7 Cineastas Brasileiros Prestigiados Internacionalmente

Ao falar sobre grandes cineastas, os primeiros que vem à mente serão possivelmente os hollywoodianos, entretanto, por vezes nos esquecemos dos cineastas brasileiros, que são prestigiados internacionalmente e contribuem bastante para o desenvolvimento e reconhecimento do cinema nacional brasileiro.

Ao falar sobre grandes cineastas, os primeiros que vem à mente serão possivelmente os hollywoodianos como Quentin Tarantino, Francis Ford Coppola, Martin Scorsese, Steven Spielberg, entre outros… poucos se lembrarão de cineastas brasileiros.

É fato, eles são fantásticos. Todavia, nesta matéria vamos nos manter em território nacional e falar uma pouco dos trabalhos de renomados cineastas brasileiros, os quais são muito prestigiados internacionalmente e contribuíram bastante para o desenvolvimento e reconhecimento do cinema nacional brasileiro.

1. Fernando Meirelles

Fernando é paulistano, cineasta, produtor e roteirista. Dentre suas produções nacionais e internacionais temos Cidade dos Homens (2002), Xingu (2011) e Rio, Eu Te Amo (2014), sendo um de seus maiores sucessos Cidade de Deus (2002), pelo qual foi indicado ao Oscar por melhor direção. Mais recentemente, uma de suas obras famosas é Dois Papas (2019).

1ª imagem, jovens de favela, como armas.
2ª Dois cleros conversando, sentados em uma mesa, em um jardim
Cidade de Deus/Dois Papas

2. Anna Muylaert

Cineasta, diretora de televisão e roteirista, Anna é natural de São Paulo e uma das roteiristas das criações dos programas Mundo da Lua (1991) e Castelo Rá-tim-bum (1995). Como diretora, seus maiores sucessos foram Mãe Só Há Uma (2016) e Que Horas Ela Volta? (2015). Esse último foi premiado em festivais internacionais como o Festival de Sundance e o de Berlim.

1ª Duas mulheres: idosa e a outra jovem, caminhado e conversando.
2ª Quatro pessoas em volta de uma árvore, conversado com uma cobra que esta dentro do buraco da árvore.
Que Horas Ela Volta?/Castelo Rá-tim-bum

3. Kleber Mendonça Filho

Kleber é pernambucano, crítico de cinema brasileiro, diretor, produtor e roteirista. Um dos maiores destaques de sua carreira foi o longa Bacurau (2019), que conquistou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes. Outros de seus trabalhos conhecidos são os filmes O Som Ao Redor (2012) e Aquarius (2016).

1ª Uma mulher olhando para o céu, atrás dela há um prédio azul.
2ª Um grupos de pessoas com um semblante sério
Aquarius/Bacurau

4. Laís Bodanzky

Natural da capital paulista, diretora de cinema e roteirista, Laís ficou conhecida após sua direção em O Bicho de Sete Cabeças (2000), que inclusive apresentou Rodrigo Santoro ao mundo. Dentre outros trabalhos de direção temos Chega de Saudade (2007), Melhores Coisas do Mundo (2010) e Como Nossos Pais (2017), sendo esse último premiado amplamente no Festival de Cinema Brasileiro de Paris e Festival de Gramado e recebendo indicações no Festival de Berlim.

1ª imagem: jovem sentado no chão, muito triste, a sombra de grades próximo ao seu corpo.
2ªimagem: uma família: mãe, duas filhas e marido, sentados na grama, conversando.
O Bicho de Sete Cabeças/Como Nossos Pais

5. Guel Arraes

Natural de Recife, Guel é cineasta e diretor de televisão brasileira. Seus trabalhos são ressaltados por referenciar o nordeste brasileiro, e um de seus maiores sucessos é O Auto da Compadecida (2000), um filme ainda muito aclamado pelos brasileiros mesmo após 20 anos de seu lançamento. Dentre outros longas que dirigiu temos Caramuru – A Invenção do Brasil (2001) e Lisbela e o Prisioneiro (2003).

1ªimagem: dos rapazes, em uma ambiente com alhos pendurados na parede. 
2ª imagem: Um casal separado por grades, a mulheres está vestida de noiva.
Auto da Compadecida/Lisbela e o Prisioneiro

6. José Padilha

Esse é possivelmente um dos cineasta brasileiros mais conhecidos devido a sua direção nos dois filmes Tropa de Elite I e II (2007 e 2010). O primeiro longa conquistou o Urso de Ouro no Festival de Berlim em 2008, além de melhor filme no Festival Hola Lisboa no mesmo ano.

Ambos os filmes ganharam vários prêmios brasileiros, além do último ser uma das maiores bilheterias nacionais. Outras direções de Padilha são RoboCop (2014), a série Narcos (2015) da Netflix e Rio, Eu Te Amo (2014).

Imagens de Tropa de Elite e Narcos. Destaque para cineastas brasileiros.
Tropa de Elite/Narcos

7. Carlos Saldanha

Carlos é carioca, diretor cinematográfico, dublador brasileiro, produtor e animador.

Animador? Como assim? Sim, Carlos Saldanha foi co-diretor em A Era do Gelo I (2003), e diretor nos dois posteriores da trilogia (2006 e 2009). Outras direções suas foram Rio (2011) e Rio 2 (2014) e o O Touro Ferdinando (2017).

Imagens de Era do Gelo, Rio e Touro Ferdinando. Destaque para cineastas brasileiros.
O Touro Ferdinando/A Era do Gelo/Rio

Leia também:

O Tempo e o Vento | Precisamos Conhecer e Consumir Mais Filmes Nacionais

Bingo: O Rei das Manhãs | 7 motivos para apreciar essa obra brasileira

A pergunta que fica pertinente agora é: quantos desses cineastas brasileiros você conhecia? Já havia assistido alguma dessas produções? Reponde aí nos comentários!!

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Leda Camara
Leda Camara

Paulistana, mas de coração mineiro, formada em Publicidade e Propaganda e pesquisadora midiática, atualmente finalizei meu segundo artigo acadêmico. E adivinha sobre oque eles falavam?
Sim, narrativas audiovisuais, o primeiro artigo é sobre a série Malhação - Viva a diferença e o segundo sobre a Viúva negra no MCU. Ambas as pesquisas norteiam questões de gênero e representação.
Além deste universo do cinema que amo, atuo nas áreas de employer branding e employee experience.

Artigos: 58
Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais velho
Mais novo Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

[…] preço promocional de R $2,90 até o dia 28 de março. São eles, o premiado ‘Aquarius’, de Kleber Mendonça Filho com Sonia Braga, a graciosa animação francesa ‘A Famosa Invasão dos Ursos na […]

[…] 7 Cineastas Brasileiros Prestigiados Internacionalmente […]

[…] 7 Cineastas Brasileiros Prestigiados Internacionalmente […]