ASUS | Cinco benefícios dos jogos eletrônicos para a leitura

ASUS aponta características dos games que impulsionam o aprendizado

Em comemoração ao Dia do Livro, a ASUS ROG explora o papel fundamental dos jogos no desenvolvimento de habilidades cognitivas, leitura e compreensão textual. Nos últimos anos, os jogos eletrônicos têm sido reconhecidos não apenas como entretenimento, mas também como uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais. Antes vistos como atividades isoladas da leitura e alfabetização, os jogos agora surgem como aliados no processo de aprendizado. Essa relação enriquece a experiência educacional e amplia as possibilidades de conexão entre os gamers e a vasta literatura disponível. 

Pesquisas realizadas pelo professor James Paul Gee, doutor em linguística pela Universidade de Stanford, sugerem que os jogos podem ser uma via eficaz para o desenvolvimento da leitura. Ao inserir os jogadores em contextos desafiadores, também incentivam a interação e a tomada de decisões, essenciais para avançar na narrativa. No ambiente dos jogos, a leitura se torna uma habilidade imprescindível para compreender diálogos, ferramentas, personagens e a ambientação. Além disso, os jogadores não são apenas leitores, mas também escritores. Em contextos de mundo aberto, como o Palworld cada jogador constrói sua própria narrativa, contribuindo ativamente para a experiência. 

Em jogos como Prince of Persia ou Dragon´s Dogma 2, o entendimento da história e contexto do jogo é imprescindível para que o avanço seja fluido e o jogo desperte características emocionais do usuário, trazendo competitividade, tensão, tristeza, alegria e outras emoções causadas pelos games, gerando conexão com a história. 

Pensando nesses pontos, a ASUS separou 5 benefícios que os games podem trazer para o desenvolvimento da leitura: 

Melhora na compreensão textual: Jogos que envolvem narrativas complexas exigem que os jogadores acompanhem enredos, diálogos e descrições, sendo assim, fundamental para a imersão dentro do game, o que pode aprimorar a compreensão de textos narrativos. 

Estímulo à leitura: A necessidade de interagir com textos dentro do jogo, como instruções, diálogos e descrições de itens, pode motivar os jogadores a lerem mais e a se envolverem com diferentes tipos de textos. 

Desenvolvimento do vocabulário: A exposição a novas palavras e termos específicos de cada jogo pode ampliar o vocabulário dos jogadores, especialmente quando essas palavras são contextualizadas dentro da narrativa do jogo. Quando se joga em um notebook ou computador, muitas vezes o game estimula a escrita em algumas situações, fazendo com que o usuário aperfeiçoe ainda mais o seu vocabulário na escrita. 

Promove a interpretação: Jogos que apresentam enredos complexos e situações desafiadoras incentivam os jogadores a interpretarem informações e tomarem decisões estratégicas, o que pode ser transferido para a habilidade de interpretar textos escritos. 

Estimula a criatividade: Em jogos de mundo aberto ou com opções de personalização, os jogadores são incentivados a criar suas próprias histórias, o que pode expandir sua imaginação e criatividade, fomentando assim o interesse pela leitura e pela escrita. 

Para jogar com a máxima performance, acesse asusgaming.com.br e confira os notebooks ASUS ROG mais compatíveis com você.  

Sobre a ASUS

A ASUS é uma empresa líder global, conhecida pelas melhores placas-mãe, notebooks e monitores, entre outros dispositivos inovadores e intuitivos. Inspirada pelo propósito da marca “Em Busca do Incrível”, a ASUS projeta e constrói tecnologias inteligentes de última geração para proporcionar experiências incríveis que melhoram a vida das pessoas. A empresa coleciona prêmios ao redor do mundo, seja pela qualidade, inovação ou design de seus produtos. Além disso, a ASUS também é reconhecida como uma das Marcas Mais Admiradas do Mundo, pela revista Fortune. 

Continue lendo:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Pedro Hilário
Pedro Hilário

Nerd, gamer, amante de HQs, filmes de terror, colecionador de CDs de bandas que ninguém conhece, barman e Streamer. Prazer, eu sou Hilário.

Artigos: 1135
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários