Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Computex 2024 | NVIDIA anuncia diversas novidades recheadas de IA na
O futuro dos PCs com IA estava mais em evidência do que nunca quando o fundador e CEO da NVIDIA, Jensen Huang, terminou seu discurso de abertura na COMPUTEX deste ano.
Os principais destaques de seu discurso, além de outros novos anúncios, incluem:
- Projeto G-Assist, seu assistente de IA para jogos e softwares/aplicações.
- ACE PC NIMs, para acelerar a próxima onda de humanos digitais; novos avanços de IA generativa chegando ao NVIDIA ACE também foram anunciados.
- Windows Copilot Runtime com acesso API a SLMs e RAG acelerados por RTX
- Novos notebooks RTX IA da ASUS e MSI, com recursos avançados de IA e atualização gratuita para experiências de PC Copilot+, quando disponíveis.
- Novos jogos DLSS, Star Wars™ Outlaws compatível com DLSS 3.5 e Marvel Rivals com DLSS 3.
- O código aberto do RTX Remix Toolkit, junto com a nova e poderosa API REST, tornará mais rápido e fácil remasterizar jogos clássicos.
- RTX Video SDK, com integrações Davinci Resolve e Wondershare Filmora
- Ferramentas IA RTX, acelerando o desenvolvimento e implantação de modelos de Inteligência Artificial.
- NVIDIA App Beta atualizado, adicionando gravação AV1 de 120 FPS e ajuste de desempenho com um clique.
- Aceleração ComfyUI RTX, proporcionando um aumento de desempenho de 60% no popular Stable Diffusion UI.
- Novos monitores compatíveis com G-SYNC, tornando os jogos mais suaves e divertidos.
São muitas novidades, então prepare-se. E se você quiser saber tudo sobre a Computex 2024 da NVIDIA, acesse o Blog da empresa aqui.
Projeto G-Assist
Cansado de passar horas buscando na Internet por ajuda e dicas para continuar jogando seu jogo favorito? Na Computex 2024, a NVIDIA apresentou o Projeto G-Assist, um assistente baseado em IA com tecnologia RTX que fornece ajuda para jogos e softwares de PC. O Projeto visa colocar o conhecimento do jogo e do sistema ao alcance do jogador. Basta fazer uma pergunta sobre o seu título favorito ou até mesmo sobre o desempenho do sistema, e o assistente de IA lhe dará respostas baseadas nessa pergunta. Confira neste vídeo.
O Projeto G-Assist funciona por comando de voz ou texto e considera tudo o que está acontecendo em seu PC, desde o que está na tela até informações provenientes do software ou do próprio sistema. Ele é capaz de ajudar a responder perguntas sobre criaturas do jogo, itens, história do título, objetivos, chefes e muito mais. O projeto também pode configurar o sistema de jogo para que o usuário obtenha o desempenho e eficiência ideais ou, até mesmo, fazer overclock seguro em sua GPU com os ajustes de desempenho.
A NVIDIA imagina que os assistentes de IA transformem a maneira como interagimos com nossos jogos e aplicativos/softwares favoritos. Imagine obter ajuda instantânea em um software de foto ou vídeo? Ou um treinador de IA analisando os seus replays de partidas multiplayer, ensinando estratégias para subir na classificação em partidas competitivas. O Projeto G-Assist é um vislumbre desse futuro.
Para mais detalhes, confira a matéria completa sobre o Projeto G-Assist.
NVIDIA lança microsserviços de humanos digitais, ACE em PCs GeForce RTX IA
Humanos digitais alimentados por IA generativa estão preparados para redefinir a forma como interagimos com jogos e computadores. Em vez de digitar, clicar ou deslizar, os humanos digitais permitirão que os jogadores interajam com a tecnologia da mesma forma que interagimos com outros humanos; por uma linguagem natural repleta de emoção, expressões faciais e gestos.
Na COMPUTEX, a NVIDIA está expandindo sua plataforma digital humana ACE com novos parceiros e NVIDIA NIMs, uma coleção de microsserviços que facilitam a implantação de softwares de linguagem, fala e animação, agora disponíveis por nuvem e com acesso antecipado para PCs GeForce RTX IA.
Windows Copilot adiciona aceleração RTX para SLMs de PC locais
A Microsoft e a NVIDIA estão trabalhando juntas para ajudar os desenvolvedores a trazerem novos recursos de IA generativa para seus softwares e aplicações nativas e web do Windows. Disponível em preview ainda este ano, a colaboração permitirá acesso fácil à API para SLMs acelerados por GPU e recursos RAG executados no dispositivo como parte do Windows Copilot Runtime como foi mostrado durante a Computex.
SLMs oferecem enormes possibilidades para desenvolvedores de Windows que trabalham com resumo de conteúdo, geração de conteúdo, automação de tarefas e muito mais. Os recursos RAG aumentam os SLMs, dando ao modelo de IA acesso a informações específicas do domínio que não estão bem representadas nos modelos básicos. As APIs RAG permitem que os desenvolvedores aproveitem fontes de dados específicas de softwares e ajustem o comportamento e os recursos de SLM de acordo com as suas necessidades.
Novos notebooks RTX IA
Os recém-anunciados notebooks IA RTX da ASUS e MSI apresentam GPUs dedicadas até a GeForce RTX 4070 e sistemas com um chip com eficiência energética e Windows 11 IA. Esses computadores receberão uma atualização gratuita para as experiências do Copilot+ PC quando disponíveis.
Fique ligado para mais detalhes sobre os nossos parceiros na Computex.
