10 novos diretores para se prestar bastante atenção

É fato que todas têm o seu valor e sua importância dentro da indústria cinematográfica

Nesses últimos anos, uma nova safra de diretores surgiu na indústria hollywoodiana. Esses cineastas agradaram tanto a crítica quanto o público com seus respectivos filmes, ocasionando, assim, indicações às inúmeras premiações de cinema, inclusive ao Oscar.

O interessante é que esses diretores, mesmo com pouco tempo de carreira, já realizaram obras interessantíssimas e muitas delas de uma visão bastante particular. E por mais que algumas acabaram dividindo opiniões, é fato que todas têm o seu valor e sua importância dentro da indústria cinematográfica.

Por isso, listamos os 10 novos diretores para se acompanhar com muita atenção.

1- Jordan Peele

Jordan Peele
Jordan Peele

Com 41 anos, Jordan Peele iniciou seu trabalho como diretor no aclamadíssimo filme Corra (2017). O longa foi um sucesso de público e crítica, proporcionando a Peele poder seguir com suas histórias que chamam a atenção para as causas raciais.

Portanto, essa temática também é abordada no seu segundo longa-metragem, Nós (2019). O filme acabou por não ser tão badalado como o anterior, mas o longa tem sim o seu valor e proporcionou à Lupita Nyong’o uma atuação impecável e, para muitos, a melhor atuação de sua carreira.

No Oscar de 2018, Jordan Peele levou o prêmio de melhor roteiro original por Corra, além da obra ter sido indicada na categoria de melhor atuação, melhor direção e melhor filme.

2 – Greta Gerwig

Greta Gerwig
Greta Gerwig

Iniciando como atriz e roteirista, Greta Gerwig, de apenas 36 anos, começou a sua carreira como diretora no longa-metragem aclamadíssimo pela crítica Lady Bird: A hora de voar (2017). Gerwig é defensora do movimento feminista e realiza obras de uma forma muito particular e natural, transitando pelo atual e clássico de um jeito muito pessoal.

Em 2019, ela lançou Adoráveis Mulheres, a sua adaptação do clássico livro “Mulherzinhas”. A diretora estará responsável pela adaptação do Live-Action da “Barbie”, que ainda não tem data prevista para estreia.

Em 2018, Lady Bird teve 5 indicações ao Oscar, incluindo melhor filme, melhor atriz e melhor direção. Já em 2020, Adoráveis Mulheres levou o prêmio de melhor figurino.

3 – Josh Safdie e Ben Safdie

Josh e Ben Safdie
Josh e Ben Safdie

Os irmãos Safdie tiveram um reconhecimento na indústria holywoodiana após suas pequenas produções independentes. O primeiro grande trabalho dos irmãos ocorreu em O bom comportamento (2017), filme estrelado por Robert Pattinson. Em seguida, lançaram o longa Joias Brutas (2019), estrelado por Adam Sandler e exibido pela Netflix. Os dois filmes foram sucessos de crítica, além de muitos cravarem que em Joias Brutas , Sandler realizou a melhor performance da sua carreira.

Os dois longas acabaram não estando nas premiações do Oscar. Entretanto, tiveram seus nomes presentes nos festivais independentes dos EUA.

4 – Damien Chazelle

Damian Chazelle
Damian Chazelle

Um garoto ainda na indústria de Hollywood, Damian Chazelle, de apenas 35 anos, já se consagrou como um dos melhores cineasta da atualidade. Com os filmes Whiplash: Em Busca da Perfeição (2014), La La Land (2016) e seu último longa O Primeiro Homem (2018), o diretor mostrou a sua facilidade para transitar pelo drama, romance e musical.

Na disputa do Oscar, os 3 filmes concorreram a inúmeras premiações, sendo que Chazelle venceu o prêmio de melhor direção por La la land no Oscar de 2017.

5 – Lorene Scafaria

Lorene Scafaria
Lorene Scafaria

Após dirigir alguns episódios da série New Girl e o filme A intrometida em 2016, Lorene Scafaria, de 42 anos, lançou em 2019 o longa-metragem As Golpistas. O filme, que chamou a atenção pela qualidade narrativa e performance de Jennifer Lopez, acabou agradando tanto o público quanto a crítica.

O filme acabou ficando de fora das premiações do Oscar. Entretanto, Lopes ganhou o prêmio de melhor atriz coadjuvante no Satellite Award.

6 – Ryan Coogler

Ryan Coogler
Ryan Coogler

Com apenas 34 anos, Ryan Coogler é um dos cineastas mais importantes dessa nova geração. Coogler iniciou seus trabalhos na direção do excelente longa-metragem Fruitvale Station (2013), estrelado por Michael B.Jordan.

A partir daí, ele seguiu a parceria com o astro, inovando a franquia “Rock” com Creed (2015) e Creed 2 (2018). Além do mais, Coogler foi o responsável pela direção de Pantera Negra (2018), um dos filmes mais importantes não só do universo Marvel, mas também, da indústria por um todo.

No Oscar de 2019, Pantera Negra foi indicado a inúmeras categorias, inclusive melhor filme. Ele acabou então por levar os prêmios de melhor trilha sonora, melhor figurino e direção de arte.

7 – Daniel Rezende

Daniel Rezende
Daniel Rezende

O agora diretor de 45 anos, Daniel Rezende, trabalhou como montador em inúmeros filmes, como Cidade de Deus, Ensaio sobre a cegueira, Tropa de elite, dentre tantos outros. Em 2017, Rezende iniciou a sua carreira como diretor no filme Bingo: O rei das manhãs, em 2019 adaptou a história de Mauricio de Sousa no longa-metragem Turma da Mônica: Laços, e no mesmo ano lançou, junto à Netflix, a série Ninguém tá olhando. O interessante é como Rezende transitou facilmente do drama à comédia juvenil, tendo as cores como marca registrada em seus trabalhos.

No grande prêmio do cinema brasileiro, Bingo: O rei das manhãs, venceu em várias categorias, incluindo melhor longa-metragem de ficção, melhor direção de arte e melhor atuação para Vladimir Brichta.

8 – Robert Eggers

Robert Eggers
Robert Eggers

Com apenas 2 filmes e nos seus 36 anos, Robert Eggers chamou a atenção principalmente da crítica pelo seu modo de retratar o terror psicológico em suas histórias. Seja em A bruxa (2015) ou O Farol (2019), Eggers trouxe filmes de primeiríssima qualidade e um ar novo para o gênero.

Nas premiações do cinema independente, A bruxa levou no Empire Award de 2017, o prêmio de melhor filme de terror. Já O Farol ganhou os prêmios de melhor lançamento limitado, melhor ator para Robert Pattinson e Willem Defoe e melhor fotografia no Independent Spirit.

9 – Patty Jenkins

Patty Jenkins
Patty Jenkins

A cineasta de 45 anos é a responsável por adaptar Mulher-Maravilha (2017) nos cinemas. Patty Jenkins foi a pioneira nesse novo caminho da Warner nas telonas, trazendo um aspecto mais leve e divertido para o universo de heróis do estúdio.

Mulher-Maravilha acabou sendo um sucesso entre o público e a crítica, ocasionando a sequência imediata do longa, Mulher-Maravilha 1984.

10 – Ari Aster

Ari Aster
Ari Aster

O jovem diretor de apenas 33 anos chegou mostrando que sabe lidar com o terror psicológico, seja na escuridão ou em plena luz do dia. Ari Aster obteve assim um sucesso absurdo da crítica com Hereditário (2018) e Midsommar (2019).

Os dois filmes foram indicados a algumas categorias do cinema independente. Midsommar levou destaque no Chainsaw Awards 2020, ganhando os prêmios de melhor grande lançamento, melhor direção e melhor roteiro.

Leia também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Lucas Almeida
Lucas Almeida
Artigos: 304
Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais velho
Mais novo Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

[…] 10 novos diretores para se prestar bastante atenção […]