Acompanhe o Otageek nas redes sociais
1º dh fest traz Sebastião Salgado, Tássia Reis, Chico Cesar, filmes e debates
O 1º dh fest – Festival de Cultura em Direitos Humanos acontece de 07 a 14 de março de forma online e gratuita, via plataformas e redes sociais.
A programação reúne filmes, performances musicais e debates de diversas temáticas ligadas aos Direitos Humanos com apresentações musicais exclusivas de nomes como Chico César, Tássia Reis, coletivo Baile em Chernobyl e Kunumi MC.
Um ciclo de debates reúne personalidades como o fotógrafo Sebastião Salgado, a romancista Conceição Evaristo, o escritor Ailton Krenak, a cineasta Tata Amaral e o documentarista chileno Patrício Guzmán.
Estão programados 11 longas-metragens recentes, com destaque para a estreia de Kunhangue Arandu – A Sabedoria das Mulheres, de Alberto Alvares e Cristina Flória. O filme foi realizado na Terra Indígena Jaraguá, em São Paulo e foca no universo das mulheres Guaranie.
Outros destaques são os títulos inéditos comercialmente no Brasil, como A Cordilheira dos Sonhos, de Patrício Guzmán, vencedor do prêmio de melhor documentário no Festival de Cannes; Meu Nome é Bagdá, de Caru Alves de Souza, melhor filme na mostra Generation 14Plus do Festival de Berlim; Para Onde Voam as Feiticeiras, de Eliane Caffé, Carla Caffé e Beto Amaral, melhor filme no festival Queer Porto 6, em Portugal; e Selvagem de Diego da Costa, vencedor do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.
O festival conta ainda com exibições de 26 curtas, um deles em pré-estreia mundial: Finado Taquari, de Frico Guimarães. Ademais, Perifericu, sobre as adversidades de ser LGBT nas periferias paulistanas, premiado melhor filme no Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo e o fenômeno Carne, animação que conquistou mais de 70 premiações e integrou a shortlist para o Oscar 2021.
Primeiro dh fest promove debates com foco em direitos humanos
A abertura acontece no dia 7/03 (domingo), às 19h00, com apresentação do músico Chico César, seguida de exibições de filmes.
No Dia Internacional da Mulher, 8/03, o festival promove uma programação especial com exibições de filmes, que inclui a estreia de Kunhangue Arandu – A Sabedoria das Mulheres, debate com o tema “Mulheres e resistência: narrativas para romper silêncios”, com Conceição Evaristo, Maria Clara Araújo e mediação de Semayat Oliveira e show de Tássia Reis.
No dia 9/03, terça-feira, o evento realiza o debates “Aldeias, quilombos e periferias: o poder das palavras na luta por direitos”, com Catarina Guarani, Nêgo Bispo e mediação de Bianca Santana. JánNo dia 13/03, sábado, acontece o debate “Somos a terra: os direitos da natureza e o futuro da humanidade”, com Ailton Krenak, Sebastião Salgado, e mediação de Ana Toni.
Outro destaque no ciclo de debates é “Vladimir Herzog e o documentário social: memória e justiça”, dia 10/03, com João Batista de Andrade, Tata Amaral e Paula Sacchetta sobre o jornalista Vladimir Herzog. Símbolo dos horrores cometidos pela violência da ditadura militar no Brasil, será debatido seu papel fundamental no cenário cinematográfico brasileiro nas décadas de 1960 e 1970.
Também “Meu norte é o sul: retratos latino-americanos no cinema”, com Patricio Guzmán e Luiz Carlos Merten sobre carreira do cineasta chileno Patricio Guzmán, autor de A Cordilheira dos Sonhos.
Confira também:
Para conferir o conteúdo de toda a programação do festival, acesse o site oficial www.dhfest.com.br.
Mais informações sobre o evento podem ser acompanhadas através de suas redes sociais Instagram, Twitter e Facebook.
O 1º dh fest – Festival de Cultura em Direitos Humanos é uma realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Pardieiro Cultural, Instituto Vladimir Herzog e do Sesc São Paulo.