League Of Legends | Conheça a famosa fila de armas do Aphelios

O guia definitivo de como organizar as armas do bonecão de 200 anos de balanceamento. 

Se você joga League Of Legends, provavelmente já ouviu falar do Aphelios e da sua mecânica diferenciada. Mas, se você joga com o atirador, você provavelmente já ouviu algum comentário sobre a “fila de armas do Aphelios”. E que diabos isso significa?

De fato, existe uma fila padrão de armas. E, mesmo sendo um campeão lançado em 2019, nem todos sabem, mas você pode, sim, organizar as armas da forma desejada, porém isso é para depois. Vamos a um resumo básico sobre Aphelios, a Arma dos Devotos.

Aphelios ajoelhado em imagem oficial da Riot Games - Otageek
Arte oficial do campeão Aphelios, a Arma dos Devotos. Imagem via Riot Games.

Armas

Aphelios possui 5 armas diferentes, e cada uma tem sua particularidade. Todas vêm com o mesmo número de munições, uma habilidade única e uma ultimate. Ao contrário de todos os outros campeões do jogo, Aphelios possui uma interface diferente: o campeão só conta com habilidades especiais no (Q), enquanto seu (W) serve para trocar entre a arma primária e a secundária, e o seu (E) para ver qual será a próxima arma disponível

Outra particularidade é que, ao ganhar nível, você evolui um status (dano, ataque speed e letalidade), não uma skill

Interface de comandos do personagem Aphelios - Otageek
Interface e atalhos de Aphelios. Imagem via Reddit.

Voltando às armas, Aphelios pode usar duas de cada vez, e todas possuem 50 tiros de munição. Cada ataque básico consome uma unidade de munição, e, quando usado uma habilidade especial (Q), 10 dessas munições são consumidas de uma vez. Quando uma arma fica sem munição, a mesma é colocada no final da fila e é trocada pela secundária, e ntão uma nova arma é disponibilizada, fazendo assim a rotação de armas do campeão.

Armas do personagem Aphelios - Otageek
As cinco armas de Aphelios, a Arma dos Devotos. Imagem via Riot Games.

Cada arma possui uma habilidade passiva e ativa, e a última interage com a primeira e a segunda arma. Seu arsenal conta com:

  • Arma Calibrum (Rifle): ao empunhar a Calibrum, Aphelios ganha 100 de alcance, ficando com 650 no total.

(Q) – Disparo Lunar: é uma skillshot que marca o alvo, tornando possível dar um ataque básico que aplica o efeito da arma secundária com 1800 de alcance.

  • Arma Severum, a Pistola Foice: Severum dá roubo de vida passivo, tornando-a uma arma muito boa para sustento.

(Q) – Chacina: Aphelios ataca várias vezes um alvo próximo a ele. Enquanto pode se mover, ele prioriza campeões e aplica os efeitos da arma secundária algumas vezes.

  • Arma Gravitum (Canhão): os ataques básicos de Gravitum marcam o alvo aplicando lentidão.

(Q) – Eclipse: Aphelios enraíza todos os alvos marcados. O (Q) de Gravitum é a única habilidade que não interage com as outras armas.

  • Arma Infernum, o Lança Chamas: os ataques de Infernum fazem um dano em cone atrás do alvo e causam dano em todos os inimigos que atravessam.

(Q) – Onda Sombria: Aphelios causa dano em cone à sua frente, atacando cada um dos inimigos atingidos com a arma secundária em seguida.

  • Arma Crescendum, o Chakran: os ataques de Crescendum vão e voltam a Aphelios, e o mesmo só pode atacar de novo quando o Chakran voltar para a mão dele. O tempo de viagem do projétil escala com velocidade de ataque. No entanto, ficar mais perto do seu alvo diminui a trajetória, fazendo o dano aumentar caso o inimigo esteja o mais próximo possível de Aphelios. Caso a habilidade especial de outras armas interaja com Crescendum, o atirador ganha aumento de dano em seu ataque básico. 

(Q) – Atalaia: coloca no chão uma torre que aplica os efeitos da arma secundária. 

  • (R) Ultimate: em sua habilidade ultimate, Aphelios ganha o status mais forte de uma de suas armas.
  • Calibrum: ataques depois da explosão marcam os inimigos. Estas marcas dão dano físico extra quando usadas.
  • Severum: se acertar pelo menos um inimigo, cura Aphelios.
  • Gravitum: a lentidão inicial é aumentada em 99%.
  • Infernum: os ataques depois da explosão criam um círculo em volta dos inimigos que dão 75% de dano.
  • Crescendum: 3 chakrams espectrais adicionais retornam ao Aphelios do primeiro ataque inimigo, em um total de 4, além daqueles dos outros inimigos atingidos.

