Acompanhe o Otageek nas redes sociais
5 Motivos para jogar Pokemon: Red/Blue Rescue Team
Pokémon é uma série de jogos que possui muitos spin-offs, muitos tão (ou mais) jogados que a série original (e aposto que também pensou em Pokemon GO). Porém, uma das séries paralelas menos conhecidas é Mystery Dungeon , que mistura RPG, roguelike e estratégia baseada em turnos em um só jogo.
No caso de Pokemon Mystery Dungeon, os primeiros jogos da série spin-off foram os Rescue Team, inicialmente lançados para GBA (Red) e DS (Blue), em 2005. E eles ainda ganharam um remake para Switch nesse ano! Todos os jogos seguem a mesma história, tendo suas diferenças em gráficos, trilha sonora e Pokémons disponíveis. Então aqui estão alguns motivos (sem spoilers) para você conhecer pelo menos um desses jogos:
1 – História Envolvente
Diferente da maioria dos jogos da franquia, você não joga como um treinador (inclusive não se tem contato com nenhum), mas sim com um humano que foi transformado em Pokemon! Seu objetivo principal, então, é descobrir por que e como isso aconteceu.
Porém a história não foca apenas o jogador: boa parte dos objetivos consiste em ajudar os outros com sua equipe de resgate (daí o nome do jogo). Cada pedido de resgate é único, e sejam os da história ou os gerados automaticamente, você nunca entra em uma dungeon sem um objetivo claro.
2 – Jogabilidade Diferente
Mesmo sendo uma mistura de vários estilos, o jogo consegue ter uma coesão impressionante. Movimentando seu Pokemon principal em uma grade, os seus amigos Pokemon te seguem, avançam em inimigos, ficam recuados, etc. Tudo depende de escolhas que você faz nos menus do jogo. E é isso mesmo: já que você também é um monstrinho, você não captura ninguém, e sim faz amigos.
Todas as dungeons são criadas aleatoriamente. Ou seja, mesmo que você retorne em alguma, ela não será a mesma, mantendo apenas os tipos de inimigos e número de andares. Assim, cada exploração é uma busca diferente, não deixando o jogo maçante e aumentando seu tempo de vida.
Apesar disso, um dos problemas é a limitação da época, principalmente no caso do GBA. O mapa em cima da tela atrapalha bastante, assim como a quantidade limitada de botões, sendo necessário comandos de duas teclas para realizar alguns movimentos. Porém, tratando-se de uma estratégia baseada em turnos, há tempo suficiente entre cada movimento para realizar cada ação.
Leia também:
3 – Relação entre Pokémons e o ambiente
Durante o jogo, você tem contato com diferentes Pokémons vivendo seu dia-a-dia. Seja ao encontrar um Xatu encarando o sol, ou sendo assustado por um Digglet que se desenterra do seu lado, é muito divertido ver os Pokémons simplesmente vivendo e não somente ver uma caixa de texto contando suas peculiaridades.
4 – Gráficos Bonitos
Os gráficos são muito bem feitos: possuem expressões simples, mas que convencem, e cenários muito bem trabalhados. E apesar da versão para GBA também impressionar com seus gráficos simples e pixelados, o destaque vai para o remake: com gráficos que parecem desenhados e uma interface muito melhorada, a versão para Switch deve ser a escolha principal para todos que podem jogar nela.
5 – É uma Ótima Porta de Entrada para o Estilo
Já ouviu falar de jogos de estratégia em turnos ou descobriu agora? Se interessa, mas acha complexo demais? De qualquer forma, ‘Rescue Team’ é perfeito para você: com uma jogabilidade simples, tendo que controlar somente um personagem e não um exército, além de ter poucas consequências quando sua vida acaba, ele é uma ótima porta de entrada para você descobrir esse estilo e abrir oportunidades para vários outros jogos maravilhosos.
Texto escrito por Bruno Campos.
Quer saber mais sobre o universo GEEK? Então siga o Otageek no Twitter, no Facebook e no Instagram.