Acompanhe o Otageek nas redes sociais
9 Livros Lançados Pela Intrínseca em Março
Quer uma boa indicação do que ler neste mês de março? Para te ajudar a escolher por onde começar, listamos os nove livros lançados pela intrínseca, tudo para que você aproveite o mês sempre acompanhado de um bom livro.
1 – Respire – James Nestor
Sinopse: Não importa se você faz dieta e exercícios ou se é jovem e forte: não dá para ser saudável se não estiver respirando da forma correta. Nada é mais essencial para a nossa saúde do que a respiração. Apesar disso, parece que desaprendemos a respirar corretamente.
Ao visitar escavações de antigas catacumbas, instalações soviéticas secretas, corais em Nova Jersey e ruas poluídas de São Paulo, o jornalista James Nestor pesquisou o que deu errado e como corrigir isso.
O autor entrevistou pessoas que estudam a ciência esquecida de antigas práticas de respiração e testou crenças sobre como respiramos. O que ele descobriu foi que um ajuste na forma de inspirar e expirar pode melhorar o desempenho de um atleta, rejuvenescer nossos órgãos, deter o ronco, a asma e doenças autoimunes e até endireitar colunas com escoliose.
Com o livro Respire, James Nestor promete transformar tudo que o leitor acreditava saber sobre nossa função biológica mais básica.
2 – Family Tree: Nascimento – Jeff Lemire, Phil Hester, Eric Gapstur e Ryan Cody
“Family Tree”, que significa “árvore genealógica”, é o registro de nossas heranças familiares ao longo do tempo. É dessa premissa que Jeff Lemire e Phil Hester partem para traçar uma história sombria e impactante sobre o fim do mundo, laços indestrutíveis e a força apocalíptica da natureza.
O mundo começa a ruir num dia qualquer, quando uma menina de oito anos inicia sua transformação em árvore. Desesperados, sua mãe, seu irmão e seu excêntrico avô embarcam numa jornada bizarra em busca da cura e de respostas, deparando-se com diversas ameaças pelo caminho.
A cada passo longe de casa, mais a menina-árvore se vê perto de completar essa terrível transformação e perder para sempre sua humanidade. Ou talvez tornar-se o que nasceu para ser.
Neste primeiro volume de Family Tree, mistério, ação e terror se combinam em uma distopia sobrenatural sobre uma família e um mundo em colapso.
3 – A decodificadora – Walter Isaacson
Quando Jennifer Doudna ainda cursava a sexta série, encontrou em sua cama um exemplar de A dupla hélice, de James Watson, deixado por seu pai. Avançando pelas páginas, ela ficou fascinada com os bastidores da competição científica e pela descoberta dos tijolinhos que constroem a vida.
Observando o modo com que as bactérias combatem os vírus, ela e sua equipe descobriram algo capaz de transformar a vida humana: uma ferramenta de manuseio simples capaz de editar a estrutura do DNA.
O CRISPR, como foi batizado o grupo de sequências repetidas, abriu um mundo de possibilidades na medicina e levantou delicadas questões éticas. Se a última metade do século XX foi uma era digital, estamos agora no limiar de uma revolução da vida e da ciência.
O uso do CRISPR e a corrida para o desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19 estão acelerando a transição para essa nova era de inovações biológicas. Devemos usar esse conhecimento para hackear a evolução? Devemos permitir que o poder aquisitivo dê aos pais a chance de modificar características de seus filhos?
Tendo capitaneado as importantes descobertas que levaram ao CRISPR, Doudna e sua parceira de pesquisa Emmanuelle Charpentier ganharam o Nobel de Química em 2020. Sua trajetória é uma emocionante história de detetive que envolve as mais complexas maravilhas da natureza, indo das origens da vida ao futuro da nossa espécie.
4 – Será que isso presta? – Jerry Seinfeld
Quando criam algum material novo, todos os comediantes se perguntam a mesma coisa: “Será que isso presta?” Jerry Seinfeld vem fazendo essa pergunta desde os 21 anos, quando chegou pela primeira vez ao Catch a Rising Star, templo da comédia stand-up de Nova York. Desde então, ele se tornou não apenas uma referência mundial no stand-up, mas o criador do seriado que leva o seu nome.
A vida o levou também para outros projetos, e hoje ele comanda um divertido programa de entrevistas com outros comediantes famosos. Mas, no fim das contas, ele sempre volta aos palcos, com um microfone na mão e uma plateia de desconhecidos.
Será que isso presta? é um compilado monumental da produção do comediante em suas cinco décadas de dedicação ao stand-up. Em diversos aspectos, é também uma autobiografia contada por meio de suas piadas, uma tirada genial após a outra. Uma obra definitiva para todo mundo que aprecia a linguagem universal do humor.
5 – A pergunta e a resposta – Patrick Ness
O Novo Mundo não é mais o mesmo. A promessa de paraíso virou um pesadelo. Nos primeiros anos de colonização do planeta, um germe brutal transformou o pensamento dos homens em um fluxo incessante de sons, o Ruído. Além disso, dizimou todas as mulheres. Ao menos era o que Todd Hewitt achava até conhecer Viola.
Depois de anos de paz, uma nova guerra se anuncia. Quando Todd fugiu de Prentisstown, descobriu segredos terríveis. Agora ele se vê cercado de inimigos e obrigado a encarar inúmeras crueldades para tentar proteger Viola, sem ao menos saber se ela está viva.
É nesse cenário que dois grupos vão travar um arriscado embate. De um lado, a poderosa Pergunta. Do outro, a bombástica Resposta. Do que eles serão capazes para conquistar seus objetivos, mesmo com a existência do Novo Mundo em risco? A pergunta e a resposta é o segundo volume da trilogia Mundo em caos, uma distopia de tirar o fôlego.
Publicada em mais de trinta países, a série que consagrou Patrick Ness como um dos maiores nomes da literatura jovem traça com maestria as contradições dos humanos e sua infinita insensatez diante das diferenças.
6 – A família Mandible: 2029-2047 – Lionel Shriver
O ano é 2029. Uma guerra fria mundial reestrutura a ordem socioeconômica do planeta, criando novos eixos de poder, em que a China enfim é alçada ao posto de maior potência global. Da noite para o dia, o dólar despenca e uma nova moeda internacional, o bancor, chega para substituí-lo.
Florence Mandible sofre as consequências desse cenário como uma típica representante da classe média. Um repolho passa a custar 20 dólares, o racionamento de água torna-se padrão e o ritual matinal não inclui mais café — a mudança climática arruinou as safras — nem jornais, já que todos deixaram de existir.
Sem escolha a não ser acolher os familiares sob seu teto — parentes que, assim como ela, dependem da herança do saudável patriarca, Douglas Mandible, de 97 anos —, Florence logo passa a administrar um ecossistema familiar frágil.
Em A família Mandible: 2029-2047, Shriver narra os percalços desse típico clã norte-americano e conduz o leitor por detalhes muito íntimos da psique de seus personagens. Ambientada em um futuro que já se vê dobrando a esquina, a saga dos Mandible é o retrato de um apocalipse menos catastrófico, mas igualmente perturbador: a completa ruína financeira.
7 – Garotas em chamas – C. J. Tudor
Há muito tempo uma história sinistra é contada na pequena Chapel Croft. Cinco séculos atrás, mártires protestantes foram traídos, e então queimados. Trinta anos atrás, duas adolescentes desapareceram sem deixar vestígios. E há algumas semanas, o responsável pela paróquia local se enforcou na igreja.
A reverenda Jack Brooks, mãe de uma jovem de quinze anos, chega a esse vilarejo em busca de um recomeço. Em vez disso, encontra um lugar tomado por conspirações e segredos, e é recebida com um estranho pacote de boas-vindas: um kit de exorcismo e um bilhete: “Não há nada escondido que não venha a ser descoberto.”
Quanto mais Jack explora a cidadezinha e conhece seus estranhos moradores, mais se aprofunda em feridas antigas, mistérios e suspeitas. E quando sua filha começa a ver meninas ardendo em chamas, fica evidente que há fantasmas por ali que se recusam a descansar. Neste thriller macabro e cheio de reviravoltas, C. J. Tudor mostra mais uma vez por que é uma das vozes mais originais da literatura contemporânea.
8 – Coleção It’s Okay to Not Be Okay – Jo Yong, ilustrados por Jam San
O k-drama It’s Okay to Not Be Okay (Tudo bem não ser normal) conquistou uma legião de fãs no mundo e movimentou as redes sociais brasileiras a cada novo episódio lançado pela Netflix.
Na produção, uma escritora de livros infantis bastante peculiar, um enfermeiro que trabalha em um hospital psiquiátrico e seu irmão mais velho, com transtorno do espectro autista, precisam enfrentar seus traumas e medos para conseguir vivenciar o amor e criar laços.
Junto a outros contos de fadas, as obras da personagem Ko Moon-young são os fios condutores da trama. A Intrínseca lança, em março, os três primeiros títulos da coleção. Em O menino que se alimentava de pesadelos, um garotinho assombrado por lembranças dolorosas faz um pacto com uma bruxa para dar fim ao seu tormento.
Em Criança zumbi, uma mãe doa tudo de si para nutrir o filho insaciável, mas percebe que talvez tenha ido longe demais. Já em O cão alegre, um cãozinho que brinca o dia todo mas que chora escondido à noite se dá conta de que sua liberdade está mais perto do que imaginava.
Poéticos, impactantes e com belas ilustrações, esses contos de fadas modernos trazem narrativas perturbadoras e comoventes, que refletem a personalidade soturna e misteriosa de Ko Moon-young e abordam com honestidade e crueza temas como solidão, liberdade, tristeza e afeto.
9 – Juntos, sempre – Carole e Carlos Ghosn
Em 19 de novembro de 2018, Carlos Ghosn foi detido pelas autoridades japonesas assim que desembarcou em Tóquio. Executivo de reconhecimento internacional pelo seu trabalho como CEO da Renault e da Nissan, Ghosn foi imediatamente isolado em um presídio, sem saber a razão.
Ele vinha de Beirute, onde passara o fim de semana com a esposa, Carole, que só soube o que aconteceu quando estava prestes a desembarcar em Nova York. Juntos, sempre é um relato escrito a quatro mãos sobre o período em que o casal ficou separado.
No dia a dia da prisão e nos períodos de liberdade vigiada, acompanhamos uma trama que envolve traição empresarial, acusações de uso indevido de bens corporativos, a ação diplomática de três países ─ pois Carlos é cidadão brasileiro, francês e libanês ─, e os bastidores do severo sistema judicial japonês.
Alternando o ponto de vista entre o casal a cada capítulo, acompanhamos a luta dos dois para provar a inocência de Carlos. O sofrimento pela separação, que incluiu ainda um longo período em que os dois foram proibidos até de se comunicar, só teve fim após uma ação espetacular que foi manchete em todo o mundo, quando Carlos conseguiu despistar as autoridades japonesas e abandonar o país para se estabelecer em Beirute com Carole, onde moram até hoje.
Espero que tenham gostado da nossa lista de hoje! Até breve.
Leia também:
E para comprar esses livros na Amazon, utilize nossos links abaixo e nos ajude a continuar produzindo Jornalismo Cultural Independente!
[…] 9 Livros Lançados Pela Intrínseca em Março […]