 Fila de armas

Funcionamento da fila de armas do campeão - Otageek
Ilustração de como funciona a fila de armas do campeão. Imagem via Riot Games.

Aphelios começa com uma fila de armas base em todos os jogos, sendo ela: 

Ícones da fila de armas padrão de Aphelios - Otageek
Fila de armas padrão de Aphelios

A ideia é usar a arma que você quer eliminar até o fim para organizar a fila, então faça assim:

  • Calibrum e Severum: esta dupla é a que inicia o jogo, sempre será assim. Abuse do alcance da Calibrum para machucar seus adversários. Severum é ótima para trocas rápidas e para se curar nos minions. Na primeira rotação, descarte a Severum.
  • Gravitum e Calibrum: Gravitum é ótima para trocas, inclusive para organizar um gank. Procure marcar todos os adversários e aplicar o controle de grupo na hora certa. Descarte Calibrum.
  • Infernum e Gravitum: esta é a segunda combinação mais forte das armas do campeão. Enquanto Gravitum prende os adversários, Infernum dá dano em área. É uma das melhores opções durante a fase de rotas. Nesta rotação descarte Gravitum.
  • Crescendum e Infernum: esta dupla só aparecerá uma vez após você organizar a fila. A parte positiva desta combinação é que ela é muito forte na fase de rotas, graças à boa quantidade de chakrams que você consegue com o uso da Infernum. É uma boa escolha para puxar a onda de minions e ganhar aquelas barricadas. Descarte a Infernum.
  • Crescendum e Severum: aqui temos a dupla mortal de Aphelios, a combinação perfeita para um all-in! Tudo isso graças ao grande alcance e dano por segundo das armas. Tenha a Severum como arma primária, depois use o (Q) em qualquer alvo (inimigo, minion, ward ou monstro da jungle), depois troque de arma para Crescendum, use sua ultimate e tente atingir o máximo de inimigos possíveis, assim você terá o máximo de chakrams por adversário atingido. Depois disso, coloque-se o mais próximo possível dos adversários e abuse do ataque básico. Descarte Severum.
  • Crescendum e Calibrum: este é o melhor combo contra adversários melees ou divers, e pode-se dizer que é a melhor combinação em geral. Coloque a torreta e troque para a Calibrum, então abuse dos ataques básicos enquanto estiver dentro do alcance de sua torreta, isso irá dobrar a eficácia do seu dano por segundo e o ganho de chakcrams. Por último, descarte a Crescendum.

Quando organizada, a fila ficará desta forma:

A fila pode ser organizada como o jogador achar necessário. É claro que a eficácia dos combos muda conforme a fila e a quantidade de munição de cada arma muda. 

Alguns combos que podem ser feitos com as combinações desta fila:

  • Chakcram + Combo
  • Combo de Longo Alcance
Aphelios e sua irmã Alune. Imagem oficial Riot Games
  • Gravitum + Infernum
  • Torreta da Calibrum + Gravitum

Leia mais:

Fase de Rotas

Aphelios é um hyper-carry, o que significa que ele irá brilhar conforme o jogo se prolongar. Após dois ou três itens, a escolha pelo atirador se paga, e todo o sofrimento da rota de fases vale a pena. 

Vale lembrar que você só poderá contar com o seu (Q) no nível 2, então até o nível 3 você provavelmente irá tomar bastante pressão. Procure ter um jogo seguro até seu primeiro e segundo item, pois seu objetivo é escalar até o late-game (em média após os 35 minutos de partida, quando você já tem seu terceiro item). 

Aphlios e Alune - Otageek
Aphelios e sua irmã Alune. Imagem via Riot Games

Procure ter suportes que irão te dar certa mobilidade ou sustento (o famoso peel), já que Aphelios é um campeão imóvel e fácil de ser punido quando pego. Então reze para ter uma Lulu, Yuumi, Braum, Thresh (a melhor dupla).

Campeões como Leona, Nautilus e Rell, que são suportes de engage, são bons quando seu suporte opta mais por te defender em vez de entrar no time inimigo, te deixando sem nenhuma proteção.

Procure banir campeões que tenham um começo de jogo forte ou que podem te punir com lentidão ou um dano explosivo como Samira, Varus, Ashe, Draven, Syndra, Rengar, Akali, etc… A vida não é fácil para os atiradores.

E, para a Arma dos Devotos, a coisa não está das melhores, já que o campeão atualmente está com 45% de taxa de vitórias, sendo um dos campeões com menor taxa de vitórias do jogo. E vem mais nerfs por aí… 

  • Para builds, runas e itens, consulte o OP.GG

Fontes: CookieLoL, Matheus Kabeça, OP.GG, League Of Legends

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
Gustavo Menezes
Artigos: 228
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários