Acompanhe o Otageek nas redes sociais
5 documentários sobre a indústria alimentícia e o veganismo
O tópico da indústria de alimentos de origem animal e seus problemas vem sendo abordado por mais pessoas a cada dia. O veganismo é um movimento que busca excluir todas as formas de exploração e crueldade contra os animais, desde a alimentação ao vestuário e outras categorias do consumo.
Portanto, os documentários que abordam esses temas são regularmente uma porta de entrada para o movimento. E aqui vamos listar 5 documentários para se informar mais sobre a indústria de alimentos de origem animal e o veganismo.
Dominion (2018)

O documentário dirigido e produzido por Chris Delforce mostra a crueldade com os animais na indústria de forma ampla. São abordadas seis questões: animais de criação, animais selvagens, animais de companhia, animais de entretenimento, animais de pêlo e testes com animais.
A obra é narrada por Joaquin Phoenix (Ela; Coringa), Rooney Mara (Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres; Carol), Sadie Sink (Stranger Things), Sia e Kat Von D.
Ele está disponível em diversas plataformas de compartilhamento de vídeo.
Leia também:
• Lançamento Intrínseca | Jogador Número Um e Jogador Número Dois – Otageek
• Piticas | Vista seu lado fã com Bishoujo Senshi ‘Sailor Moon’ – Otageek
• Festival Curtaflix | Entrevista com diretor Victor Fisch – Otageek
A Carne é Fraca (2005)

Esse documentário nacional foi produzido pelo Instituto Nina Rosa, uma organização independente que milita pela defesa dos animais e o consumo sem crueldade. “A Carne É Fraca“ expõe a realidade da pecuária tanto no Brasil como fora do país, além de contar com a participação de pesquisadores da Universidade de São Paulo.
O filme está disponível gratuitamente na plataforma de vídeos Youtube.
Cowspiracy (2014)

Produzido e dirigido por Kip Andersen e Keegan Kuhn, “Cowspiracy” analisa e expõe os impactos da pecuária e da pesca na natureza. Ao mesmo tempo, é investigado como organizações protetoras do meio ambiente lidam com essas questões.
Uma nova versão do documentário, com Leonardo DiCaprio como produtor-executivo, estreou mundialmente na Netflix em 2015.
Vegano Periférico (2020)

“Vegano Periférico” é um documentário nacional produzido pela Habitante Filmes e lançado pela Mídia Ninja em parceria com a Xepa Ativismo. O filme acompanha a vida dos irmãos gêmeos Leonardo e Eduardo Luvizetto, veganos e moradores do Parque Itajaí, periferia de Campinas, no interior de São Paulo.
O intuito da obra é quebrar o paradigma elitista que marca o veganismo. A história do Vegano Periférico, no entanto, iniciou-se antes do documentário, quando os irmãos criaram uma página no Instagram de mesmo nome para provar que não é necessário ter muito dinheiro para ser vegano e eliminar de vez alimentos de origem animal.
Atualmente, o filme pode ser assistido de forma gratuita no Youtube do Mídia Ninja.
Seaspiracy (2021)

Dirigido e estrelado por Ali Tabrizi, “Seaspiracy” trata principalmente sobre o impacto ambiental da pesca. O filme tem produção de Kip Andersen. “Seaspiracy” estreou por todo o mundo na Netflix em março de 2021 e atraiu atenção em vários países.
O filme apresenta os impactos humanos na vida marinha: a poluição, redes fantasmas e pesca predatória ao redor do mundo. Ao mesmo tempo, critica os esforços de organizações ambientais para reduzir o consumo individual de plástico, levando em conta o impacto das redes fantasmas. Dessa forma, o documentário defende reservas marinhas e a eliminação do consumo de peixes.
Curtiu a lista? Anote aí para maratonar!