Crítica | Bom dia, meu nome é Sheila ou como trabalhar em telemarketing e ganhar um vale-coxinha

Confira esse documentário cômico, mas necessário, sobre o telemarketing.

Fagner vendia planos de saúde pelo telefone. Valéria trabalha há 19 anos numa das maiores centrais de tele-atendimento do país. O telemarketing é o setor da economia que mais cresce e contrata hoje no Brasil, com cerca de 700 mil operadores. Alguns deles estão neste filme.

Cartaz do curta com uma mesa de telemarketing
O curta está disponível no festival Curtaflix.

O curta “Bom dia, meu nome é Sheila ou como trabalhar em telemarketing e ganhar um vale-coxinha” traz um documentário cômico sobre a realidade de um dos setores mais destrutivos em que se pode trabalhar, o telemarketing. De forma cômica e bastante divertida, o curta discute sobre como é estar desempregado e ter somente esse setor como opção.

Logo de início somos apresentados a jovens que buscam uma oportunidade de emprego e adultos de meia-idade sem muitas opções. Estes são submetidos a um curso de coaching para telemarketing, curso esse o qual satiriza os discursos e dinâmicas empregadas durante os treinamentos para se trabalhar nesse setor.

Personagem Valéria
Valéria perdeu o timbre da voz de tanto falar ao telefone.

Através de cenas imersivas e diálogos bem informais, somos levados para discussões e relatos importantes e necessários a serem debatidos, como o relato da personagem Valéria, que teve sérias complicações devido à rotina exploratória do trabalho.

Ao final do documentário, o narrador comenta que no fim do curso de coaching mostrado no início do curta, todos estariam prontos para serem xingados, humilhados e terem sua saúde mental destruída em busca de um salário mínimo. O diálogo é dito com um tom de humor, mas te leva a uma profunda reflexão sobre as condições absurdas às quais muitos se submetem para conseguir sobreviver.

Personagem  Dr. Eduardo Marinho falando que telemarketing é uma merda
“Trabalhar com telemarketing é uma m*rda”, afirma o Dr. Eduardo Marinho, Dr. em saúde pública.

E assim, “Bom dia, meu nome é Sheila ou como trabalhar em telemarketing e ganhar um vale-coxinha” nos diverte, mas também nos coloca para refletir. Então, na próxima vez que for falar com um atendente, não o maltrate, pois ele já passa por muita coisa. Eles não são os culpados, a única culpada é a empresa. Lembre-se da fala do Dr. Eduardo Marinho, “telemarketing é uma m*rda!”.

Esse curta faz parte do catálogo do Festival Curtaflix. O Otageek está cobrindo todo o evento, no qual vocês podem encontrar diversos curtas com temas diferentes selecionados por curadores especiais, além de, claro, dar uma olhada nas críticas das sessões aqui no site!

Confira Também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Norman
Norman

Escrevo sobre animes, jogos, séries farofa e jogo uns joguinhos aí na Twitch.
Criador de conteúdo verificado pela miHoYo

Artigos: 223
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários