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4ª geração do K-Pop tweeta mais de 7 vezes por dia
Em parceria com a empresa de dados K-Pop Radar, o Twitter fez um estudo que analisou o uso da plataforma pelas várias gerações de artistas do K-Pop e descobriu que o serviço é uma das ferramentas mais importantes na comunicação entre eles e os fãs.
Para a pesquisa, foram analisados 69 artistas do gênero, com mais de 300 mil seguidores cada, separados por gerações – a história do ritmo sul-coreano é dividida em fases determinadas pelo período e também pelas características específicas na musicalidade e nas danças.
Os grupos da quarta geração de K-Pop se provaram os mais ativos no Twitter e tiveram uma média total de 323 Tweets antes mesmo de fazerem suas estreias globais. Esse fator pode ser fundamental para o sucesso dos artistas mais novos que estão entrando no mercado internacional mais cedo e realizando seus primeiros shows no exterior 13 meses antes dos artistas da geração anterior.
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O modo com que esses artistas usam o Twitter mudou drasticamente com o tempo. Excluindo a primeira geração, que estava ativa antes do lançamento da plataforma, as estrelas do K-Pop participam cada vez mais de conversas no serviço.
Por exemplo, a segunda geração Tweetou, em média, pouco mais de uma vez por dia. A terceira aumentou o ritmo, Tweetando diariamente 3,5 vezes em média e, por fim, a quarta geração, mais ativa, chega a Tweetar 7 vezes por dia, o dobro da anterior.
Além disso, essas bandas estão usando o Twitter cada vez mais cedo. Enquanto estrelas da segunda geração Tweetaram pela primeira vez, em média, 1.154 dias após a sua estreia, artistas da terceira geração entraram no Twitter muito mais cedo: somente 132 dias depois de começarem.
Já artistas da quarta geração deram um passo à frente nesta tendência: agora, as bandas estão Tweetando, em média, 116 dias antes mesmo de debutar como grupo.
“A comunicação direta com fãs globais pelo Twitter se tornou uma fórmula de sucesso para artistas do K-Pop”, comenta Yeon Jeong Kim, diretora de parcerias globais de conteúdo de K-Pop & K-Content do Twitter, que liderou esta análise. “Quando o BTS, um grupo de terceira geração, teve conversas em tempo real com a sua ARMY global, foi um exemplo para a próxima tornar isso uma característica de seu envolvimento com os fãs. Artistas de quarta geração, como THE BOYZ, Stray Kids, ATEEZ, TOMORROW X TOGETHER e ITZY, que usaram o Twitter como um canal de comunicação ativo antes mesmo de suas estreias, estão avançando para os palcos globais mais rápido do que as gerações anteriores, o que demonstra que a comunicação com base no digital tem um impacto significativo no crescimento de seus fãs”, afirma.
A pesquisa incluiu, entre outros, os seguintes artistas:
- Segunda geração – TVXQ ( @TVXQ ), Super Junior ( @SJofficial ), Girls ’Generation ( @GirlsGeneration ), SHINee ( @SHINee ), 2PM ( @ follow_2PM ).
- Terceira geração – EXO ( @weareoneEXO ), BTS ( @BTS_twt ), GOT7 ( @ GOT7Official ), MAMAMOO ( @RBW_MAMAMOO ), Red Velvet ( @RVsmtown ), MonstaX ( @OfficialMonstaX ), SEVENTEEN ( @ Pledis_17 ), SEVENTEEN ( @ Pledis_17 ) JYPETWICE), NCT ( @NCTsmtown ), BLACKPINK ( @BLACKPINK ).
- Quarta geração – THE BOYZ ( @Creker_THEBOYZ ), Stray Kids ( @Stray_Kids ), GIDLE ( @G_I_DLE ), ATEEZ ( @ATEEZofficial ), ITZY ( @ITZYofficial ), TOMORROW X TOGETHER ( @TXT_BigHit ), TREASUREMit) aespa ( @aespa_official ), ENHYPEN ( @ENHYPEN_members ).