Conheça as marcas mais usadas pelos gamers brasileiros

A PGB 2021 pesquisou quais as marcas que os gamesr mais utilizam, entre bandeira de cartão de crédito até notebooks e celulares, venha descobrir o que mais é consumido pelos gamers.

Desde sua 3ª edição, realizada em 2016, a Pesquisa Game Brasil (PGB) apresenta o painel ‘Marcas do Coração’, mensurando quais são as empresas, produtos e serviços mais conhecidos e utilizados pelo público de jogos eletrônicos no país. Isso é analisado principalmente porque o jogador brasileiro apresenta um perfil que vai além do ato de jogar. 

Uma vez que este público no Brasil é predominantemente adulto ou jovem-adulto — 41,1% possuem entre 20 e 29 anos, de acordo com a PGB 2021 —, seu estilo de vida envolve um consumo mais constante de produtos e serviços. Com conta em bancos, utilizando serviços de telefonia, investindo em automóveis e assim por diante, esses jogadores criam uma relação com marcas que não necessariamente fazem parte do universo de games, embora possam fazer.

Marcas que os gamers usam
A PGB 2021 entrevistou muitos gamers para saber quais marcas eles mais consumem

Em alguns segmentos, fica clara a predominância de determinadas marcas, pois prevalecem entre as duas abordagens realizadas: mais conhecida e mais utilizada ou aderida. Para refrigerantes e energéticos, por exemplo, Coca-Cola e Red Bull, respectivamente, são as mais lembradas e consumidas. Já em tênis, em outro exemplo, a Adidas é a mais conhecida, enquanto a Nike é a mais consumida pelo público, segundo a pesquisa.  Veja o ranking abaixo:

BANCOS
• Marca mais conhecida: 
Banco do Brasil (87,3%)
• Marca mais consumida: Caixa Econômica Federal (50,8%)    

CARTÕES DE CRÉDITO
• Marca mais conhecida: Mastercard (90,4%)
• Marca mais consumida: Mastercard (73,3%)

REFRIGERANTES
• Marca mais conhecida: Coca-Cola (96,3%)
• Marca mais consumida: Coca-Cola (82,9%)

ENERGÉTICOS
• Marca mais conhecida: Red Bull (91,4%)
• Marca mais consumida: Red Bull (63,8%)

TELECOMUNICAÇÕES
• Marca mais conhecida: Vivo (83,3%)
• Marca mais consumida: Vivo (44,3%)

COSMÉTICOS
• Marca mais conhecida: O Boticário (92,3%)
• Marca mais consumida: O Boticário (72,5%)

TÊNIS
• Marca mais conhecida: Adidas (89,4%)
• Marca mais consumida: Nike (57%)

SNACKS E SALGADINHOS
• Marca mais conhecida: Doritos (84,3%)
• Marca mais consumida: Ruffles (61,8%)

ENTREGA DE COMIDA
• Marca mais conhecida: iFood (93%)
• Marca mais consumida: iFood (81%)

AUTOMÓVEIS
• Marca mais conhecida: Fiat (88,8%)
• Marca mais consumida: Fiat (28,2%)

TELEVISORES
• Marca mais conhecida: Samsung (90,9%)
• Marca mais consumida: Samsung (63,7%)

APPS DE TRANSPORTE
• Marca mais conhecida: Uber (90,3%)
• Marca mais consumida: Uber (79,3%)

VESTUÁRIO
• Marca mais conhecida: 
Adidas (78,8%)
• Marca mais consumida: Adidas (46,6%)

Em relação às marcas endêmicas de games — fabricantes de dispositivos utilizados para jogar —, a PGB 2021 mostra que, nos smartphones, principal plataforma de jogos no país com 41,6% da preferência, a Samsung é mais lembrada e usada. Já nos consoles, o Xbox 360, console de 7ª geração da Microsoft, é o mais conhecido, enquanto o PlayStation 4, de 8ª geração Sony, é o mais utilizado. Veja a lista abaixo:

PGB 2021 dados dos smartfones
As mulheres jogam mais em smartfones.


SMARTPHONE
• Marca mais conhecida: Samsung (90%)
• Marca mais consumida: Samsung (53,6%)

CONSOLES
• Plataforma mais conhecida: Xbox 360 (76,9%)
• Plataforma mais consumida: PlayStation 4 (44%)

COMPUTADOR
• Marca mais conhecida: Asus (67,3%)
• Marca mais consumida: Dell (30,5%)

NOTEBOOK
• Marca mais conhecida: Samsung (68,6%)
• Marca mais consumida: Acer (29,4%)

Leia Também:

Fruto de uma parceria entre Sioux Group, Go Gamers, Blend New Research e ESPM, a PGB 2021 ouviu 12.498 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal. As entrevistas foram realizadas entre os dias 7 e 22 de fevereiro deste ano.  Acesse o site oficial para obter mais informações e baixar a versão gratuita do estudo.

Sobre a Pesquisa Game Brasil

Referência no estudo de hábitos de consumo dos gamers brasileiros, a Pesquisa Game Brasil (PGB) existe desde 2013, e é desenvolvida e produzida através da parceria entre a Sioux Group, Go Gamers, Blend New Research e ESPM. Toda a pesquisa é desenvolvida com questionários proprietários com uma ampla cobertura e tópicos que envolvem o público gamer e todo o seu ecossistema, no Brasil e na América Latina — em países chaves como Argentina, Chile, Colômbia e México. A Go Gamers é a unidade de negócios responsável pelo desenvolvimento, produção e publicação da pesquisa anualmente dentro dos canais oficiais www.pesquisagamebrasil.com.br e www.gogamers.gg

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Pedro Hilário
Pedro Hilário

Nerd, gamer, amante de HQs, filmes de terror, colecionador de CDs de bandas que ninguém conhece, barman e Streamer. Prazer, eu sou Hilário.

Artigos: 1330
Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais velho
Mais novo Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

[…] Conheça as marcas mais usadas pelos gamers brasileiros […]