Acompanhe o Otageek nas redes sociais
93 anos de Stanley Kubrick | Confira 5 filmes essenciais do diretor
Para comemorar o 93º aniversário de Stanley Kubrick, confira cinco filmes não tão conhecidos – mas não menos essenciais – do diretor.
Nascido em 26 de julho de 1928, o icônico cineasta Stanley Kubrick teria feito 93 anos nesta segunda-feira. Conhecido por ter sido pouco prolífico e muito exigente, Kubrick marcou o cinema mundial com suas obras, inspirando diversos outros diretores e profissionais do audiovisual – de Denis Villeneuve a Céline Sciamma, de Steven Spielberg ao Martin Scorsese. Desta forma, nós do Otageek apresentamos aqui cinco filmes do diretor que você talvez não conheça, mas que são fundamentais para entender a obra do cineasta como um todo e seu impacto cultural.
5) Barry Lyndon (1975)
Talvez o mais subestimado dos filmes de Kubrick, Barry Lyndon é um grande exemplo de seu controle minucioso sobre a mise-en-scène. Remetendo ao seu início de carreira como fotógrafo para a revista Look, aqui o diretor transforma cada frame em um quadro do século XVIII, capturando os cenários das desventuras do personagem-título com uma lente projetada pela NASA especialmente para que ele pudesse gravar as cenas apenas com a luz natural do ambiente, sem o uso de iluminações artificiais. O resultado é belíssimo e vale a pena ser conferido.
O filme está disponível na HBO Max.
4) Dr. Fantástico (1964)
Em Dr. Fantástico, Kubrick realça duas das características mais conhecidas de seu cinema: o humor cínico e a total descrença na humanidade. Esta última viria a transparecer cada vez mais em seus filmes com o passar do tempo, mas comédia assumidamente comédia só há uma no currículo do diretor, e ela consiste em uma hora e meia de tiração de sarro com o fantasma que rondava a sociedade estadunidense dos anos 60: a Guerra Fria e o inevitável fim do mundo.
O filme está disponível para aluguel e compra na Google Play, Microsoft Store, Apple TV e YouTube.
3) Nascido Para Matar (1987)
Na toada de obras como Apocalypse Now (1979) e Platoon (1986), em 1987 Kubrick nos apresentou ao seu próprio olhar sobre a Guerra do Vietnã. O resultado é Nascido Para Matar, mais uma obra que realça sua enorme descrença quanto à humanidade, e que não mede esforços para mostrar o quão ridículos e egocêntricos são os conflitos armados que ainda vemos ocorrer entre as nações.
O filme está disponível no Telecine Play.
2) De Olhos Bem Fechados (1999)
O canto do cisne de Kubrick veio na virada do milênio, e não poderia ser mais representativo daquele período histórico e de seu criador: com tons de gótico em sua narrativa, esta adaptação do livro Breve História de Sonho, de Arthur Schnitzler, é um cutucão desconfortável na moral judaico-cristã ocidental, e é protagonizado pelo mesmo casal visto como modelo e ídolos para esta sociedade no fim dos anos 90, os até então muito bem-casados Nicole Kidman e Tom Cruise.
O filme está disponível no HBO Max.
1) Glória Feita de Sangue (1957)
Muito se discute sobre a utilidade de filmes de guerra. Há quem diga que, mesmo que não intencionalmente, nunca passam de propaganda bélica, endossando a noção colonialista de que o domínio de uma nação ou povo sobre outro é inevitável, ainda que indesejável.
Com Glória Feita de Sangue, um de seus três filmes de guerra (sendo os outros dois o já citado Nascido Para Matar e Medo e Desejo, de 1953) e primeira parceria com o ator Kirk Douglas (a segunda seria Spartacus, de 1960), Kubrick desconstrói muitos dos preceitos até então estabelecidos sobre filmes de guerra e faz um que se passa não em trincheiras, mas em escritórios e salões, destrinchando a corrupção e o egocentrismo daqueles nos altos escalões, que não se importam com as vidas daqueles que comandam.
O filme está disponível no Telecine Play.
Leia Também:
[…] 93 anos de Stanley Kubrick | Confira 5 filmes essenciais do diretor […]
[…] 93 anos de Stanley Kubrick | Confira 5 filmes essenciais do diretor […]
[…] 93 anos de Stanley Kubrick | Confira 5 filmes essenciais do diretor […]