Cinelimite | Mostra de Clássicos Paraibanos LGBTQIA+ Restaurados em 2K

No final da década de 1970 e início da década de 1980, durante a ditadura militar brasileira, um grupo de cineastas queer da Paraíba participou de cursos de “Cinema Direto” (ou Cinéma Vérité) no NUDOC (Núcleo de Documentação Cinematográfica da Universidade Federal da Paraíba). Esta oficina, criada pelo cineasta francês Jean Rouch através da escola de cinema Ateliers Varan, equipou o NUDOC com filmes, câmeras Super-8, equipamentos de iluminação e tripés, permitindo pela primeira vez uma produção de filmes mais acessível em João Pessoa.

Alguns desses cineastas tiveram a chance de estudar na França, na Ateliers Varan, como parte de um intercâmbio com o NUDOC. Outros, menos envolvidos com o NUDOC, opunham-se aos princípios formalistas do Cinema Direto de Rouch e encontraram inspiração no filme Gadanho (1979), um estudo social de João de Lima Gomes e Pedro Nunes, filmado em Super-8. Este filme demonstrou que era possível produzir filmes na Paraíba com o formato Super-8, recentemente acessível.

Inspirados pelo que aprenderam e pelas novas possibilidades da produção independente, esses artistas formaram um grupo de ativistas gays e começaram a colaborar em filmes Super-8 que abordavam temas queer na Paraíba. 

A Onda do Cinema Queer em Super-8 da Paraíba apresenta cinco dessas obras fascinantes, esquecidas e que representam possivelmente o único movimento cinematográfico queer do século XX no Brasil.

Closes (1982), de Pedro Nunes, mistura depoimentos sobre direitos homossexuais com uma história de amor gay. Baltazar da Lomba (1982), do coletivo queer Nós Também, reencena a história do primeiro homem condenado por sodomia no Brasil colonial. Era Vermelho Seu Batom (1983), de Henrique Magalhães, examina estereótipos e discriminação dentro da comunidade gay. Miserere Nobis (1983), de Lauro Nascimento, apresenta uma encenação homoerótica de A Última Ceia. Perequeté (1981), de Bertrand Lira, retrata o ator e dançarino Francisco Marto. Esses filmes, realizados durante a ditadura, foram exibidos em ambientes sujeitos à repressão e continuam polêmicos até hoje.

O programa inclui ainda quatro novas entrevistas com os diretores Pedro Nunes, Henrique Magalhães, Bertrand Lira e Francisco Marto, personagem principal do filme Perequeté.

Essa programação exibe novas cópias em 2K, digitalizadas durante o projeto Digitalização Viajante, realizado entre outubro de 2022 e fevereiro de 2023 em seis cidades brasileiras (Brasília, Recife, João Pessoa, Teresina, Rio de Janeiro e São Paulo). A Digitalização Viajante é uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA) e da Iniciativa de Digitalização de Filmes Brasileiros (IDFB), um projeto de restauração e preservação de filmes brasileiros feito pela Cinelimite

LGBTQIA+ Close Cinelimite

Filmes em exibição

CLOSES, Direção: Pedro Nunes. Ano: 1982. Duração: 30 min.
MISERERE NOBIS, Direção: Lauro Nascimento. Ano: 1982. Duração: 20 min.
BALTAZAR DA LOMBA, Direção: grupo Nós Também. Ano: 1982. Duração: 20 min.
ERA VERMELHO SEU BATOM, Direção: Henrique Magalhães. Ano: 1983. Duração: 10 min.
PEREQUETÉ, Direção: Bertrand Lira. Ano: 1981. Duração: 10 min.

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Pedro Hilário
Pedro Hilário

Nerd, gamer, amante de HQs, filmes de terror, colecionador de CDs de bandas que ninguém conhece, barman e Streamer. Prazer, eu sou Hilário.

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