Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Brasil no OSCAR 2021 | Lista brasileira: valorize-a!
Desde que foi publicada a lista dos indicados ao Oscar 2021, lamenta-se a ausência do Brasil na edição deste ano. Porém, a pior parte disso tudo é perceber que ficamos tristes pela Academia não selecionar nossas obras, quando nós mesmo não damos o devido reconhecimento às produções nacionais!
Muitas vezes, pesquisamos e assistimos a filmes indicados ao Oscar, mas o quanto de fato sabemos da lista de filmes nacionais que eram grandes apostas para representar o Brasil no Oscar 2021?
Apesar do documentário Babenco: alguém tem que ouvir o coração e dizer parou ser a obra mais citada no momento, a lista de possíveis candidatos a representar o Brasil no Oscar 2021 tinha mais de 20 produções fantásticas, muitas premiadas e reconhecidas internacionalmente.
E a pergunta que não quer calar é: o quanto sabemos ou procuramos saber sobre estas produções? Pois bem, a verdade é que nós precisamos valorizar mais aquilo que é nosso. Pensando nisso, trouxemos algumas dessas produções para você conhecer – e prestigiar, é claro!
Leia Também:
1. Curta de Animação Umbrella
Com apenas 8 minutos de duração, a obra ficou entre os qualificados para a seleção do Oscar 2021 na categoria de curta de animação. Selecionado em 19 festivais, como no Cinequest e Chicago International Film Festival, Umbrella (2019) é escrito e roteirizado por Helena Hilário e Mario Pece e traz a história de um garotinho órfão e seu desejo para com um guarda chuva amarelo.
2. Curta de Live-Action Baile
Dirigido por Cíntia Domit Bittar e produzido por Ana Paula Mendes em 2019, o curta catarinense conquistou a qualificação para se inscrever na premiação do Oscar 2021. Ele aborda, em sua narrativa, a ausência da mulher no meio político e também o racismo.
A obra também acumula festivais e premiações como 30º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo (Kinoforum), 66º Short Film Festival Oberhausen, 44º Hong Kong International Film Festival 2020 e conquistou o prêmio de melhor direção no 29º Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro.
3. Curta de Documentário Carne
O curta foi qualificado para concorrer ao prêmio de melhor documentário de curta-metragem. Dirigida pela cineasta Camila Kater e lançada em 2019, a obra aborda assuntos em torno do corpo feminino e as determinações impostas a ele. Carne já acumulou mais de 70 prêmios e foi selecionado em mais de 250 festivais.
4. M8 – Quando a Morte Socorre a Vida
Considerado um forte candidato a representar o país no Oscar 2021 (não selecionado pela academia brasileira), M8 – quando a morte socorre a vida (2020) traz a história de um jovem preto e estudante de medicina que começa a pesquisar mais sobre os cadáveres utilizados nas aulas de anatomia. Dirigida pelo cineasta Jeferson De, a obra conquistou o prêmio APCA de Melhor Filme pelo voto popular.
5. Pureza
Pureza (2019) era outra forte aposta brasileira para o Oscar 2021 (não selecionado pela academia brasileira). Baseado em fatos reais, o filme conta a história de uma mãe em sua busca pelo filho, que está sendo vítima de trabalho escravo. Dirigido por Renato Barbieri e protagonizado pela grande Dira Paes, o longa conquistou o prêmio de Melhor Filme júri popular Mercosul no FAM 2020 e o Grande Prêmio do Público no Rencontres du Cinema Sud-Américain na França.
6. A Febre
O longa, que tem seu elenco principal composto por atores indígenas, traz a história de um homem indígena que há anos mora no centro de Manaus e nos últimos tempos tem sentido uma incômoda febre. A obra dirigida por Maya Da-Rin marcou presença em festivais e conquistou prêmios como o de melhor filme da 24ª edição do Festival de Cinema de Lima. E mesmo não tendo sido escolhido pela academia brasileira, o filme A Febre também era um forte candidato a representar o Brasil no Oscar 2021.
7. Alice Júnior
Lançado em 2019 e dirigido por Gil Baroni, o longa traz Alice, uma adolescente trans e youtuber que, devido ao trabalho do pai, precisa se mudar para outra cidade e lidar com a nova escola. O filme participou de festivais e conquistou prêmios como o de Melhor Longa-metragem de Ficção pelo Júri no 33º GLIFF – All Genders, Lifestyles, and Identities Film Festival (EUA, 2020), o de de Melhor Atriz (Anne Mota), etc. E assim como os demais filmes citados anteriormente, apesar de não selecionado, o longa representaria muito bem o Brasil no Oscar 2021.
Agora, aqui entre nós, no final de tudo, não é só o Oscar 2021 que está perdendo por não prestigiar e reconhecer essas obras, não é mesmo?
Então, vamos recuperar o tempo perdido e maratonar essas produções brasileiras, que em breve traremos a continuação desta lista!
[…] • OSCAR 2021 | Lista brasileira de candidatos: valorize-a! – Otageek […]
[…] Brasil no Oscar 2021 | Lista brasileira: valorize-a! […]
[…] Brasil no OSCAR 2021 | Lista brasileira: valorize-a! […]