Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Carlos Lyra | Curta! e CurtaOn homenageiam o artista exibindo produções que contam com sua participação
O Curta! homenageia o cantor, compositor e violinista Carlos Lyra, falecido no último sábado, 16, exibindo produções que contam com sua participação. Em “Sons Brasilis”, série dirigida por Adriana L. Dutra, Lyra dá seu depoimento no episódio sobre a bossa nova – gênero musical e movimento cultural do qual ele foi um dos ícones. Ao lado de Marcos Valle, Marcel Powell, Mariana de Moraes e Luiz Antonio Simas, o músico relembra o surgimento, as influências e os anos dourados em que o ritmo se tornaria um grande representante da música brasileira no mundo. A exibição será nesta terça-feira, 19, às 14h; no sábado, 23, às 20h30; e no domingo, 24, ao meio-dia.
Em “Memórias do Grupo Opinião”, Carlos Lyra participa do episódio “A Origem”, sobre a criação do grupo teatral, em 1964. Com intuito de resistir ao regime militar através da arte, a companhia contou com a participação de artistas que eram ou viriam a ser alguns dos mais importantes da cultura nacional como Maria Bethânia, Nara Leão, João do Vale e Millôr Fernandes. A exibição será nesta terça-feira, 19, às 13h30.
Ambas as séries estão também no streaming através do CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels – da Amazon -, na ClaroTV+ e no site oficial da plataforma.
“Sons Brasilis” (Série) — Ep. “Bossa Nova”
A Bossa Nova surgiu no Rio de Janeiro, no fim da década de 1950 pelas mãos e vozes de João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e outros jovens cantores e/ou compositores de classe média da Zona Sul da cidade. Com influências diretas do samba e do jazz, de inicio era apenas um termo relativo a um novo modo de cantar e tocar mas com o passar dos anos, a Bossa Nova tornou-se um dos movimentos mais influentes da história da música popular brasileira, reverenciada em todo o mundo. O episódio foi gravado no Rio de Janeiro e em São Paulo e tem a participação de Marcos Valle, Carlos Lyra e Mariana de Moraes, entre outros. Direção: Adriana L. Dutra.
Duração: 26 min. Classificação: A Livre.
Horários: 19 de dezembro, terça-feira, à 14h; 23 de dezembro, sábado, às 20h30; 24 de dezembro, domingo, às 12h.
Memórias do Grupo Opinião” (Série) – A Origem
A história do Grupo Opinião, uma trupe carioca de teatro criada em 1964 para fazer resistência ao regime militar através de produções artísticas. Considerado a primeira resposta da esquerda à ditadura, o grupo reuniu artistas como Nara Leão, Maria Bethânia, João do Vale e Millôr Fernandes.
Duração: 25 min.
Classificação: A 12 anos.
Horários: 19 de dezembro, terça-feira, à 13h30.
Leia Também:
- Thriller 40 | Trailer do Documentário é Divulgado
- “Minha Música, Minha Terra”, disponível no Disney+, conta a história de grandes nomes da Música Brasileira
- Se eu fosse Luísa Sonza | Documentário estreia dia 13 de dezembro na Netflix