Acompanhe o Otageek nas redes sociais
5 filmes e séries que misturam realidade e jogos para assistir antes de Free Guy
O filme Free Guy, protagonizado por Ryan Reynolds, estreará nos cinemas brasileiros em 19 de agosto. Ele conta a história de um caixa de banco chamado Guy, o qual, em meio à sua inabalável rotina, acaba por descobrir que faz parte de um jogo que está prestes a ser destruído por seu criador (Taika Watiti). Agora, ele vai precisar se tornar um player para salvar seu mundo.
Nesse embalo, o Otageek trouxe 5 filmes e séries que misturam realidade e jogos para você se preparar para a estreia de Free Guy e controlar a ansiedade. Vamos à lista:
1 – Jogador Número Um
Jogador Número Um é um filme de ação e aventura lançado em 2018, dirigido por Steven Spielberg e baseado no livro homônimo escrito em 2011 por Ernest Cline, que também participou da escrita do roteiro do filme.
No enredo, a humanidade está em 2045 e encontra-se assolada por guerras, fome e desemprego. Devido a tal, os indivíduos fogem de sua vida através de um jogo de realidade virtual chamado OASIS (Ontologically Anthropocentric Sensory Immersive Simulation), criado por James Halliday e Ogden Morrow.
Porém, Halliday morre e deixa, assim, uma mensagem pré-gravada através do avatar Anorak, anunciando que concederá a propriedade do jogo e de toda a sua fortuna ao primeiro que resolver seu desafio, o qual consiste em encontrar um easter egg espalhado pelo mundo. Assim, o CEO da empresa Innovative Online Industries (IOI) contrata funcionários chamados “seis” para resolver o puzzle.
Os jogadores do OASIS não gostam nada da ideia, já que o dono da IOI pretende limitar o acesso ao jogo, que é o principal refúgio da maior parte da humanidade. O que ele não esperava é que o jovem Wade Watts fosse encontrar a primeira pista e largar na frente da disputa. A partir de então, o desafio passa a envolver riscos bem reais para o garoto, que está lutando contra gente muito poderosa.
2 – Alice no País das Maravilhas (Alice in Borderland)
Alice no País das Maravilhas é uma produção original Netflix lançada no final de 2020. E não se engane com o nome, pois a série não tem nada a ver com a história da garotinha que se perde em um sonho. Nesse enredo, um grupo de jovens vai parar numa dimensão paralela e precisa participar de jogos com diferentes temáticas a fim de ganhar dias de vida.
O problema é que esses jogos sempre envolvem o risco de morte e a cooperação com desconhecidos, o que é especialmente problemático quando se tem o azar de cair em um jogo com o tema “confiança e traição”. Ao final, os sobreviventes recebem uma carta de baralho com o número de dias obtidos até que um raio atinja sua cabeça e os mate. Para evitar esse trágico fim, eles precisarão, assim, jogar novamente e obter outra carta.
3 – Sword Art Online (SAO)
Sword Art Online é um anime lançado em 2012 no Japão e baseado na light novel homônima escrita por Reki Kawahara. Ele está disponível no Brasil pela Crunchyroll e pela Netflix.
Em 2022, um jogo de realidade virtual chamado Sword Art Online (SAO) é lançado, trazendo a tecnologia inovadora do capacete Nerve Gear. Através desse instrumento, o jogador é capaz de controlar seus movimentos no jogo através da mente, como o faz na vida real.
De início, 10.000 players entram em SAO e descobrem que são incapazes de sair. Nesse momento, o criador do jogo, Kayaba Akihiko, aparece em um holograma e anuncia que só poderão se desvencilhar da realidade virtual quando zerarem SAO. E isso só acontecerá caso passem por todos os 100 andares de Aincrad, castelo de aço no centro do mundo.
Mas existe um detalhe importante: todos os que morrem no jogo ou tentam retirar o Nerve Gear na vida real acabam morrendo de verdade. E é nesse cenário que se destaca Kirito, um dos 1.000 jogadores que tiveram acesso ao beta do jogo e, por isso, encontram-se em nível mais avançado, acreditando que serão capazes de zerar o mesmo e libertar a todos.
4 – Tron: O Legado
Tron é um filme de ação e aventura lançado em 2010 e dirigido por Joseph Kosinski, em sua estreia na direção.
Nessa história, o programador Kevin Flynn recria um programa chamado CLU, clone digital de si mesmo, para ajudar um outro programa, Tron, a trabalhar dentro de uma realidade virtual contida no supercomputador ENCOM 511. Então, dentro desse mundo digital, surgem os ISOs, algoritmos que funcionam como “pessoas virtuais”.
Porém, o programa CLU passa a ver os ISOs como uma imperfeição e planeja destrui-los, enquanto Flynn e Tron acreditam que eles sejam o próximo estágio da evolução digital. Dessa forma, o programa se volta contra Flynn, reformata Tron e o transforma em um soldado chamado Rinzler. No meio disso tudo, o próprio Flynn desaparece.
Misteriosamente, após 20 anos, o filho de Kevin, agora com 27 anos, recebe uma mensagem no antigo fliperama do pai. O jovem Sam, então, acaba indo parar no mundo virtual e se vendo no meio de jogos de vida ou morte junto aos programas dissidentes capturados por sentinelas. Agora ele precisará se virar nesse avançado e perigoso mundo para sair vivo.
5 – Nerve – um Jogo sem Regras
Nerve: um Jogo sem Regras é um thriller de 2016 dirigido por Henry Joost e Ariel Schulman, indicado ao People’s Choice Awards 2017 na categoria “Filme de Thriller Favorito”.
No enredo, a tímida estudante Vee, por ser vista como passiva e sem atitude, é pressionada pelos amigos a participar do jogo Nerve, no qual as pessoas recebem tarefas formuladas por aqueles conhecidos como “observadores”. Ao cumprir a tarefa, o jogador recebe um prêmio em dinheiro, mas perde tudo se desistir do jogo.
Porém, ela e o jovem Ian, que conheceu no jogo, passam a chamar a atenção dos observadores e recebem tarefas cada vez mais perigosas. Então, o que era para ser apenas um jogo inocente torna-se um teste de sobrevivência.
E aí, o que achou da nossa lista? Deixe sua opinião nos comentários e não deixe de acompanhar o Otageek, pois já já lançaremos a crítica de “Free Guy: Assumindo o Controle”.
Leia também:
[…] 5 filmes e séries que misturam realidade e jogos para assistir antes de Free Guy […]
[…] 5 filmes e séries que misturam realidade e jogos para assistir antes de Free Guy […]
[…] 5 filmes e séries que misturam realidade e jogos para assistir antes de Free Guy […]
[…] 5 filmes e séries que misturam realidade e jogos para assistir antes de Free Guy […]
[…] 5 filmes e séries que misturam realidade e jogos para assistir antes de Free Guy […]