Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Como Loki criou o Mjölnir ao cortar o cabelo de Sif
No episódio dessa semana de Loki, disponível na Disney+, pudemos ver Loki preso em um loop temporal. Nesse loop, Sif aparece furiosa, pois o Deus da Trapaça havia cortado o seu cabelo. Em seguida, a asgardiana soca e chuta Loki e vai embora (não, ela não quis barganhar). E esse momento se repete diversas vezes.
Apesar de ser uma cena muito engraçada e um tanto triste no final, esta é uma referência a um dos contos da mitologia nórdica, o berço de origem destes personagens no MCU.
Existem muitas variações da história original, afinal, é algo muito antigo e que, em suma, foi passado através da fala por muitos séculos. Porém, todas as versões acabam se encontrando em alguns aspectos, e assim, vamos resumir como Loki foi responsável pela criação do famoso Mjölnir, o martelo do Thor. E tudo começou graças a uma das muitas de suas pegadinhas.
Na Mitologia Nórdica
Em um dia, Loki estava entediado e resolveu por brincadeira cortar os lindos cabelos de Sif, que na mitologia nórdica é esposa de Thor. Ele corta os cabelos da deusa enquanto ela dorme, e ao acordar, Sif fica espantada. Além disso, quando Thor descobre sobre a peça, fica furioso.
Então, Thor confronta Loki, que para se redimir promete recuperar o cabelo de Sif. Para isso, Loki vai até os Anões, os melhores artesões dos nove reinos. Apenas conversando, ele consegue convencer dois grupos de anões, os três filhos de Ivaldi e os irmãos Brokk e Eitri, a entrarem em uma competição de quem criaria os melhores presentes para os deuses Thor, Freyr e Odin.
Os Presentes
Dessa competição, surgem três presentes de cada lado. Os três filhos de Ivaldi criam:
- Skíðblaðnir: um barco mágico extremamente grande, mas que dobrava como pano e era capaz de caber em um bolso. Este foi dado a Freyr.
- Gungnir: uma majestosa lança que nunca erra o alvo, presente para Odin.
- Os cabelos de Sif: fios de ouro tão finos quanto os de cabelo, dados a Thor para substituir os cabelos cortados de sua esposa.
E dos irmãos Brokk e Eitri vieram:
- Gullinbursti: um javali de crina dourada, capaz de correr pelo ar e pela água. Presente dado a Freyr.
- Draupnir: um anel de ouro que se multiplicava. Foi dado a Odin.
- Mjölnir: um martelo de guerra de cabo curto, que sempre voltava para a mão de seu usuário. Este foi o presente para Thor.
Gullinbursti Draupnir Mjölnir
Algumas histórias contam que Loki tentava atrapalhar os anões durante o processo de produção dos presentes, geralmente transformando-se em mosquito e atazanando os artesões. Porém, o motivo pelo qual o Deus da Trapaça queria atrapalhar os anões é confuso, e cada versão conta algo diferente, mas é possível que Loki apenas se divertisse com a situação.
Dessa forma, é muito interessante ver como a série da Marvel referencia essa história, com Loki cortando novamente o cabelo de Sif. Porém, como a personagem criada para o MCU é mais empoderada e independente que a da mitologia, onde seu papel quase se resumia a ser esposa de Thor, a deusa guerreira não precisa do Deus do Trovão para defendê-la. Ela cuida de Loki muito bem sozinha, como bem podemos ver.
Continue lendo:
[…] Como Loki criou o Mjölnir ao cortar o cabelo de Sif […]