Cinemateca Brasileira Digitaliza o conjunto da coleção em Nitrato de Celulose

Patrocínio do Instituto Cultural Vale viabiliza a conservação e catalogação do material utilizado no setor cinematográfico entre as décadas 1910 e 1950

Cinemateca Brasileira recebeu o patrocínio de 13 milhões do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, para o Projeto Nitratos – Preservação e Acesso, que viabiliza a conservação e catalogação de uma coleção de três mil rolos de imagens de valor histórico único — cinejornais, documentários, ficção, filmes domésticos e publicidade, produzidos entre as décadas de 1910 e 1950.

Cinemateca Brasileira

É a primeira vez em 65 anos que a Cinemateca Brasileira recebe recursos específicos para tratar o conjunto da coleção de nitratos, a mais antiga e mais frágil, responsável por quatro incêndios (1957, 1969, 1982, 2016) ao longo da sua trajetória. A iniciativa inclui ainda a digitalização de títulos para difusão e ações de formação técnica e cultural.

Na coleção de Nitratos, estão filmes do Ciclo Recife(1923-1931), Cinejornais do Departamento de Imprensa e Propaganda do Estado Novo (1938-1946), Cinejornal da Agência Nacional (a partir de 1946), importantes documentários como São Paulo, a Symphonia da Metrópole (1929), Sociedade Anônima Fábrica Votorantim (1922), Fragmentos da Vida (1929), de José Medina e o primeiro longa-metragem de animação da história do Brasil, Sinfonia Amazônica (1953).

“A coleção de filmes em nitrato de celulose da Cinemateca Brasileira tem valor incalculável e é essencial para preservar a memória e a cultura do nosso país. É simbólico que o público possa, em breve, ver, pela primeira vez na história da instituição, estes registros preciosos de outras épocas. A cultura faz de nós quem somos. Temos orgulho de apoiar a Cinemateca, tudo o que ela representa, e a recuperação deste acervo tão delicado quanto especial”, afirma Hugo Barreto, Diretor-Presidente do Instituto Cultural Vale.

Importante ressaltar que os três mil rolos correspondem praticamente à totalidade das obras remanescentes do cinema antigo no Brasil, pois a Cinemateca, a partir da criação do seu Laboratório de Restauro em 1976, passou a concentrar todos os títulos sobreviventes em arquivos e cinematecas do país. Trata-se, portanto, de um grande avanço no rumo da preservação da memória cinematográfica do país.

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É a concretização de um esforço de décadas, pois desde 1975 a Cinemateca vem enfrentando o fantasma do salvamento da coleção dos filmes de nitrato, sem jamais ter vislumbrado uma solução global para o problema, como agora se apresenta.

Cinemateca Brasileira possui o maior acervo de filmes da América do Sul, com mais de 40 mil títulos e um vasto acervo documental (textuais, fotográficos e iconográficos) sobre a produção, difusão, exibição, crítica e preservação cinematográfica.

Site Oficial: https://www.cinemateca.org.br/
Instagram: @cinemateca.brasileira
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Pedro Hilário
Pedro Hilário

Nerd, gamer, amante de HQs, filmes de terror, colecionador de CDs de bandas que ninguém conhece, barman e Streamer. Prazer, eu sou Hilário.

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