Novos jogos RTX
Na Computex 2024, a NVIDIA anunciou que a tecnologia DLSS 3.5 com Ray Reconstruction estará disponível em Star Wars™ Outlaws, que será lançado em 30 de agosto. Confira o novo trailer aqui.
Além disso, Marvel Rivals chegará compatível com o DLSS 3, proporcionando assim um aumento de desempenho alimentado por IA. Confira o novo trailer do jogo aqui.
GPUs GeForce para SFF e gabinetes compatíveis
Os PCs Small Form Factor (SFF) possuem componentes poderosos em gabinetes elegantes que são mais fáceis de transportar ou caber em espaços apertados. Mas, a compatibilidade dos componentes tem sido um desafio, exigindo que os potenciais compradores mergulhem nas folhas de especificações e perguntem a outros entusiastas se há espaço disponível para peças.
A NVIDIA anunciou que está trabalhando em parceria com fabricantes de GPUs e gabinetes para simplificar a escolha dos componentes, introduzindo uma diretriz chamada Placas GeForce para entusiastas prontas para SFF e gabinetes compatíveis. Agora, com uma simples verificação de ajuste em duas etapas, os jogadores DIY podem comprar e construir com a confiança de que sua placa de vídeo de alto desempenho caberá em gabinetes de formato pequeno.
RTX Remix com código aberto
A tecnologia NVIDIA RTX Remix permite que modders remasterizem jogos clássicos DirectX 8 e DirectX 9 com Full Ray Tracing, DLSS 3.5 e outros recursos altamente detalhados.
Em 2023, a NVIDIA abriu o código-fonte do RTX Remix Runtime, permitindo que os modders expandissem a compatibilidade do software e avançassem os recursos de renderização. No final de junho, a empresa abrirá o código do RTX Remix Toolkit, permitindo que os modders simplifiquem a forma como os ativos são substituídos e as cenas são reativadas, além de permitir que aumentem os formatos de arquivo suportados para o gestor de ativos do RTX Remix e reforcem as ferramentas de textura IA do RTX Remix com novos modelos.
Além disso, a NVIDIA está tornando os recursos do RTX Remix Toolkit acessíveis por meio da API REST, permitindo que os modders conectem a aplicação a outras ferramentas DCC, como o Blender, ferramentas de modding, como o Hammer, e aplicativos generativos de IA, como o ComfyUI.
IA para criação de conteúdo
A NVIDIA também está integrando a aceleração RTX IA em softwares para criadores, modders e profissionais de vídeo. A partir desta semana, o RTX acelerará o altamente popular ComfyUI, proporcionando uma melhoria de até 60% no desempenho em relação à versão atualmente comercializada, além de um desempenho 7x mais rápido em comparação com o MacBook Pro M3 Max.
O NVIDIA RTX Video, recurso de super-resolução alimentado por IA e compatível com os navegadores Google Chrome, Microsoft Edge e Mozilla Firefox, agora está disponível como um SDK para todos os desenvolvedores. A aplicação também chegará em breve aos softwares de edição de vídeo DaVinci Resolve e Wondershare Filmora da Blackmagic Design.
Kit de ferramentas RTX IA para modelos de IA personalizados em PCs
Para ajudar os desenvolvedores a criarem ferramentas de IA específicas para softwares e aplicações que rodam em PCs, a NVIDIA apresentou durante a Computex o RTX AI Toolkit — um fluxo de trabalho completo para personalização de modelos, otimização e implantação de modelos de IA em PCs RTX IA.
O kit de desenvolvimento de software (SDK) NVIDIA AI Inference Manager AIM, está disponível em acesso antecipado e simplifica a complexidade da integração de Inteligência Artificial para desenvolvedores de aplicativos de PC, orquestrando a inferência de IA perfeitamente em PCs e na nuvem. Ele também pré-configura o PC com os modelos de IA, mecanismos e dependências necessários no formato de um NIM e oferece suporte a todos os principais back-ends — incluindo TensorRT, DirectML, Llama.cpp e PyTorch-CUDA em diferentes processadores, incluindo GPUs, NPUs e CPUs.
Atualização do NVIDIA App Beta em 4 de junho
O NVIDIA App é o companheiro essencial para jogadores e criadores de conteúdo que possuem GPUs NVIDIA em seus PCs e notebooks. O lançamento inicial do aplicativo em fevereiro foi o primeiro passo na jornada para modernizar e unificar o Painel de controle NVIDIA, GeForce Experience e RTX Experience. Agora, no dia 4 de junho, a NVIDIA lançará uma nova atualização com novos recursos para o app.
O NVIDIA App beta adicionará captura de vídeo AV1 de 120 FPS, além de introduzir ajuste de desempenho da GPU com um clique, aprimorar a sobreposição do aplicativo e refinar ainda mais a experiência do usuário. Para obter mais detalhes, confira o texto.
Monitores compatíveis com G-SYNC
Os monitores compatíveis com NVIDIA G-SYNC oferecem uma experiência básica de taxa de atualização variável (VRR) que torna seus jogos mais suaves e agradáveis. Pouco antes da Computex 2024, a Acer revelou três novos monitores gamers em sua linha Predator que são compatíveis com a tecnologia G-SYNC com telas OLED e altas taxas de atualização.
Além disso, outros oito monitores da ASUS, Lenovo, LG e Philips receberam compatibilidade com a tecnologia e serão apresentados junto com um novo GeForce Game Ready Driver no dia 4 de junho.
Continue lendo: