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Como o Call of Duty revolucionou o mercado de games on-line?
O primeiro Call of Duty foi produzido pela Infinity Ward e lançado no mercado mundial pela Activision ainda no ano de 2003. A proposta foi apresentar um jogo totalmente sobre a Segunda Guerra Mundial, recriando momentos históricos do conflito internacional, como as batalhas no Norte da África e a defesa da URSS pelo Exército Vermelho.
Ao longo dos seus 20 anos de existência, o Call of Duty virou uma franquia e revolucionou a indústria de games, fazendo parte do processo de consolidação do mercado de jogos on-line pelo mundo. E neste post de hoje, nós trazemos um pouco mais sobre a história da sequência e sua importância para as próximas gerações.
A história de Call of Duty
O primeiro lançamento do Call of Duty chegou ao mercado no dia 29 de outubro de 2003, disponibilizado exclusivamente para PC. Naquela época, os computadores eram bem diferentes de hoje em dia. Os processadores eram lentos, a memória baixa e os gráficos menos intensos. Ainda assim, Call of Duty conseguiu apresentar um FPS de guerra com jogabilidade e visuais muito à frente de seu tempo.
Já em 2004, a Infinity lançou dois jogos, estabelecendo a franquia Call of Duty. A partir de 2010, a série Black Ops começou a abordar a Guerra Fria. Nos anos seguintes, as séries Modern e Avanced Warfare expandiram a narrativa para outros momentos históricos, até mesmo com uma abordagem no futebol. Ao todo, já são mais de 20 jogos lançados em quase 20 anos.
O círculo competitivo de COD
Ao longo das duas décadas de história, a franquia expandiu o mercado, produzindo jogos para consoles e celulares. O crescimento da marca e a multiplicidade de dispositivos criou um cenário competitivo de Call of Duty, a exemplo de outros títulos como CS:GO e League of Legends. O game tornou-se uma modalidade de e-sports, estabelecendo ligas fortes ao redor do planeta.
O fortalecimento do circuito competitivo de COD também permitiu o crescimento do mercado de apostas esportivas na modalidade. Apesar de o futebol ainda ser o carro-chefe das casas, o investimento nos e-sports tem sido cada vez maior. Uma marca como a Midnite, por exemplo, já oferece a cobertura com ótimos mercados de odds dos principais torneios do Brasil e de outras partes do planeta.
E esse investimento todo se dá por conta do poder de audiência do conjunto de ligas e competições de COD, como a Major League, o Mobile World Championship e o World Series of Warzone; todos divulgados pela própria produtora de COD. Além disso, há outros campeonatos locais e amadores que dão ainda mais força para o crescimento esportivo da franquia.
E como o COD mudou o mundo dos games?
Para analisar o impacto de COD, é preciso entender o contexto histórico no lançamento da franquia, visto que a trajetória do game se entrelaça com o próprio desenvolvimento da internet no mundo. Em 2003, os PC’s – já bem mais equipados do que na década de 1990 graças aos lançamentos de sistemas da Microsoft – rodavam jogos como Medal of Honor, um FPS de guerra do início do século que dava os primeiros passos para a cultura gamer nos computadores.
O primeiro Call of Duty aprimorou a proposta de Medal of Honor, apresentando um cenário bem mais dinâmico e com muitas ações acontecendo ao mesmo tempo. Esse pano de fundo mais participativo e menos contemplativo deu um caráter muito maior de realidade do que se via nos computadores. Além disso, COD trouxe uma boa jogabilidade mesmo com toda a dificuldade do cenário complexo, o que foi melhorando ao longo dos lançamentos da franquia.
Além das inovações técnicas na jogabilidade e na ação, Call of Duty conseguiu ter um impacto social. A franquia surgiu em uma época de expansão da própria tecnologia da internet, aproveitando-se disso para também participar do crescimento da cultura de jogos on-line, graças ao ao formato multiplayer. Junto de outros títulos como Counter Strike e League of Legends, Call of Duty foi responsável por fortalecer a cultura gamer ao longo de todos os anos 2000.
O Call of Duty em números
No ano de 2021, a franquia ultrapassou as 400 milhões de vendas oficiais, chegando até para além da casa das 425 milhões em 2022. Com isso, ocupa o 3º lugar de maior franquia de games da história, atrás apenas de Super Mario Bros e Pokemon. Ao todo, são 23 lançamentos oficiais, além de spin-offs e versões especiais. A média anual é de 22 milhões de vendas de produtos oficiais. Mesmo após 20 anos do primeiro lançamento, Call of Duty continua sendo um grande
sucesso de vendas. De acordo ChalieIntel, apenas o último jogo, Modern Warfare, gerou mais de 30 bilhões de dólares em receita. Além disso, os lançamentos para mobile registram mais de 650 milhões de downloads. Como toda outra franquia, o COD sofre com pirataria. Ou seja, se for levar em conta os downloads não-originais, os números da franquia devem ser gigantemente maiores.
Qual o futuro da franquia?
Após mais de 20 ano de história, a franquia Call of Duty já construiu um legado gigantesco, sendo referência para a produção industrial de games. E não apenas na categoria FPS, visto que a criação de jogos multiplayer e multiplataforma é totalmente influenciada pelo que COD vem fazendo ao longo do tempo.
Para o futuro, a proposta é de que a marca continue com seus lançamentos para PC e consoles. Porém, um foco importante deve ser o mobile, já que a franquia tem crescido bastante nos dispositivos móveis, sobretudo com o fortalecimento das competições da categoria.
E em termos das competições, a marca Call of Duty também deve investir bastante na promoção e no crescimento dos torneios ao redor do mundo. Dessa maneira e com tanto retorno financeiro, a prospecção para o futuro é de que a franquia não pare tão cedo, ainda tendo muito tempo para os fãs!
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