Acompanhe o Otageek nas redes sociais
45ª Mostra recebe o Seminário Internacional de Mulheres no Audiovisual nos dias 25 e 26 de outubro
O evento, gratuito, contempla duas mesas de discussão e será aberto ao público com transmissão pelo canal da Mostra no Youtube.
Pelo segundo ano consecutivo, mulheres do setor audiovisual se reúnem durante a realização da Mostra para discutir, em dois encontros, a participação feminina na indústria, com convidadas da França, países da América Latina e Espanha.
No primeiro encontro, Leslie Thomas, secretária geral do CNC – Centre National du Cinéma et de l’Image Animée, órgão vinculado ao Ministério da Cultura da França, vai compartilhar os avanços das políticas públicas implementadas a partir de 2019 para promover a igualdade de gênero na indústria audiovisual, em uma conversa com a ex-consulesa da França do Brasil, Alexandra Loras.
Dentre as políticas adotadas, foi estabelecida a concessão de um bônus para produções com maioria de mulheres em posições de liderança criativa, aumentando em 15% seu apoio financeiro, e a inclusão de cláusula sobre assédio sexual nos contratos de seguro das produções audiovisuais, garantindo a interrupção das filmagens para averiguação de denúncias.
Já no segundo encontro do seminário, vamos conhecer os movimentos de mulheres do audiovisual da Argentina (Sabrina Farji | La Mujer y el Cine), do Chile (Camila Rodó Carvallo | Nosotras Audiovisuales), do México (Theresa Solis | Mujeres en el Cine y la Televisión e da Espanha) e da Espanha (Cristina Andreu | CIMA – Asociación de Mujeres Cineastas y de Medios Audiovisuales) que, juntamente com Tata Amaral, do +Mulheres (Brasil) vão conversar sobre como atuar para que na indústria audiovisual se promova uma real igualdade de gênero.
Na abertura da mesa será apresentada a pesquisa “Mulheres na Indústria Audiovisual: Um panorama de Países da América Latina e da Espanha” promovida pela WIPO – World Intellectual Property Organization, instituição vinculada à ONU. Realizada por quatro brasileiras, Débora Ivanov, Luciana Vieira, Aleteia Selonk e Marcia Candido, entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021, essa pesquisa traz dados sobre a participação feminina no audiovisual da Argentina, Brasil, Espanha, México e Uruguai, mostrando a marcante semelhança entre eles no que se refere à minoria das mulheres no exercício das funções de liderança criativa (direção e roteiro) e nas funções técnicas.
O estudo, publicado em espanhol e inglês, pode ser acessado no site da WIPO:
Versão em Espanhol: https://www.wipo.int/export/sites/www/ip-development/es/agenda/pdf/4_case_study_1_women_av.pdf
Versão em Inglês: https://www.wipo.int/export/sites/www/ip-development/en/agenda/pdf/4_case_study_1_women_av.pdf
Os encontros, gravados, serão apresentados nos dias 25 e 26 de outubro.
Programação:
MESA 1: Diversidade – as políticas promovidas pelo CNC / França