antecipado, o que significa que não possui todo conteúdo disponível e realiza sempre testes de servidores e busca por bugs.
Por isso, não corram achando que terão o jogo completo e perfeito agora. De qualquer forma, estamos aqui para saciar as dúvidas dos mais curiosos e mostrar um pouco mais da gameplay de Temtem.
A primeira coisa que qualquer um pensaria ao ler a ideia do jogo é: “Então é um Pokémon, só que online?”. Apesar dessa ideia não estar totalmente errada, Temtem tem traços inovadores e carisma suficiente para sair da sombra da franquia monstruosa que é Pokémon.
É normal que alguns games se tornem famosos e dominem certos estilos de jogos por muito tempo, como The Sims, que até hoje não encontrou uma competição a sua altura no mundo de games sobre simulações da vida. Junto com esse domínio da área vem as tentativas mais fajutas, como as no mundo Pokémon que nós chamamos de fakemons.
Mas se você viu fotos de Temtem e pensou que esse era o caso de um fakemon, então sua preocupação acaba aqui.
O jogo está disponível para acesso antecipado e por isso ainda não podemos lançar uma crítica completa, mas podemos te contar tudo o que essa belezinha te traz e o que estamos achando.
Começando a jornada
Começamos o jogo criando nossos personagens: temos uma boa seleção de rostos, cabelos, roupas e até a possibilidade de alterar a cor em cada uma das categorias. Também escolhemos o modo de correr, pronome usado para seu personagem, inclusive com opção não-binária e uma opção de voz. É possível que mais opções sejam lançadas quando o jogo tiver seu lançamento oficial completo em 2021, mas as opções de agora são bem satisfatórias.
O início do jogo é o que já vimos antes: você acorda, fala com sua mãe sobre o início da sua jornada e como está animado, pois o professor te dará o seu primeiro monstrinho. Você também conhece seu rival, Max, que tem como inspiração uma criança revoltada e necessitada de terapia. Tudo isso, por fim, termina com sua primeira batalha contra seu rival e um temtem extra para sua equipe.
No entanto, apesar das semelhanças logo de cara, é nas cenas iniciais que você percebe pequenas diferenças e detalhes na história que Pokémon nunca se importou em fazer, como mostrar através do diálogo como sua cidade tem vida e que seu personagem possui amigos e conhecidos.
Outro detalhe interessante é que seu personagem responde outros NPCs, permitindo até múltiplas respostas em diversos diálogos que estão cheios de referências geeks e piadas.
Todos esses pequenos detalhes demonstram que o mundo de Temtem possui uma equipe dedicada por trás dele.
Gameplay e combate
Temtem possui pequenas mudanças na luta que causam grandes diferenças em como você joga e encara cada batalha. Primeira diferença: o sistema de batalha é feito em duplas, o que pode não parecer grande coisa, mas existem diversos ataques que possuem bônus caso esteja com um parceiro temtem específico. Isso faz uma enorme diferença nas lutas.
A segunda diferença é que existe uma barrinha de stamina e cada golpe vai abaixando a barra. Ao zerar, o golpe passa a custar pontos de vida. Por isso, a cada turno é preciso pensar bem no que irá fazer, se é o turno correto para usar o botão de descansar e recuperar stamina ou se é melhor trocar de temtem.
O sistema de batalha é bem impiedoso e durante as horas que joguei usei minha equipe inteira em várias lutas. Além de ter que refletir bem sobre cada escolha que faria.
Existe diversos tipos de temtem e, como sempre, há vantagens para certos tipos em relação a outros. Mas mesmo com isso sua vitória não é garantida. Devido às batalhas em dupla e sinergias em certos golpes, algumas lutas se tornam imprevisíveis.
No jogo temos tipos básicos já conhecidos (fogo, água, terra, neutro e etc) e alguns novos bem interessantes (digital e cristal), todos com golpes que tem animações bem lindas.
Preciso dizer que completar o primeiro ginásio (no caso do Temtem são Dojos) não foi nada fácil. Foram muitas lutas e idas ao centro de cura para evitar que eu perdesse a próxima batalha e perdesse um pouco do meu dinheiro (que no jogo é bem escasso e difícil de conseguir). Mas toda essa dificuldade não é exagerada ao ponto de perder a diversão, é um desafio recompensador, bem divertido e cheio de obstáculos.
Apesar de ter falado bastante das diferenças e da gameplay, ainda é preciso comentar sobre sua função como um MMO. Durante o jogo você verá jogadores para todo lado e poderá interagir com eles utilizando alguns emojis básicos e até chamá-los para lutas e troca de temtems.
Mas o modo mais legal é o co-op, em que vocês se aventuram juntos pelo modo história do jogo. Existem outras funções já mencionadas pelos criadores, mas que ainda não estão disponíveis.
Outras funções que o jogo já apresenta: breeding (cruzamento de temtems, criando combinações de traços únicos) e temtems luma (a versão shiny do jogo). O jogo está chegando ao fim de sua versão antecipado e logo teremos até suas versões em console (Switch, PS5, PS4, XBOX series X).
Com o lançamento completo ainda em 2021, o jogo terá os seguintes recursos:
- 161 temtems.
- Zona de safari que se atualiza com recompensas e temtems rotativos (já disponivel)
- Leilão de temtems
- Opção de montagem da própria casa com mobília. (já disponivel)
- Guerra de Dojos, assim como os clubes (guildas).
- 6 ilhas + 1 ilha pós game com mini-games.
- 3 temtems místicos.- Torneios dentro do próprio jogo.- Competição de ranqueado.- Modo de jogo Nuzlocke.- Um bar com games arcade.
Conclusão
Temtem traz pequenas alterações e novas funcionalidades que são uma brisa de ar fresco para um gênero de game que conhecemos há muito tempo. Portanto, quem está frustrado com a falta de inovação, talvez ache o desafio de Temtem suficiente para se divertir.
Temtem tem muito conteúdo a ser adicionado ainda para que possamos ter uma noção de como ele realmente será, mas o pouco visto até agora já mostra um saldo positivo.
Para quem quiser testar o jogo, ele está disponível por $83,90* na Steam, mas se você não quer passar por filas para entrar no game, possíveis bugs, quedas do servidor e etc, recomendo aguardar até o lançamento. Com suporte não só para PC, mas também com versões para Switch, Playstation 4 (possivelmente o 5 também) e Xbox.
* O preço está sujeito a mudança conforme o jogo vai adicionando novos recursos e irá aumentar consideravelmente uma vez que a versão final estiver completa.
Gostou da nossa prévia de Temtem? Comente com a gente sobre o que estão achando do jogo!
Leia também: