Acompanhe o Otageek nas redes sociais
8 Livros Lançados Pela Intrínseca em Abril
Quer uma boa indicação do que ler neste mês de abril? Para te ajudar a escolher por onde começar, listamos os oito livros lançados pela Intrínseca, tudo para que você aproveite o mês sempre acompanhado de um bom livro.
1 – Aqui quem fala é Albert Einstein – R.J. Gadney
Em 14 de março de 1954, uma estudante liga para o número errado e acaba engatando uma conversa com um dos cientistas mais renomados do mundo: Albert Einstein. Movido por sua característica curiosidade — a mesma que o fez questionar desde leis da física até convenções sociais e políticas —, Einstein estabelece com a jovem uma amizade que transformará sua vida de forma singular.
Aqui quem fala é Albert Einstein vai além das já conhecidas conquistas do teórico alemão para contar sua história de uma forma nunca antes vista. Com trechos factuais e pinceladas de ficção, a obra de R.J. Gadney faz uso de frases célebres, fotografias, postais, cartas e discursos do aclamado físico para apresentar um novo lado de Einstein. Turbulenta, charmosa e emocionante, esta mistura de biografia e ficção abrange quase cem anos de história europeia e mostra outra face do homem por trás da lenda.
2 – Sob um céu branco – Elizabeth Kolbert
Depois de causar tantos danos ao planeta, será que conseguiremos transformar novamente a natureza, desta vez para nos salvar?
Elizabeth Kolbert, vencedora do Pulitzer com o alarmante A sexta extinção, entrevista especialistas para tentar responder a essa pergunta e nos mostrar como os cientistas estão remodelando a Terra.
3 – O talentoso Ripley – Patricia Highsmith
Desde a publicação de O talentoso Ripley, em 1955, e as posteriores adaptações para o cinema, como a estrelada por Matt Damon, Tom Ripley conquista fãs ao redor do mundo, sendo cultuado como um dos sociopatas mais emblemáticos da literatura. Neste primeiro volume da série de cinco livros protagonizados por ele, Tom tenta se estabelecer em Manhattan após fugir de seu lar disfuncional.
Bom de lábia, exímio imitador e piadista, praticante de furtos e pequenos golpes, Tom vê sua sorte mudar ao receber uma proposta inusitada. Ele deve ir a uma aldeia na Itália e convencer Dickie Greenleaf, o filho de um rico industrial, a voltar para casa e assumir os negócios da família. O problema é que o vigarista é seduzido pelo estilo de vida do playboy.
A relação de amizade entre os dois se complica com a interferência de Marge, a típica boa menina americana, rica e apaixonada por Dickie. Não demora para o fascínio de Tom pela vida de Dickie assumir contornos de obsessão.
Quando este percebe o perigo e tenta se afastar, já é tarde demais: Tom vê na rejeição a motivação que faltava para roubar não só o dinheiro do amigo, como também sua vida e personalidade. Com O talentoso Ripley, Patricia Highsmith faz a introdução sangrenta e repleta de adrenalina dos percalços desse jovem capaz de tudo para manter seu estilo de vida.
4 – Ripley subterrâneo – Patricia Highsmith
Neste segundo volume, Tom Ripley está morando numa confortável propriedade no Sul da França ao lado de sua esposa, Heloise, a jovem herdeira de uma fortuna. Além de circular pelo jet set europeu e colher os frutos do roubo da identidade de Dickie Greenleaf, Tom administra um esquema de falsificação de quadros.
Tudo começa com a súbita valorização das obras do recluso pintor Derwatt, graças ao trabalho de divulgação dos amigos Jeff Constant e Ed Banbury. O que os compradores não sabem é que Derwatt está morto.
Quando os quadros originais são quase todos vendidos, Tom propõe à dupla que, com a ajuda do pintor Bernard Tufts, passem a criar obras inéditas atribuídas ao falecido. O esquema parece perfeito, até que um dos compradores desconfia da falsificação e ameaça ir à polícia.
Como sempre, Tom tem um plano: ele simplesmente assume a identidade de Derwatt e tenta convencer o comprador da legitimidade da peça. Um plano infalível, não fosse o descontrole emocional e a culpa de Tufts, que forçam Tom a mais uma vez adotar medidas surpreendentes e embarcar numa trama repleta de sangue e reviravoltas.
5 – A lista de convidados – Lucy Foley
Em uma ilha afastada na Irlanda, convidados se reúnem para uma união de dar inveja. O noivo é uma estrela de TV em ascensão. A noiva é editora da própria revista. A festa de casamento é um reflexo de suas personalidades: vestido e terno de grife, localização exclusiva, decoração luxuosa e uísque da melhor qualidade.
Tudo rigorosamente planejado. Mas a perfeição só existe nos planos. À medida que as garrafas de champanhe estouram, o ressentimento e a inveja começam a se sobrepor à alegria e aos votos de felicidade.
E então uma tempestade desaba sobre a ilha, e esse é só mais um motivo para abalar os ânimos já alterados. Depois de uma abrupta queda de luz, a garçonete anuncia que um corpo foi encontrado. Isolados e aguardando a chegada da polícia, apenas uma coisa é certa: o assassino é uma das pessoas presentes no evento.
6 – Daqui até o mar amarelo e outros contos – Nic Pizzolatto
Um guarda-florestal salta de um arco de 200 metros de altura. Um artista tenta construir sua obra-prima em um castelo. Uma professora procura o filho desaparecido seguindo rastros de um estêncil manchado de tinta. Um jovem e seu ex-técnico de futebol americano viajam para sequestrar uma garota.
Os personagens de Daqui até o mar amarelo e outros contos são pessoas comuns, mas a narrativa de suas jornadas nada usuais se aprofunda nas incertezas da existência humana, sem, no entanto, tentar desvendá-la.
Em uma viagem por onze histórias, o leitor é apresentado a uma miríade de experiências universais: memória e desejo, saudade e perda, um mergulho na realidade crua dos relacionamentos humanos.
Nic Pizzolatto explora os limites tênues entre o bem e o mal, o certo e o errado, enquanto seus personagens tentam transpor os abismos entre eles e os outros, entre o passado e o presente e, às vezes, os abismos ainda maiores que os separam de si mesmos.
7 – Jogador número um – Ernest Cline
O ano é 2045 e o mundo é um lugar terrível. Para escapar, a humanidade passa a maior parte do tempo no OASIS, uma realidade virtual utópica onde as pessoas podem ser o que quiserem e coisas fantásticas acontecem — magos duelam contra robôs japoneses gigantes, há planetas inteiros inspirados em Blade Runner e DeLoreans voadores podem atingir a velocidade da luz.
Wade Watts cresceu dentro do Oasis e, aos dezoito anos, a plataforma ainda é a melhor parte de sua vida. Mas está em risco, graças à Caçada. Quando Hallyday, o excêntrico criador do Oasis, morreu, deixou para trás um concurso para definir seu herdeiro.
Quem desvendar as pistas e chegar ao easter egg primeiro ganhará a fortuna do bilionário e o controle total da plataforma. Milhões de pessoas entram na disputa, inclusive Wade e funcionários de uma perigosa corporação, que pretende limitar o acesso à mesma.
Cinco anos se passam sem que ninguém consiga desvendar a primeira pista. Até que o nome de Wade vai para o topo do placar. De repente, o mundo inteiro está assistindo e novos rivais o alcançam: Art3mis, Aech, Daito, Shoto e, o pior de todos, Sarrento. Aos poucos, fica claro que a competição virtual tem riscos muito reais. E a única forma de sobreviver e salvar o Oasis é ganhando.
8 – Jogador Número Dois – Ernest Cline
Após o fim do desafio do fundador do OASIS, Wade Watts faz uma descoberta bombástica: uma tecnologia capaz de alterar a natureza da existência humana — e talvez piorar ainda mais as coisas. Chamado de Interface Neural OASIS, ou INO, o dispositivo permite que o usuário use os cinco sentidos no ambiente virtual e controle seu avatar usando apenas o pensamento.
O INO torna o Oasis mais viciante e perigoso do que nunca. Começa assim uma nova missão, uma caça ao último easter egg deixado por James Halliday, com um misterioso prêmio.
Ao longo dessa jornada, Wade e seus amigos se deparam com um inimigo extremamente poderoso, disposto a matar milhões para conseguir o que quer, com revelações do passado conturbado de Halliday e até mesmo com múltiplas versões do cantor Prince. Agora a vida de Wade e o futuro do Oasis estão em risco, mas dessa vez a humanidade pode ser a principal vítima dessa guerra cada vez mais real.
Com uma narrativa criativa e eletrizante, repleta de referências à cultura pop dos anos 1980 e ao universo nerd, Jogador Número Dois dá continuidade ao legado de sucesso de seu antecessor e lança os leitores novamente em uma aventura futurista e surpreendente.
Continue Lendo:
E para comprar os livros citados na Amazon, utilize nossos links abaixo e nos ajude a continuar produzindo jornalismo cultural de credibildiade!
[…] 8 Livros Lançados Pela Intrínseca em Abril […]
[…] 8 Livros Lançados Pela Intrínseca em Abril […]